Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é contemplada com cinco editais culturais
...

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto - entidade criada em 2004, de direito privado e sem fins lucrativos – foi contemplada no ano passado em cinco editais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. Todos os projetos serão executados em 2021 e envolvem desde atividades culturais gratuitas à população até manutenções e modernização da estrutura da instituição.

A superintendente da Fundação do Livro e Leitura, Viviane Mendonça, explica que os cinco editais aprovados representam uma fonte importante e complementar de recursos, principalmente neste período de pandemia e distanciamento social que resultou na paralisação de diversas atividades culturais com a presença de público. “Esses editais garantirão a manutenção da nossa equipe e dos trabalhos que desenvolveremos ao longo do ano”.

Entre os projetos que serão realizados pela Fundação com o suporte dos editais, está o “Revolução Poética: festival de ideias” (ProAC Expresso LAB 40/2020) que acontece entre 25 a 27 de março e conta com a participação de diversos poetas, com exibição através da plataforma digital da instituição.

A manutenção e modernização da Fundação do Livro e Leitura também foi viabilizada através de um edital (ProAC Editais 17/2020) que visa a adequação do espaço cultural da sede.
Outro projeto contemplado (Edital ProAC 31/2020) é o licenciamento de conteúdo audiovisual do projeto 20 Horas de Literatura, realizado no ano passado de forma on-line conectando mais de 6 mil pessoas em 18 países. O projeto será realizado de fevereiro a junho de 2021 e consiste em transformar o evento em uma série audiovisual de 20 episódios de 55 a 60 minutos, que será disponibilizada no #CulturaEmCasa.

Ainda, a Feira Internacional do Livro foi contemplada no Edital ProAC 60/2020, o qual premiou, pelo histórico de realização, feiras, mostras, festivais e outros eventos do Estado de São Paulo. Como contrapartida, a Fundação realizará o projeto “Livro Vivo”, que consiste na criação de um hotsite com conteúdos culturais de autores homenageados pela FIL, que acontece em agosto deste ano. O projeto tem como objetivo viabilizar o acesso à literatura, criando um acervo virtual de obras literárias e ofertar instrumentos de interação, o que visa facilitar a didática dos educadores e instigar o fascínio dos educandos.

Já através do projeto aprovado pela Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da lei Aldir Blanc, a Fundação do Livro e Leitura oferecerá atividades culturais que acontecerão até o dia 29 de abril de 2021, entre elas, palestra com autor e contação de histórias.

Além disso, por meio de convênio com a Secretaria Municipal da Cultura será executada a conclusão do plano de trabalho da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto com atividades preparatórias para a 20ª FIL, que reunirá uma programação diversificada, entre elas, palestras com autores, contações de histórias e oficinas práticas.

Para Viviane Mendonça, os projetos aprovados são frutos de um trabalho que a Fundação vem realizando há anos e que proporcionará, durante o ano de 2021, novas atividades para a população, de forma gratuita. “De alguma forma, eles representam a importância que estamos ganhando no setor como uma instituição produtora e fomentadora de cultura”, conclui.

A Fundação do Livro e Leitura mantém projetos como a FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), Combinando Palavras, Recortando Palavras, ações educativas e culturais como a 40tena cultural criada durante a pandemia do novo Coronavírus, produção de livros e os programas fixos do seu Plano Anual como: Clube do Livro, Núcleo de Contadores de Histórias, Sarau do Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento e outros.

A programação completa das atividades da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto pode ser acessada nas redes sociais da entidade:
Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (facebook.com/FundacaodoLivroeLeituraRP)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)
Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)
Plataforma http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e entraria na 20ª edição. Por isso, recebeu recentemente nova identidade, apresentando-se como FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), mas sua realização foi remarcada para agosto de 2021, devido à pandemia do novo Coronavírus.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Feminina  Masculino  Mídia
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada