Brasil lidera redução salarial e de jornada de trabalho na América Latina durante a pandemia, revela PageGroup

As empresas instaladas no Brasil são as mais favoráveis à redução salarial e de jornada de trabalho durante a pandemia. É o que revela o levantamento inédito Aprendizados e Tendências do covid-19 na América Latina, desenvolvido pelo PageGroup, consultoria líder mundial em recrutamento executivo especializado, que opera com as marcas Page Executive, Michael Page, Page Personnel, Page Outsourcing e Page Interim na região. O estudo aponta o Brasil como mais propenso à redução salarial (11,8%), diminuição da jornada de trabalho (7,8%) e trabalho em meio período (5,9%) como medidas de enfrentamento à manutenção de empregos e combate ao novo coronavírus.

Para Patrick Hollard, diretor executivo do PageGroup para América Latina, África e Oriente Médio, esses resultados mostram que há uma alta inclinação dos executivos brasileiros em adotar essas práticas porque estão previstas na MP 936. “Como há um respaldo jurídico para a adoção dessas medidas, os empresários encontraram o suporte necessário para manterem suas operações ativas durante a pandemia. Como a maior parte das empresas foi afetada por interrupções de atividades e paralisações na linha de produção, tiveram de amargar quedas bruscas no faturamento. Com essa nova realidade, viram-se obrigadas a reduzir o salário e jornada de trabalho para mitigar esses impactos e manter os empregos ativos”, analisa.

Participaram do levantamento, realizado em abril deste ano, 3 mil executivos em cargos de alta e média gestão no Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia e México.

Redução de custos é prioridade para manutenção de empregos

Os executivos latino-americanos apontaram a redução de custos como medida prioritária para proteção do emprego durante a pandemia, com 52,7%. Na sequência apareceram auxílio financeiro da empresa (26,2%), redução salarial (7,1%), diminuição da jornada de trabalho (4,2%), redução de benefícios e licenças não-remuneradas (3,8%, cada) e trabalho em meio período (2,1%).

Ao avaliar o estudo por país, o Brasil lidera as intenções de reduções salarial (11,8%), de jornada de trabalho (7,8%) e trabalho em meio período (5,9%) enquanto o Chile aparece com mais simpatizantes na região para reduções de custos (55,6%) e benefícios (3,8%). O auxílio financeiro da empresa é a medida com mais adeptos na Argentina (36,7%) enquanto o México desponta na dianteira para adoção de licenças não-remuneradas (3,8%).

Quando questionados sobre uma possível redução significativa na folha de pagamento, os executivos brasileiros foram os únicos a obterem maioria favorável na região, com 50,9% de intenções de colocar o plano em prática. Nos demais países a opção foi rechaçada, em sua maioria, por argentinos (76,2%), colombianos (74,7%), mexicanos (65%), chilenos (61,5%) e peruanos (60,8%).

Quais opções você tem para proteger seus funcionários nesse contexto?

Suporte nas finanças da empresa 26,20% Suporte nas finanças da empresa 36,70%
Redução de custo e orçamento 52,70% Redução de custo e orçamento 48,90%
Licenças não-remuneradas 3,80% Licenças não-remuneradas 2,20%
Redução de salários 7,10% Redução de salários 7,80%
Meio período 2,10% Meio período 1,10%
Redução de jornada de trabalho 4,20% Redução de jornada de trabalho 1,10%
Redução de benefícios não salariais 3,80% Redução de benefícios não salariais 2,20%

Suporte nas finanças da empresa 20,60% Suporte nas finanças da empresa 29,60%
Redução de custo e orçamento 55,60% Redução de custo e orçamento 54,60%
Licenças não-remuneradas 3,20% Licenças não-remuneradas 1,90%
Redução de salários 9,50% Redução de salários 5,60%
Meio período 2,40% Meio período 2,80%
Redução de jornada de trabalho 0,80% Redução de jornada de trabalho 2,80%
Redução de benefícios não salariais 7,90% Redução de benefícios não salariais 2,80%

BRASIL PERU
Suporte nas finanças da empresa 29,40% Suporte nas finanças da empresa 20,20%
Redução de custo e orçamento 43,10% Redução de custo e orçamento 54,10%
Licenças não-remuneradas 2,00% Licenças não-remuneradas 8,30%
Redução de salários 11,80% Redução de salários 6,40%
Meio período 5,90% Meio período 0,90%
Redução de jornada de trabalho 7,80% Redução de jornada de trabalho 4,60%
Redução de benefícios não salariais 5,50%

Suporte nas finanças da empresa 26,10%
Redução de custo e orçamento 53,50%
Licenças não-remuneradas 3,80%
Redução de salários 6,00%
Meio período 1,90%
Redução de jornada de trabalho 6,00%
Redução de benefícios não salariais 2,80%

Peru e Brasil têm menores índices de adesão ao trabalho remoto

O Estudo Aprendizados e Tendências do covid-19 na América Latina revela como está o índice de adesão ao trabalho remoto. Os resultados apontam Peru e Brasil com menos adeptos a essa modalidade laboral. Os dois países obtiveram menores percentuais daqueles que somam mais de 80% atuando remotamente, com Peru (37%) e Brasil (40,5%). Em contrapartida, a Colômbia, com 58%, e a Argentina, com 54,6%, obtiveram maior êxito dos que representam mais de 80% trabalhando em casa.

Em outro indicador, que traz aqueles que representam menos de 20% atuando remotamente, o Brasil também não apresenta bons números. Enquanto a média da região para essa questão ficou em 16,5%, o percentual brasileiro foi de 19%, ficando abaixo apenas do Peru (22,6%) e Chile (20,4%).

Este item ganha mais relevância quando são avaliados os resultados da atual política de trabalho das empresas. A atuação remota tem a menor representatividade da amostra no Brasil (90,5%) quando comparado aos vizinhos Argentina (98,6%), Chile (98,4%), Colômbia (97,5%), Peru (96,2%) e México (95,6%).

Outro dado que chama atenção se refere ao trabalho no escritório durante a pandemia. Mais uma vez o Brasil aparece à frente nesse quesito, com 45,7%. É acompanhado, mais à distância, pelo Chile (26,3%), México (24,5%), Colômbia (18%), Argentina (15,7%) e Peru (15,4%).

Qual a porcentagem de sua força de trabalho trabalhando remotamente?

Mais de 80% 46,70% Mais de 80% 54,60%

Menos de 20% 16,40%
Nenhuma 0,50%

Medidas governamentais orientam ações de combate à covid-19

Os executivos consultados no levantamento indicaram que os governos dos países onde atuam implementaram leis que trouxeram impacto na gestão das companhias. Os resultados dessas medidas foram mais sentidos no orçamento da empresa (44,5%), produtividade (36,7%), demissões (35,8%), desenvolvimento comercial (32,9%), pagamento de encargos sociais (29,8%), contratações (19,5%) e compra de novos equipamentos e infraestrutura (8,7%).

Novos desafios em contratações e pós-pandemia

A pesquisa do PageGroup procurou saber quais sãos os principais desafios das empresas da região para incorporar novos talentos. O Brasil aparece à frente nos itens: dificuldade de encontrar profissionais com perfis específicos (32,1%), a área de RH não encontra o perfil (13,2%), escassez de talentos no mercado (28,3%), candidato está em quarentena ou isolado (19,8%) e não dispõe de meios para fazer remotamente (13,2%). ). Os argentinos saltam na liderança com: maior dificuldade é que a companhia está em quarentena (84,3%). No caso do Chile, ficam na dianteira da região: não conta com uma área de recrutamento (15,5%), não tem processo de integração remoto (26,2%) e não conta com canais de recrutamento (5,3%).

O levantamento aponta que a maior parte das empresas decidiu congelar contratações durante a pandemia. Contratações de cargos estratégicos foram verificadas com mais intensidade no Brasil (25,5%) e Colômbia (22,1%). Foram detectadas aumento na contratação de trabalhadores temporários no Brasil (3,8%) e México (2%). A falta de orçamento para novas contratações foi mais sentida no Peru (5,5%) e México (3,8%).

Quais são os principais desafios da organização para incorporar novos talentos no contexto atual?

A organização está em quarentena 76,90% A organização está em quarentena 84,30%
Não consigo encontrar profissionais com perfis específicos 18,30% Não consigo encontrar profissionais com perfis específicos 15,70%
Não tenho área de recrutamento 7,90% Não tenho área de recrutamento 7,40%
Não conheço (ou conheço poucos) canais para recrutar 3,30% Não conheço (ou conheço poucos) canais para recrutar 1,70%
A área de RH não encontra o perfil 8,50% A área de RH não encontra o perfil 6,60%
Há uma escassez no mercado para os talentos que preciso 21,10% Há uma escassez no mercado para os talentos que preciso 24,00%
O candidato está em zona de quarentena ou isolado 16,20% O candidato está em zona de quarentena ou isolado 14,90%
Não tenho meios para fazê-lo remotamente 7,20% Não tenho meios para fazê-lo remotamente 8,30%
Não tenho um processo de integração para fazer remotamente 18,50% Não tenho um processo de integração para fazer remotamente 14,00%

A organização está em quarentena 70,40% A organização está em quarentena 71,90%
Não consigo encontrar profissionais com perfis específicos 21,80% Não consigo encontrar profissionais com perfis específicos 16,40%
Não tenho área de recrutamento 15,50% Não tenho área de recrutamento 6,20%
Não conheço (ou conheço poucos) canais para recrutar 5,30% Não conheço (ou conheço poucos) canais para recrutar 2,10%
A área de RH não encontra o perfil 12,60% A área de RH não encontra o perfil 8,90%
Há uma escassez no mercado para os talentos que preciso 22,80% Há uma escassez no mercado para os talentos que preciso 19,20%
O candidato está em zona de quarentena ou isolado 17,00% O candidato está em zona de quarentena ou isolado 19,90%
Não tenho meios para fazê-lo remotamente 8,30% Não tenho meios para fazê-lo remotamente 6,80%
Não tenho um processo de integração para fazer remotamente 26,20% Não tenho um processo de integração para fazer remotamente 17,80%

BRASIL PERU
A organização está em quarentena 76,40% A organização está em quarentena 84,00%
Não consigo encontrar profissionais com perfis específicos 32,10% Não consigo encontrar profissionais com perfis específicos 16,60%
Não tenho área de recrutamento 6,60% Não tenho área de recrutamento 9,90%
Não conheço (ou conheço poucos) canais para recrutar 1,90% Não conheço (ou conheço poucos) canais para recrutar 4,40%
A área de RH não encontra o perfil 13,20% A área de RH não encontra o perfil 8,30%
Há uma escassez no mercado para os talentos que preciso 28,30% Há uma escassez no mercado para os talentos que preciso 17,10%
O candidato está em zona de quarentena ou isolado 19,80% O candidato está em zona de quarentena ou isolado 13,30%
Não tenho meios para fazê-lo remotamente 13,20% Não tenho meios para fazê-lo remotamente 6,10%
Não tenho um processo de integração para fazer remotamente 21,70% Não tenho um processo de integração para fazer remotamente 12,20%

A organização está em quarentena 75,90%
Não consigo encontrar profissionais com perfis específicos 15,80%
Não tenho área de recrutamento 5,30%
Não conheço (ou conheço poucos) canais para recrutar 3,20%
A área de RH não encontra o perfil 6,50%
Há uma escassez no mercado para os talentos que preciso 20,00%
O candidato está em zona de quarentena ou isolado 15,40%
Não tenho meios para fazê-lo remotamente 5,90%
Não tenho um processo de integração para fazer remotamente 18,40%
Sobre o PageGroup:

Fundado na Inglaterra em 1976, o PageGroup é um conglomerado formado por algumas das consultorias de recrutamento especializado mais respeitadas no Brasil e no mundo. Listado na bolsa de valores de Londres, está presente em 36 países.

Em sua gama de soluções para recursos humanos, oferece recrutamento de conselheiros e líderes executivos, alta e média gerência, e posições técnicas e de suporte à gestão. Além disso, conta com soluções para profissionais com deficiência, temporários e terceiros, bem como a execução de programas de talentos, RPO e recrutamento de alto volume.

Atualmente, os quase 8 mil colaboradores do grupo atuam em diferentes culturas e mercados, o que contribui para o conhecimento em 3 esferas: global, regional e local. No Brasil desde 2000, os consultores espalhados pelo país já realocaram mais de 52 mil profissionais.

INFORMAÇÕES DE IMPRENSA

Conteúdo Comunicação

Ricardo Morato (ricardo.morato@conteudonet.com)
Tel. Cel. (11) 98799-5868