E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   
Painel de notícias



Pesquisa




Curso do Sindribeirão debate a normatização e flexibilização do tempo de jejum para exames
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

O encontro focará no perfil lipídico, que são vários testes solicitados para detectar o risco de doença cardíaca e estabelecer o tratamento adequado para o paciente

No dia 25 de agosto, o SINDRIBEIRÃO-Sindicato dos Hospitais, Clínicas, e Laboratórios de Ribeirão Preto vai promover o curso Normatização do jejum para perfil lipídico e sua flexibilização. O perfil lipídico inclui exames do colesterol total, do colesterol HDL, do colesterol LDL e triglicerídeos. “A análise apurada deste perfil permite classificar o risco que o paciente está submetido e o tratamento mais adequado”, explica a consultora Atecla Nunciata Lopes Alves, que ministrará o curso.

Até o final de 2016, o jejum de 12 horas era obrigatório e necessário para a determinação do perfil lipídico. Baseadas em evidências científicas e em uma tendência mundial para a flexibilização do perfil lipídico, as Sociedades Brasileiras: de Cardiologia (SBC), Análises Clínicas (SBAC) e Patologia Médica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) publicaram um “Consenso para a Normatização da Determinação Laboratorial do Perfil lipídico”, em dezembro de 2016.

Atecla defende que o paciente possa realizar exame do perfil lipídico com ou sem jejum, dependendo da solicitação médica, e propõe a padronização dessas condutas clínicas e laboratoriais. Ela explica que quando o paciente faz o exame alimentado, ele está mais exposto aos níveis de lipídeos do que se estiver em jejum, representando de forma mais eficaz seu potencial impacto no risco cardiovascular. “As determinações de colesterol total, HDL‐C, não‐HDL‐ C e LDL‐C não diferem significativamente se realizadas no período de jejum ou não. Há aumento nos níveis de triglicérides no paciente alimentado, porém é pouco relevante desde que se considere uma refeição usual não sobrecarregada em gordura”, diz a consultora.

PALESTRANTE
Atecla é farmacêutica bioquímica, especialista em implantação de sistemas da qualidade e auditorias internas, mestre e doutora em Análises Clínicas e Toxicológicas. Atua como consultora e docente da empresa Suzimara & Sarahyba Consultoria e Treinamento Ltda. Tem pós-doutorado em Biologia Química e é pesquisadora do Laboratório de Investigação Médica da Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Professora de caráter temporário na UNIFESP na área de Química Instrumental, introdução e validação de novas metodologias.

CURSO
O encontro é destinado para profissionais da área de saúde como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, biomédicos, biólogos, tecnólogos, residentes, acadêmicos e acontecerá no Auditório Sindribeirão (Rua Álvares Cabral 576, sala 51, Centro, Ribeirão Preto-SP), das 16h30 às 20h30. Informações pelos telefones (16) 3610-6529 e 3941-2943.

AGENDA
Curso: Normatização do jejum para perfil lipídico e sua flexibilização
Data: 25/8/2017 (sexta) | Horário: 16h30 às 20h30
Local: Auditório Sindribeirão (Rua Álvares Cabral 576, sala 51, Centro, Ribeirão Preto-SP)
Informações: (16) 3610-6529 / 3941-2943

Editorias: Saúde  
Tipo: Curso  Data Publicação:
Local a ser realizado: Ribeirão Preto  Data a ser realizado: 25/08/17
Fonte do release
Empresa: Texto & Cia Comunicação  
Contato: Daniela Antunes e Blanche Amancio  
Telefone: 16-39162840-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter: http://twitter.com/https://twitter.com/textocia
Facebook: https://www.facebook.com/TextoComunicacao
Tags
•  EDUCAÇÃO  •  CULTURA  •  SAÚDE  •  TECNOLOGIA  •  INTERNET  •  TI  

Mais tags
O que são tags ?

Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.