Greenbrier Maxion e AmstedMaxion são finalistas no Prêmio Revista Ferroviária 2018

As empresas Greenbrier Maxion e AmstedMaxion, que são a solução completa e integrada para as ferrovias da América do Sul, estão entre as finalistas da 29º edição do Prêmio Revista Ferroviária, nas categorias IX - “Melhor Fabricante de Material Rodante – Vagões” e XIV - “Melhor Fabricante de Rodas, Eixos, Truques, Rolamentos e Freios”, respectivamente.

Atenta às mudanças e ao dinamismo do mercado ferroviário, que tem diversificado cada vez mais o tipo de carga transportada, a Greenbrier Maxion desenvolve e produz todos os tipos de vagões, através de linhas de montagem simultâneas com processos robotizados, robustos e de precisão. Com tecnologia diferenciada e design inovador, os vagões possuem tara reduzida e maior capacidade de carga, aumentando assim a tonelada transportada por trem. A facilidade na manutenção dos ativos e carga e descarga automatizadas permitem maior confiabilidade e disponibilidade dos trens.

As famílias de vagões de carga incluem vagões Gondola para o transporte de minério de ferro, com destaque para o vagão GDU, de maior capacidade de transporte produzido pela empresa e o primeiro direcionado ao mercado brasileiro com truque 7”x12”; vagões Hopper, com alta tecnologia e de qualidade mundialmente reconhecida para o transporte de grãos, açúcar, milho, soja, farelo, entre outros, com destaque para a tecnologia de carga e descarga automatizadas, que possibilita o acionamento das tampas de carga através de um sistema pneumático; vagões Plataforma para atender o transporte de contêineres, que transportam contêineres alinhados e empilhados atendendo as necessidades de seus clientes de acordo com a infraestrutura férrea; e vagões Tanque, para transporte de derivados do petróleo, cimento e ácido sulfúricos, entre outros, com maior capacidade volumétrica e menor tara, além de sistemas que agilizam a descarga são as inovações tecnológicas, com destaque para o vagão TCT, o maior tanque do mundo com 118 mil litros, desenvolvido com estrutura autoportante.

Utilizando toda sua tecnologia e expertise, a Greenbrier Maxion implantou uma nova linha especializada em serviços ferroviários em sua unidade em Hortolândia. O principal objetivo da nova linha de Serviços é oferecer ao mercado soluções completas no que se refere à operacionalização de vagões de carga, por meio de uma proposta superior em benefício aos clientes. Isso permite que as operadoras fiquem livres de preocupações e custos elevados referentes à manutenção de seus vagões, concentrando esforços no foco real de seu negócio. Entre as principais vantagens, os destaques são: maior confiabilidade e disponibilidade; melhor produtividade; redução de backlog de manutenção; redução de custos, gestão de materiais e trem-hora-parada, além da reciclagem e reaproveitamento de materiais e peças. Os projetos, assim como alguns serviços, são tratados como demandas independentes, personalizadas e pensadas para as necessidades específicas de cada cliente. Já os serviços de sistemas e os de componentes podem ser realizados de modo completo ou isolados. Entretanto, a melhor opção, que garante maior abrangência a custos menores, é a Manutenção Integrada.

A AmstedMaxion, fundição com mais de quatro décadas de atuação no mercado, fornece rodas ferroviárias de aço microligado e fundidos ferroviários e industriais. Utilizando técnicas diferenciadas, desenvolveu e patenteou uma nova liga com características superiores aos aços tradicionalmente aplicados a estes componentes, com aumento particular da resistência à fadiga. Usada nos componentes do Sistema de Choque e Tração, a versatilidade da nova liga permite que seja aplicada em outros componentes submetidos a um alto nível de solicitação. A fundição, situada em Cruzeiro, é a principal referência latino-americana no desenvolvimento e fabricação de rodas de aço, fundidos ferroviários para truques sistemas de choque e tração, tais como extremidades fundidas de viga central, engates tipo E e F, braçadeiras fixas e rotativas, aparelhos de choque e tração, hastes de ligação, cruzetas, colares, espelhos, além de rodas ferroviárias com tecnologia de aço microligado. São componentes robustos e com alto desempenho operacional, de fácil manutenção e adequados às altas solicitações e forças de movimentação dos trens atuais, mais pesados e longos.

As empresas - Situada em Hortolândia-SP, a Greenbrier Maxion desenvolve e produz vagões de carga e truques ferroviários, além de reformar, adaptar e modernizar vagões e seus componentes. Possui capacidade de produção acessível e eficiente, com expertise em projetos de vagões, serviços e leasing. A AmstedMaxion, fundição situada em Cruzeiro-SP, é a principal referência latino-americana no desenvolvimento e fabricação de rodas de aço, fundidos ferroviários para truques e sistemas de choque e tração e peças para os setores de máquinas e equipamentos de construção civil, mineração e sucroalcoleiro.

O Prêmio – A 29ª edição do Prêmio Revista Ferroviária chegou com novidades. Duas novas categorias vão compor a premiação este ano: Melhor Operadora Logística e Melhor Grupo/Instituição/Empresa com Investimento em Preservação Ferroviária. O Prêmio RF, que tem o objetivo de reconhecer os profissionais e empresas que contribuem para a aprimoramento do setor metroferroviário, conta com 24 categorias, além do Ferroviário do Ano – cuja escolha será feita pelo Conselho Editorial da RF – e dos ferroviários padrão de Cargas e Passageiros, em parceria com a ANTF e a ANPTrilhos. A escolha dos concorrentes foi feita pela Comissão Organizadora do Prêmio (COP).

Já a escolha dos vencedores é de responsabilidade do Colégio Eleitoral (CE), formado por profissionais do setor metroferroviário, votantes e que trabalham nas operadoras de carga e de passageiros, empresas consumidoras, fornecedoras e associações de classe. A votação vai até dia 25 de maio e o vencedor em cada uma das categorias será anunciado na cerimônia de premiação, no dia 14 de junho, em São Paulo.

Informações para a Imprensa:
Assessoria de Imprensa Greenbrier Maxion/AmstedMaxion
Rosane Storto - Storto Comunicação