Veterinária dá dicas para aproveitar as férias com o pet

Quando chegam as férias de fim de ano, a grande dúvida para os donos de pets é o que fazer com eles. Deixar com outra pessoa ou levá-los para viajar? É importante que tudo esteja preparado antes das suas férias começarem.

A veterinária Bianca Jacob Shimizu, da Clínica Veterinária Franciscão, sugere algumas dicas para quem vai viajar com o animal ou deixar sobre os cuidados de outra pessoa:

1- Para viagens terrestres ou aéreas é necessário consultar um veterinário para que possa ser feito um certificado de saúde animal e um atestado informando que esse bichinho pode viajar. Ele deve ser avaliado contra a presença de carrapatos, ectoparasitas, miíase e verificar a condição geral de saúde.
Mantenha as vacinas todas em dia.
2- Em viagens de carro, seu animal deve ser transportado em lugares seguros como caixa de transporte, cestos ou cinto de segurança. Em viagens longas, faça pausas para que o bichinho possa beber água, se alimentar e fazer as necessidades.
3- Se preferir deixar sobre os cuidados de outra pessoa busque serviços especializados como hoteizinhos, hospedagem domiciliar ou pet sitters (cuidador de pets), que visitam sua residência diariamente. Esses serviços zelam por cuidar da saúde e bem-estar do seu animal.
4- Cães e gatos são animais com rotinas e quanto menos você mudar isso no período da viagem melhor. Por isso, o ideal é que a pessoa responsável por seu animal se encarregue de, duas vezes no dia, dar comida, trocar água, brincar e levá-lo para passear (no caso dos cães).
5- É importante verificar quais tipos de doença  podem existir no destino da sua viagem. Algumas doenças são endêmicas, como a leishmaniose e verme do coração. Em alguns casos os animais precisam de medicamentos específicos ou serem vacinados antes da viagem.

Editorias: Animais
Empresa: Texto & Cia Comunicação