Segurança dos pacientes e qualidade laboratorial são temas de curso em Ribeirão Preto

O Programa Nacional de Segurança do Paciente (Portaria GM/MS 529/2013) e as três fases do processo de realização de exames laboratoriais (pré-analítica, analítica e pós-analítica) serão alguns dos tópicos do curso A segurança do paciente e a gestão da qualidade laboratorial. O encontro acontecerá no SINDRIBEIRÃO-Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios de Ribeirão Preto, no dia 16 de novembro.

O objetivo da palestrante, a biomética Luciane de Carvalho Sarahyba da Silva, é apresentar os cuidados primordiais para controlar o processo de produção laboratorial e garantir a segurança do paciente. Luciane explica que a solicitação de um exame pelo médico e o preparo do paciente compreende o processo pré-analítico. A coleta do material biológico é realizada no processo analítico, resultando na emissão de um laudo onde o ciclo de produção se completa (fase pós-analítica).

Podem participar profissionais da área de saúde, sejam de nível técnico ou superior. O curso acontecerá no Auditório Sindribeirão (Rua Álvares Cabral 576, sala 51, Centro, Ribeirão Preto-SP), das 16h30 às 20h30. Informações pelo telefone (16) 3610-6529.

PALESTRANTE
Luciane de Carvalho Sarahyba da Silva é biomédica, com MBA em Gestão de Saúde, especialização em Patologia Clínica e administradora hospitalar. Ela também é sócia fundadora da empresa Suzimara & Sarahyba Consultoria e Treinamento e atua como auditora em Sistemas de Gestão da Qualidade nos Sistemas ISO 9001: 2008, ISO 14001: 2004, OHSAS 18001:2007, Programa de Acreditação em Laboratório Clinico, Programa de Acreditação do College of American Pathologists e White Belt Lean Seis Sigma. Presta consultoria para projetos em Patologia Clínica, Gestão Laboratorial e Gestão da Qualidade e é encarregada da Seção de Biologia Molecular - Divisão de Laboratório Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Curso: A segurança do paciente e a gestão da qualidade laboratorial
Data: 16/11/2017 (quinta) | Horário: 16h30 às 20h30
Local: Auditório Sindribeirão (Rua Álvares Cabral 576, sala 51, Centro, Ribeirão Preto-SP)
Informações: (16) 3610-6529 / 3941-2943