Pesquisa do Sindicato dos Hospitais constata crescimento das internações por Covid-19 em 91% dos hospitais privados

Levantamento com 80 hospitais privados aponta que 81 % dos hospitais privados estão com taxas de ocupação de UTI entre 80% e 100%

Pesquisa realizada pelo SindHosp (Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo com amostra de 80 hospitais da rede privada (21% dos hospitais privados que atendem Covid)), apurou também que 76% dos hospitais privados no estado de São Paulo têm ocupação que varia de 70%a 100% dos leitos clínicos. Os 80 hospitais participantes da pesquisa possuem 5.696 leitos clínicos e 2.575 leitos de UTI e integram 14 dos 17 departamentos regionais de saúde do estado de São Paulo.

Segundo Francisco Balestrin, presidente do SindHosp, a informação relevante da pesquisa realizada entre os hospitais privados no estado refere-se ao significativo aumento de internações Covid (leitos clínicos e de UTI). 91% dos hospitais entrevistados responderam que houve aumento de internações Covid nos últimos 10 dias.

“A fase atual da pandemia só mostra um agravamento em vários setores de um hospital, como gestão, financeiro, UTIs etc., sem contar o pessoal de linha de frente que está enfrentando uma rotina pesada há um ano”, comenta Yussif Ali Mere Jr., presidente do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios de Ribeirão Preto e presidente da Federação dos Hospitais do Estado.

Pesquisas apontam crescimento de internações

Na pesquisa anterior, realizada há 15 dias, eram 53% de hospitais que responderam que tiveram aumentos das internações Covid. 54% dos hospitais enfrentam problemas no combate à pandemia.

Hospitais cancelam atendimentos eletivos

O principal problema apontado pelos serviços de saúde no combate à pandemia é o aumento dos preços de medicamentos, EPIs e a falta de profissionais de saúde. 52% dos hospitais estão cancelando atendimentos eletivos.

A pesquisa apurou que 52% dos hospitais estão cancelando a agenda de cirurgias e atendimentos eletivos. E 48% ainda mantêm a agenda. No levantamento anterior, realizado há 15 dias, 55% dos hospitais não estavam cancelando atendimentos eletivos.

Outra informação da pesquisa é que 53% dos hospitais afirmam que não têm condições de aumentar o número de leitos destinados à Covid-19. No levantamento anterior, 82% afirmaram que sim, tinham condições para esta ampliação.

Editorias: Saúde  Sociedade
Empresa: Texto & Cia Comunicação