Schaeffler celebra 15 anos do programa Formare com 406 jovens qualificados para o mercado de trabalho

A Schaeffler, multinacional alemã líder no setor automotivo, celebrou 15 anos de implementação do programa Formare. Desenvolvido pela Fundação Iochpe, o Formare atua em parceria com empresas na qualificação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social. Desde que iniciou o Formare na unidade de Sorocaba (SP), em 2002, a Schaeffler já formou 406 jovens, sendo que 80% foram contratados pela própria empresa.

Marcos Zavanella, presidente e CEO da Schaeffler América do Sul, comenta sobre a importância do Formare na história da companhia: “Para conquistar a liderança do mercado, alguns fatores são fundamentais, como qualidade, criatividade, inovação, entrega e proximidade ao cliente. Nada disso, porém, acontece sem qualificação profissional. Neste sentido, a Schaeffler contribui para o desenvolvimento de centenas de jovens da nossa comunidade por meio do projeto Formare. Assim, estabelecemos uma relação de mútuo sucesso, seja para os jovens ou para a empresa, que pode contar com profissionais bem qualificados”.

Como a companhia oferece 20 vagas anualmente, a disputa para participar do programa é bastante acirrada. O processo seletivo, composto por oito etapas, normalmente começa em agosto e termina em janeiro.

Quando o Formare foi iniciado na Schaeffler, o público masculino representava a larga maioria de jovens interessados na formação. No entanto, ao longo dos anos, a empresa contabilizou um aumento significativo na participação do público feminino. Hoje, a empresa destaca que há praticamente o mesmo número de alunos de ambos os gêneros.

“O Formare oferece a oportunidade da inserção do jovem no mercado de trabalho, contribuindo com seu desenvolvimento profissional e pessoal. Trata-se de um projeto especial para a Schaeffler, pois conta com suporte de educadores voluntários, que são funcionários da empresa e que transformam a vida dos jovens através da transmissão de conhecimentos, experiência e amor. Ao transformar o outro a gente se transforma também. O Formare traz motivação, engajamento e comprometimento, elementos essenciais para que esse projeto se perpetue com sucesso por tantos anos”, conta Rosana Bacciotti, diretora executiva de Recursos Humanos da Schaeffler América do Sul.

Educadores voluntários contribuem para o sucesso do programa

No Formare, os próprios colaboradores da empresa dão aulas voluntariamente para os alunos do programa e compartilham sua experiência profissional com os jovens. Atualmente na Schaeffler, 55 educadores voluntários contribuem com a iniciativa. “Dar aula para o Formare é uma oportunidade única de externar todo conhecimento que eu adquiri na Schaeffler ao longo desses anos e poder fazer parte da vida desses alunos”, conta o educador José Henrique. Já o educador Vinicius Dias afirma que “Ser um Educador no Formare é uma forma de demonstrar gratidão por tudo que recebi através deste programa. Com meu exemplo, posso mostrar aos jovens que a ajuda que recebemos hoje pode ser retribuída no futuro”.

Sobre o Formare

O Formare é um programa desenvolvido pela Fundação Iochpe, em parceria com empresas de médio e grande porte, que oferece cursos de formação inicial para o mercado de trabalho a turmas de, em média, 20 jovens de famílias de baixa renda residentes no entorno das empresas.

Os cursos são realizados em período integral dentro das empresas por funcionários que atuam como educadores voluntários. A empresa é transformada em um ambiente de aprendizagem e qualificação profissional contínuas, tanto para os colaboradores como para os estudantes beneficiados.

Os cursos, com duração de, no mínimo, 800 horas/aula, são desenvolvidos pela equipe pedagógica do Formare de acordo com as características de cada empresa e a realidade do mercado de trabalho local. No modelo Social, eles são certificados por instituição federal de ensino vinculada ao MEC --a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)--, que mantém convênio com a Fundação Iochpe desde 1995. No modelo Aprendiz, seguem os parâmetros do Ministério do Trabalho.

Ricardo Morato

Editorias: Economia  Educação  Industria  Recursos Humanos  Terceiro Setor