Circuito de palestras debate papel dos coletivos e academias na difusão cultural
...

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto promove nesta quarta-feira (10/11), o Circuito de Palestras com autores locais, com o tema \"O papel dos coletivos e academias na difusão cultural\", a partir das 19h30. A instituição que participa do debate é a Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto (Alarp) com presença de seus respectivos membros: Gilda Montans, presidente; Eliane Ratier, secretária; Gustavo Molinari, tesoureiro; e Sonia Albuquerque, coordenadora da área de Artes Plásticas. A atividade terá transmissão ao vivo e gratuita pelas plataformas digitais da Fundação (Zoom, site e YouTube).

Para a secretária da Alarp e escritora, Eliane Ratier, esse tipo de debate é fundamental pois apresenta a Academia para a população. \"É uma maneira de mostrarmos como funciona a nossa instituição, sua estrutura, o que acontece lá dentro, como as pessoas são escolhidas e entram, e as atividades que promovemos\", comenta.

Segundo a presidente da instituição, a Alarp vive o momento de planejar várias atividades culturais para Ribeirão Preto. \"Não só apoiando, como também estamos procurando ajudar no que for possível com nossa produção e equipe. Espero que em 2022 estejamos em uma situação muito melhor do que em 2021 e 2020, um período que limitou nosso campo de ação à internet, por conta da pandemia\", relata Gilda Montans.

O espaço da Alarp possui um vasto conteúdo cultural de Ribeirão Preto e é destinado à população, como reforça Eliane Ratier. \"A Academia é guardiã da história da arte da cidade. Muitas vezes, valorizamos o que é de fora e não olhamos para dentro. E aqui juntamos os talentos locais, que possuem uma qualidade que não fica devendo para nenhum lugar no mundo\".

A secretária ainda destaca que muitos dos integrantes da Alarp acabam produzindo diferentes manifestações culturais simultaneamente. \"Temos cantores e escritores; escritores e pintores; cantores e artistas plásticos. Há um intercâmbio e uma convivência entre as artes que estimulam cada um a aflorar a sua criatividade\", conta Eliane.

O potencial e o campo de possibilidades geradas pela criatividade dos artistas também são citados por Gilda. \"Temos um diferencial: ser uma Academia Multidisciplinar das Artes, porque é assim que a arte nasce. É só olharmos para a criança – ela faz a arte brincando. Canta, dança, desenha e extrapola sua criatividade\", reflete a presidente.

Sobre Gilda Montans

É instrumentista, arranjadora e compositora. Nascida em Altinópolis, é mestra em Pedagogia Musical pela Escola de Sociologia e Política de SP. Atual presidente da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto, Alarp.

Sobre Eliane Ratier

É artista, ativista cultural, escritora, pós-graduada em Cultura e Literatura pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Atual secretária da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto, Alarp.

Sobre Gustavo Molinari

É pianista, concertista e professor e empreendedor na área artística. Vencedor de vários concursos, Gustavo é Tesoureiro da Alarp.

Sobre Sonia Albuquerque

É artista plástica de várias técnicas e escritora. Muito atuante, seus trabalhos têm alcance internacional. Atualmente, é coordenadora da área de Artes Plásticas da Alarp.

SERVIÇO:

Circuito de palestras com autores locais – \"O papel dos coletivos e academias na difusão cultural\"
com participação de membros da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto: Gilda Montans, presidente; Eliane Ratier, secretária; Gustavo Molinari, tesoureiro; e Sonia Albuquerque, coordenadora da área de artes plásticas;
Data: 10 de novembro, quarta-feira
Horário: a partir das 19h30
Plataformas de exibição: Plataforma digital da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (site), Canal no Youtube e plataforma de reuniões Zoom. (https://us02web.zoom.us/j/89663199880)

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e neste ano de 2021 realizou sua 20ª edição, pela primeira vez, no formato on-line, devido à pandemia do novo Coronavírus. O evento permitiu a presença e a interatividade do público e conectou um público de 27 países: foram aproximadamente 110 horas transmitidas ao vivo e on-line, no período de 20 a 29 de agosto, num total de mais de 60 atividades.

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Feminina  Masculino  Mídia
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada