Leilão de violinos customizados gerará renda para a OSRP

Instrumentos serão estilizados por arquitetos, designers e decoradores de Ribeirão Preto; valor arrecadado será revertido para a reforma da OSRP

16 violinos doados por empresas parceiras do Metropolitano - Núcleo de Arquitetura e Design Regional Ribeirão Preto para a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP) serão customizados por renomados arquitetos, designers e decoradores da cidade. Após estilizados, os instrumentos serão apresentados em uma exposição e vão a leilão.

O projeto Metropolitano Music Parade é uma iniciativa do Núcleo Metropolitano em conjunto com a OSRP para resgatar a arte e a música na cidade, além de ampliar o quadro de sócios e patrocinadores e também arrecadar fundos para a manutenção da Orquestra, segundo informações da gestora do Metropolitano, Camila Gonzales. Os violinos já estão sendo customizados. A agenda da exposição será anunciada pelos organizadores do projeto.

O maestro Reginaldo Nascimento e a secretária municipal da Cultura, Isabella Pessotti, são os padrinhos do projeto. “Esses violinos se tornarão objetos de decoração ou obras de arte nas mãos dos artistas e a renda será revertida para reforma da sede da OSRP”, destaca o maestro Reginaldo Nascimento.

Segundo Silvio Contart, presidente da Associação Musical de Ribeirão Preto, mantenedora da OSRP, a criatividade da iniciativa mostra a versatilidade da Sinfônica de Ribeirão. “Esse potencial para projetos culturais, sociais e educativos tem conquistado parceiros interessados em manter viva uma instituição que se mostra cada vez mais valorosa para a cidade. Além disso, as obras de adequação da sede vão transformá-la em um novo endereço cultural e ponto turístico, valorizando o Centro da cidade”, explica.

O Metropolitano também está realizando uma vaquinha on-line e todo dinheiro arrecadado será revertido para a reforma da OSRP. “A sede da orquestra é um marco cultural da cidade e deve compor o novo cenário de valorização do Centro de Ribeirão Preto, por isso abraçamos este projeto”, diz Camila Gonzales, gestora do Metropolitano. O imóvel onde funciona a sede da Sinfônica foi adquirido em 20/10/1958.

Arquitetos, empresários e designers estilistas:

Andrea Ballan e Anderson Machado

Andrea Esteves Palucci