Mitologia grega, romana e persa no Juventude tem Concerto da OSRP

A série Juventude tem Concerto da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP), de 9 de novembro, traz obras de dois compositores: o francês Jean-Philippe Rameau e o alemão Christoph Willibald Gluck. O Concerto é no domingo, 10/11, 10h30, com entrada gratuita para adultos e crianças.

A apresentação começa com as aberturas das óperas “Orfeu e Eurídice“ (Gluck) e “Zoroastre” (Rameau). “Orfeu e Eurídice“ conta uma trágica história de amor entre personagens da mitologia grega. A amada de Orfeu falece e ele vai para o universo dos mortos na tentativa de trazer Eurídice de volta. “Zoroastre“ é baseada na temática da religião persa; não da mitologia grega ou romana, e não foi bem recebida pelo público em sua estreia em 1749. Por isso, a composição foi toda reescrita e apresentada novamente apenas em 1756, desta vez com sucesso.

Na sequência, serão executadas outras obras de Rameau: “Acanthe et Céphise“ (extratos sinfônicos), que foi composta para comemorar o nascimento de Luís, duque de Borgonha, irmão mais velho do futuro rei Luís XVI, e “Castor et Pollux“ (extratos sinfônicos), que trata da história de dois irmãos gêmeos, filhos da mesma mãe, mas de pais diferentes; um deles era Zeus.

O maestro Reginaldo Nascimento, neste concerto didático, explica sobre as obras e a história de vida dos compositores. Também fala sobre o papel dos instrumentos de orquestra na execução do concerto, interagindo com o público. “Nosso objetivo é formar plateia, despertando a curiosidade pelo universo da música, dos compositores e da orquestra”, comenta o regente titular da OSRP.

O programa é uma realização do Ministério da Cidadania e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

W. Gluck (1714-1787) Abertura da ópera Orfeu e Eurídice
F. Rameau (1683-1764) Abertura da ópera Zoroastre