Paisagista explica como preparar jardins e vasos para a Primavera
Paisagista explica como preparar jardins e vasos para a Primavera
...

Sabe por que a floração acontece na Primavera? “Muitas espécies precisam do calor dessa estação para crescer e desenvolver”, explica o engenheiro agrônomo e paisagista Alexandre Tazinaffo. Isto é, o aumento da temperatura combinada com a retomada das chuvas, depois do longo período de estiagem proporcionado pela característica do inverno nessa região, são as características ambientais perfeitas para a florada.

“Para florescer, a gente precisa ajudar as plantas, cuidando dos vasos, canteiros e usando a adubagem correta”, explica Tazinaffo. Para as plantas estarem prontas para o início da nova estação, em 22 de setembro, o trabalho na jardinagem deve começar agora. A adubação, segundo ele, estimula a brotação - fase de germinação das sementes – e o resultado é a floração.

Nitrogênio (N), o fósforo (P) e o potássio (K), representados pela sigla NPK, são os principais nutrientes dos quais as plantas necessitam. “O nitrogênio é responsável pelo crescimento e desenvolvimento de raízes, caules e folhas; o fósforo aumenta a capacidade da planta absorver os elementos férteis do solo; o potássio fortalece os tecidos vegetais tornando-os mais resistentes à ação de pragas”, detalha Tazinaffo.

Existem dois tipos de adubos: o químico, de origem mineral, e o orgânico, de origem vegetal ou animal. Segundo o engenheiro agrônomo, o adubo orgânico é um complemento para o adubo químico. “É muito importante que a terra já tenha recebido o adubo orgânico antes da adubação química. A terra tratada com matéria orgânica possibilita que a planta absorva uma porcentagem maior do adubo químico”, informa.

Tazinaffo sugere o uso de adubo químico em pó. “É 100% solúvel em água e proporciona melhor absorção dos nutrientes pela planta”. A indicação é que a adubação química seja realiza a cada dois meses e a adubação orgânica duas vezes ao ano (no final do inverno e no verão). “As estações do ano influenciam na floração das plantas. Mas, em qualquer época do ano, se o adubo for colocado, a planta irá se desenvolver, principalmente em jardins que recebem irrigação artificial ou manual durante todo ano”, ressalta.

Editorias: Ecologia e Meio ambiente
Empresa: Texto & Cia Comunicação