Cisnes, patinhos e monstrekos na 1ª Mostra de Teatro Infantil
Cisnes, patinhos e monstrekos na 1ª Mostra de Teatro Infantil
...

Cerca de 130 “crianças” de 3 a 40 anos, todas alunas da Associação Flávia Cristina, assistiram atentas à abertura da 1ª Mostra de Teatro Infantil de Londrina na sexta-feira, no Londrina Norte Shopping. No palco, os artistas da companhia teatral Curumim Açu encenaram o clássico “Patinho Feio”, em uma releitura divertida que arrancou aplausos, risos e participação ativa da plateia.

A apresentação foi especial para a entidade, que atende pessoas com deficiências. Marli Coutinho, vice-diretora da Associação, disse que a socialização dos alunos é muito importante para o aprendizado e desenvolvimento deles, assim como para a diversão e lazer. “Muitos raramente têm a oportunidade de participar de atividades culturais como esta”, afirmou.

Em cena, o cisne – extravagante e irreverente - que se sentia diferente porque pensava ser um patinho, fez a plateia rir o tempo todo e interagir com o protagonista, aplaudindo efusivamente cada cena. O ponto alto do espetáculo acontece durante um sonho: o personagem principal descobre que é um lindo cisne e convida a plateia a cantar com ele o animado hit dos anos 80 “Abra suas asas”. Festa no palco e na plateia.

No final de semana, a Mostra de Teatro do Londrina Norte Shopping teve estreia. Recebeu a \"assustadoramente\" divertida história \"Monstrekos\". De autoria da Cia. Curumim Açu, o enredo traz, entre bruxas, caveiras, abóboras e os gatos Mel e Breu, personagens cômicos criando muitas confusões para eleger o mascote da vez. A gatinha Mel, no entanto, não é honesta na competição e põe o gatinho Breu na maior cilada para ficar com o título. É aí que o conto deixa para adultos e crianças a valiosa lição de que a trapaça não é boa solução.

O cenário repleto de detalhes como teias de aranha, pedras e cabeças de abóbora transporta o público o tempo todo ao universo do Halloween. As músicas, efeitos de luz e fumaça e interatividade dos atores com o público completam o espetáculo em grande estilo. A pequena Aline de 4 anos, que o diga. \"Ela entrou com receio de sentir medo dos personagens e da história, mas rapidinho ficou bem feliz e à vontade e se divertiu muito\", comentou o pai e jornalista Eduardo Maluf na tarde de diversão com a filha. Eduardo ainda completou o motivo de escolher o teatro para passar esse tempo com Aline. \"Acho fundamental a criança crescer em um ambiente de cultura, leitura, teatro e cinema. Assim, ela pode adquirir o gosto por todas essas coisas boas e crescer mais preparada para o mundo\".

\"Monstrekos\" volta ao palco do Teatro do Clubinho nos dias 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de outubro, em duas sessões diárias – às 16h e 18h. No Dia das Crianças, em 12 de outubro (sexta-feira), uma sessão especial às 16 horas aguarda a garotada para muito mais diversão.

Programação

A 1ª Mostra de Teatro Infantil de Londrina segue até o dia 28 de outubro, com mais de 35 apresentações nos finais de semana e também em dias úteis, permitindo que escolas organizem turmas de alunos para assistir aos espetáculos.

O Centro Londrinense de Arte Circense (CLAC) vai levar quatro espetáculos à Mostra: na segunda-feira, 8 de outubro, foi encenada a peça “Viagem Longas, Grana curta”. No dia 9, “Palhaçaria”. No dia 10, “Domadores de Llamas”. E no dia 16, vai ter “CLAC Show com Palhaço Xupetin”.

A contadora de histórias Dani Fioruci também está na programação do Londrina Norte Shopping. No dia 11, quinta-feira, ela apresenta “Histórias que se contam na China: a tiara de orvalho”. No dia 15, será a vez de “Dum Dum Sererê”. E no dia 19, “Curiaçu, a lenda da araucária”. As apresentações nos dias úteis serão sempre às 9h e 15h.

Os ingressos custam R$ 15 para crianças de 0 a 4 anos – acompanhadas de um adulto. Pessoas com necessidades especiais também podem estar acompanhadas de um responsável ao custo único de R$ 15. Crianças acima de 5 anos pagam R$ 15, mesmo preço para adultos. Os ingressos podem ser adquiridos no site http://www.sympla.com.br/teatrodoclubinho.

Serviço: O estacionamento do Londrina Norte Shopping é grátis todos os dias.

Foto: Roberto Francisco/Divulgação

Editorias: Criança  Cultura e Lazer