E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Embaixador Lauro Moreira fala sobre Machado de Assis no AEAARP Cultural
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Lauro Moreira, embaixador
Lauro Moreira, embaixador

“Inovação, universalidade e atualidade da obra de Machado de Assis” é o tema do AEAARP Cultural, que acontece no dia 12 de setembro, no auditório da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP). O palestrante será o embaixador Lauro Moreira, já citado como o principal difusor da cultura brasileira.

Moreira fez um grande trabalho de divulgação da obra do escritor brasileiro no período em que esteve à frente da Embaixada do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa, Portugal. Lá, colocou em prática um ambicioso projeto de difusão da obra de Machado de Assis, promovendo vários tipos de eventos, como seminários e colóquios, principalmente por ocasião do bicentenário da morte do escritor, em 2008. A atuação de Lauro Moreira resultou em novas edições da obra de Machado de Assis em Portugal e, principalmente, na popularização do autor, até então pouquíssimo conhecido pelos portugueses.

O interesse por Machado de Assis vem de longa data, desde os tempos de colégio no Rio de Janeiro, quando o jovem Lauro foi presidente da Academia de Letras do Colégio Santo Inácio, que tinha Machado como patrono. A paixão pelo escritor e as inúmeras conferências sobre o tema continuam até hoje. Frequentemente, Moreira fala sobre Machado de Assis, às vezes no Brasil, outras em Portugal, inclusive países lusófonos.

Sobre Machado de Assis, o embaixador Lauro Moreira resume: “Poeta, jornalista, cronista, teatrólogo, crítico literário e musical, contista e romancista, Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908) viveu intensamente a vida do Rio de Janeiro do II Império, refletindo-a ao longo de sua obra. Embora atravessando o período do Romantismo e depois do Realismo e Naturalismo no país, jamais se escravizou a qualquer escola estética ou filosófica, conservando desde seus primeiros livros uma contenção de linguagem e uma sobriedade de estilo que o tornavam sem dúvida distinto de seus contemporâneos nacionais.  Machado debruçou-se sobre a alma humana, em todos os sentidos, o que explicaria a sua permanente atualidade e o interesse crescente que vem despertando em leitores de todas as latitudes. Ironia, ceticismo, pessimismo e descrença no ser humano se expressam através de um estilo desconcertante e uma estética revolucionária, aparentada com autores como Sterne, Xavier de Maistre e o próprio Garrett. Trata-se na verdade de uma completa inovação, de um ousado rompimento com as técnicas e a filosofia do romance tradicional. Machado de Assis foi – genética, cultural e afetivamente – muito próximo a Portugal. Sua mãe era açoriana, de São Miguel; a mulher de sua vida, Carolina Xavier de Novais, com quem compôs o mais harmonioso casal ao longo de 35 anos, nascera no Porto, e, finalmente, seu conhecimento e admiração por Camões, Garrett, Herculano e Eça de Queiroz, entre outros, estão refletidos em cada passagem de sua obra”.

Sobre Lauro Moreira

Para além de suas inúmeras atividades profissionais de diplomata de carreira ao longo de 45 anos, o embaixador Lauro Moreira foi sempre um militante da causa cultural e artística, dedicando-se às artes cênicas (ator, diretor e autor), ao cinema (documentarista) e à fotografia (premiado em concursos nacionais). Em todos os postos diplomáticos por onde passou - Buenos Aires, Genebra, Washington, Barcelona, Rabat e Lisboa - devotou-se com afinco à promoção das artes e da cultura de seu país.

Em 1998 lançou o CD duplo Mãos Dadas, em que interpreta poetas de todos os países de língua portuguesa e, em 2005, gravou o histórico álbum de CD Manuel Bandeira: o Poeta em Botafogo; em 2008, lança um álbum duplo interpretando  poemas de Marly de Oliveira. Esses três CDs foram também apresentados em espetáculos realizados em várias cidades e instituições culturais do Brasil, Portugal e Cabo Verde, inclusive no Teatro da ABL, no Rio de Janeiro.   Lançou o DVD Mãos Dadas, onde introduz e recita obras de 19 dos mais importantes poetas da língua portuguesa. Em 2013, participa como ator no longa-metragem de Alberto Araújo Vazio Coração, ao lado de Murilo Rosa, Lima Duarte e Bete Mendes, entre outros.

Criou também, em 1999, o Grupo Solo Brasil, para apresentar o espetáculo por ele escrito Uma Viagem através da Música do Brasil, onde procura mostrar o que há de mais representativo na música brasileira do século XX.  Alcançando sempre um marcante sucesso, o grupo já esteve em 20 países e em dezenas de cidades brasileiras, inclusive no Teatro Pedro II de Ribeirão Preto em duas oportunidades.

Entre inúmeras distinções honoríficas, Lauro Moreira, recebeu a Gran-Cruz do Mérito da República Federal da Alemanha, a Gran- Cruz da Ordem de Rio Branco e a da Ordem do Infante Dom Henrique, de Portugal, além do Colar Hassan-Al-Alauí, do Reino do Marrocos. Do Estado de Goiás, recebeu o Trofeu Jaburu e o Trofeu Tioko, da União Brasileira de Escritores. Em 2009, ao corooar sua longa carreira a serviço da diplomacia brasileira, no posto de Embaixador do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), foi agraciado pelo Movimento Internacional Lusófono com o título de Personalidade Lusófona do Ano. Em 2011 recebeu especial homenagem da Câmara Municipal de Odivelas, em Lisboa, ao se inaugurar uma placa em que foi distinguido com o título de Príncipe da Lusofonia. Em 2016, foi distinguido ex aequo com o Prêmio José Aparecido de Oliveira, a mais alta distinção da CPLP, pelos serviços prestados à causa da lusofonia.

Sobre AEAARP Cultural

O projeto da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP), coordenado pela arquiteta Ercília Pamplona, foi lançado em 2017 e já promoveu eventos temáticos sobre inúmeros escritores, poetas e compositores brasileiros. É realizado a cada dois meses e destinado ao público em geral, com ingresso solidário (2 quilos de alimento não perecível que são destinados a entidades sociais).

Editorias: Cultura e Lazer  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Texto & Cia Comunicação  
Contato: Daniela Antunes e Blanche Amancio  
Telefone: 16-39162840-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter: http://twitter.com/https://twitter.com/textocia
Facebook: https://www.facebook.com/TextoComunicacao
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.