Container: sustentável e econômico

Engenheiro abordará os benefícios da construção com uso de containers na Semana de Engenharia da AEAARP

A última palestra da Semana de Engenharia, realizada pela Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP) no dia 23 de outubro, abordará a construção com uso de containers. O engenheiro Lyncoln Tadeu Rodrigues Lemes, da UP Construtora Containers, explicará porque o container é considerado uma estrutura sustentável e econômica para construção.

A grande caixa de aço, utilizada para o transporte de cargas em navios, se torna inutilizável para a função com o passar do tempo e vira lixo nos portos. Buscando a sustentabilidade, os containers ganharam novas funções e seu uso na construção já é uma realidade no Brasil. O preço é acessível, sendo 35% mais barato que uma construção de alvenaria tradicional, e uma opção até cinco vezes mais rápida que métodos construtivos tradicionais.

Existem diversas possibilidades para reutilização do container. Ele pode ser uma loja, casa, supermercado, açougue, padaria, igreja e até mesmo uma piscina. Segundo Lemes, o grande diferencial da construção container é a facilidade, mobilidade, expansividade e até redução do tamanho. “Tem a possibilidade de atender onde a demanda existe e isso abre leques de oportunidades que antes, em uma construção estática, não existia. Por isso o container veio para ficar e está cada vez mais frequente”, ressalta.
A palestra acontece às 19h30 e é voltada para profissionais e estudantes da área. A inscrição antecipada pode ser feita no portal http://www.aeaarp.org.br. O ingresso é solidário – dois quilos de alimentos não perecíveis.

12ª Semana de Engenharia AEAARP
De 21 a 23 de outubro
Local: AEAARP (entrada pela Rua Almirante Gago Coutinho, 333)
Inscrições: http://www.aeaarp.org.br