Programação da 40tena Cultural apresenta Eliane Potiguara e Núcleo de Contadores de Histórias
Renata Martelli

Encontro com escritora terá como tema a sustentabilidade e preservação ambiental e acontece de forma remota, nesta terça-feira (20/04), nas plataformas digitais da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. No sábado (24/4) será realizado mais um encontro do Núcleo dos Contadores de História, com a coordenação da atriz Renata Martelli. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população

Ribeirão Preto (SP), 19 de abril de 2021 – A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto anuncia as atividades culturais da penúltima semana do mês de abril da 40tena Cultural. Quem abre a programação é a escritora Eliane Potiguara que participa de um bate-papo sobre preservação ambiental, nesta terça-feira (20/4), às 20 horas. O encontro, que terá a mediação da professora Fernanda Brando, será transmitido ao vivo pelo Instagram da Fundação, canal no Youtube e plataforma digital.

Com o tema “Utopias Sustentáveis: Preservação Ambiental”, o encontro com Eliane Potiguara abordará as problemáticas que impedem a realização das utopias diárias, como os problemas ambientais que o planeta Terra possui. “Todas as assembleias e reuniões ambientais trazem declarações e acordos que são deixados no papel. E quem participa dessas reuniões? Os governantes que estão juntos com os empresários, os capitalistas. Então, eles convidam os povos indígenas e a massa, apenas para performance, não significa que vamos ter uma ação nas decisões do governo”, comenta. Segundo ela, essas estruturas políticas são apenas algumas das situações que impedem a luta dos direitos ambientais. “As pessoas com consciência têm lutado pela defesa do meio ambiente. O que podemos fazer, vamos atrás. A luta continua”, conclui.

Núcleo de Contadores

No sábado (24/04), às 10h, acontece mais um encontro mensal do Núcleo de Contadores de Histórias. Seguindo a nova dinâmica do início do ano - que a cada encontro terá a participação de um(a) contador(a) diferente para coordenar a atividade -, a atriz e contadora de histórias, Renata Martelli, é a convidada do mês que terá como tema a “Fome”. O grupo se reunirá na plataforma de reuniões Zoom: https://us02web.zoom.us/j/86886336537

Quando foi anunciada a ideia de que cada participante do grupo coordenasse um encontro durante o ano, ao chegar a vez da atriz, ela aceitou com entusiasmo. “Os encontros sempre tinham uma temática, uma organização particular, a cada encontro tinha uma experiência enriquecedora”, explica Renata.

Sobre o tema do encontro “Fome”, a atriz comenta que a escolha surgiu pela importância que o assunto tem em todo o mundo. “É uma angústia das maiores. A fome do arroz e do feijão que sempre assolou nosso país, hoje sangra. Uma fissura dantesca, e essa fome está presente na literatura e nas histórias”, conta. Ela ainda acrescenta que o encontro irá propor muita reflexão, troca, poesia, música e provocação, através da palavra para um assunto indigesto, porém urgente. A atividade contará também com convidados: Thais Foresto, Arnaldo Jr, Tânia Alonso, Carlos Tampa, Míriam Fontana, Tina Oliveira, Monalisa Machado e Claudete Feijó.

O grupo se reunirá na plataforma de reuniões ZOOM (o link para participar da atividade estará na BIO do Instagram da Fundação). A participação é aberta e gratuita.

Bate-papo “Utopias sustentáveis: preservação ambiental”
Com Eliane Potiguara (escritora). Mediação de Fernanda Brando (professora)
Data: 20 de abril (terça-feira)
Horário: 20h
Plataformas de exibição: Instagram (@fundacaolivrorp), plataforma digital (http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com) e Youtube (http://www.youtube.com/user/FeiraDoLivroRibeirao)

Núcleo de Contadores de Histórias, tema “Fome”
Com Renata Martelli, atriz e contadora de histórias

Convidados: Thais Foresto, Arnaldo Jr, Tânia Alonso, Carlos Tampa, Míriam Fontana, Tina Oliveira, Monalisa Machado e Claudete Feijó
Data: 24 de abril (sábado)
Horário: 10h
Plataformas de exibição: Plataforma de reuniões ZOOM (LINK: https://us02web.zoom.us/j/86886336537), plataforma digital e Youtube (http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com e http://www.youtube.com/user/FeiraDoLivroRibeirao)

O projeto 40tena Cultural

O projeto 40tena Cultural, que começou em março de 2020 com uma programação consecutiva, já realizou mais de 100 atividades e interagiu com mais de 35 mil pessoas. O 40tena Cultural, realizado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, tem como proposta incentivar as pessoas a ficarem em casa durante o período de isolamento social, em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19). Semanalmente, são divulgadas atividades que abrangem desde as transmissões ao vivo com artistas e convidados até contação de histórias para crianças, shows, dicas e discussões de livros. Para acompanhar a programação semanal, basta acessar as redes sociais da Fundação do Livro e Leitura:

Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (facebook.com/FundacaodoLivroeLeituraRP)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)
Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)
Plataforma http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e entraria na 20ª edição. Por isso, recebeu recentemente nova identidade, apresentando-se como FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), mas sua realização foi remarcada para agosto de 2021, devido à pandemia do novo Coronavírus.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Gabriel Todaro

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Internet  Serviços  Sociedade