E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Estágio ou trainee? Entenda as principais diferenças dos programas
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

Quando estamos na faculdade é muito comum ouvirmos falar do tal processo seletivo de trainee e piadas culpando o estagiário por erros em jornais. Mas qual a real diferença entre os dois? Você precisa fazer os dois para ser bem-sucedido na sua carreira? Muitos acham que estágio é mais fácil de conseguir pois é “mão de obra barata” ou ainda que, pelo processo seletivo, os trainees têm pessoas mais qualificadas que os estágios. Mas realmente, quem é quem na sua carreira e como identificar qual é o seu momento?

Vamos começar pelo estágio: pela Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, o estágio “é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos”, ou seja, a intenção do estágio é ensinar na prática aquilo que é visto na teoria na escola ou universidade, a sua jornada máxima é de oito ou seis horas por dia dependendo do curso, podendo também, as vezes, ser de apenas quatro horas.

“A grande função de um estagiário é aprender e ajudar seu gestor. Quando você entra para um estágio em uma empresa, não é esperado que você tenha experiência. Suas responsabilidades são de auxiliar e, principalmente, aprender sobre a área onde atua, sendo que um estagiário tem seu contrato por lei com duração de, no máximo, dois anos por CNPJ, quando a empresa pode dispensá-lo ou efetivá-lo. O importante é saber que, independente da empresa ou área, você deve tentar absorver ao máximo o que aprender em seu estágio”, esclarece Juliana França, coordenadora de projetos da Page Talent, unidade de recrutamento especializada em vagas pontuais e programas de estágios e trainees do PageGroup Brasil.

É durante o estágio que aprendemos sobre a área que desejamos atuar. Também começamos a ver o que é ter responsabilidades como prazos, reuniões, projetos, principalmente como é o ambiente de trabalho, como nos comportar em um ambiente mais formal e profissional, e vamos aos poucos amadurecendo para uma possível efetivação.

O trainee, diferente do estágio, é um programa de formação de liderança. E por mais que ele tenha esse nome mais requintado, nada mais é do que um funcionário configurado dentro da CLT (Consolidação das leis do trabalho) que “institui as normas que regulam as relações individuais e coletivas de trabalho, nela previstas”. Ou seja, a efetivação ocorre desde o começo.

“O trainee, em geral, é voltado para um público um pouco mais maduro do que o estágio. O programa de trainee tem um intuito de formar a futura geração de líderes, com uma série de treinamento técnicos e comportamentais ao longo de um ou dois anos, que tem como intenção proporcionar uma rápida ascensão na carreira, além de terem um salário CLT, em geral, mais alto que a média do mercado, o que acaba atraindo muitos profissionais para os processos, que por decorrência tornam-se mais competitivos”, explica a coordenadora da Page Talent.

O ideal é que o trainee esteja no final da faculdade ou seja um recém-formado, já que participará de projetos maiores e terá mais responsabilidades. O trainee não tem benefícios como o estágio, cumpre jornadas que variam de 40 a 44 horas semanais, além de, com muita frequência, estarem sujeitos a mudanças de cidade, país, ou viagens rotineiras.

“Como podemos ver, os dois são programas importantes para a formação de um profissional. Não é necessário fazer um estágio para conseguir entrar em um trainee como também não é obrigatório ser um trainee para conseguir a primeira vaga celetista. Os dois programas ajudam na formação de um profissional”, diz Juliana França. “É importante lembrar que o estágio não exige um tempo mínimo na universidade, isso varia de uma empresa para outra, mas algumas empresas contratam a partir do segundo semestre. Já o trainee busca pessoas com tempo mais livre para se dedicar integralmente ao trabalho, que tenham intenção em crescimento profissional”, conclui.

Sobre a Page Talent
Page Talent é a unidade de negócios da Page Personnel dedicada ao recrutamento de estagiários e trainees. É parte do PageGroup no Brasil.


Editorias: Economia  Educação  Negócios  Recursos Humanos  Teen  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Ricardo Morato  
Contato: Ricardo Morato  
Telefone: --

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.