No Dia Mundial da Saúde, hospitais lançam campanha pela vida com mensagem em formato de poesia e rap
Fábio Brazza - Divulgação

Vídeo com chamamento para adoção de protocolos de segurança à saúde, em formato de poesia com musicalidade de rap, é a campanha que o SindHosp lança hoje para evitar mortes por Covid e diminuir pressão sobre o sistema de saúde

Com um rap em formato de poesia, o SindHosp- Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo lança a campanha de utilidade pública intitulada CONSCIENTIZA SIM para alertar e conscientizar a população para que adote - urgentemente - os protocolos de segurança à saúde evitando o avanço da pandemia e a pressão nos hospitais.

A obra personalíssima da poesia é de autoria do rapper e poeta Fábio Brazza, que se diz honrado de ter a oportunidade de usar o rap e a poesia para mudar mentes, conscientizar e salvar vidas.

CONSCIENTIZA SIM é um chamamento público contra a Covid-19 e pela vida. Trata-se de um spot em áudio para rádio e um filme para televisão, elevadores comerciais e transportes públicos. O SindHosp pede adesão e procura mais veículos de comunicação parceiros para divulgação maciça da campanha em todo país.

Gabriel Duarte, roteirista e diretor de arte do filme, disse que sabe o compromisso e a responsabilidade dessa campanha, que é a de salvar vidas. “Procurei trazer ao filme imagens e cenas que toquem realmente o coração e a consciência das pessoas”.

Segundo o médico Francisco Balestrin, presidente do SindHosp, a campanha pretende salvar vidas. “Os hospitais precisam de tempo para liberar leitos e repor estoques para poder atender a mais pacientes. E a única saída é a lavagem das mãos, distanciamento social e uso de máscaras. Todos sabem, mas muitos não praticam. Então resolvemos nos utilizar da linguagem da arte, da música e, especialmente, do rap para levar essa mensagem à população prioritariamente aos mais jovens”, destaca.

Yussif Ali Mere Jr, presidente do SindRibeirão-Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios de Ribeirão Preto e Região, alerta que “a perda de vidas é um desastre incalculável para as famílias e com a escassez e alta alarmante de preços de medicamentos e insumos para tratamento de pacientes de COVID-19, além do esgotamento físico e emocional das equipes de saúde, sem contar falta de profissionais na linha de frente, o cenário tende a piorar se toda população não assumir a parte que lhe cabe nesta batalha, daí que estamos apelando à arte para sensibilizar os cidadãos”.

Fábio Brazza
Neto do poeta concreto Ronaldo Azeredo e sobrinho neto do também poeta Augusto de Campos, o dom para escrita está no sangue. Ficou conhecido pelas rimas e batalhas de rap, lançou DVD acústico, clipes e livro. É cantor, compositor, rapper e poeta. Em agosto lança o seu segundo livro infantojuvenil, ”Anel de Giges”, versão ilustrada do clipe homônimo.

A campanha já está no ar em várias rádios do país. Hoje, entra nas redes sociais do SindHosp e no canal do YouTube.

Spot https://bit.ly/2rapCONSCIENTIZASIM
YouTube https://youtu.be/beWIeUQ51V0