“Anta Brasileira” é novo videoclipe da série “Cadê o Bicho que tava aqui” do grupo Camerata Caipira
...

A produção é complementar ao CD Cadê o Bicho que tava aqui? lançado em 2019, que teria, neste ano, temporada de divulgação com segunda fase de turnê em escolas e apresentação de shows por várias cidades. Grupo optou pela realização de ações online pelas redes sociais e encontrou nos videoclipes criativos uma forma de manter contato com seu público

Brasília (DF), 9 de dezembro de 2020 – O grupo brasiliense Camerata Caipira lança novo videoclipe do CD Cadê o Bicho que tava aqui? – produção musical apresentada ao mercado fonográfico no final de 2019. A nova produção audiovisual retrata a música Anta Brasileira, mais uma mostra da criatividade e da técnica de animação mesclada a imagens dos artistas em suas casas, com direção e desenhos animados feitos pelo motion designer Leo Almeida, da Prato Pixel. A estreia do videoclipe acontecerá pelo canal Youtube do grupo, no dia 12 de dezembro (sábado), às 17h (com chat ao vivo), e contará com ações de interatividade pelo Facebook e Instagram e também ficará disponível no site: http://www.cameratacaipira.com.

A produção do videoclipe combina elementos melódicos e harmônicos das músicas com os modernos efeitos de animação e montagens estilizadas – um recurso artístico escolhido pelo grupo para driblar as dificuldades de produção durante o período da quarentena do novo Coronavírus, o que inviabilizou a captação de imagens, encontros e apresentações em conjunto. “Esse foi o modo que encontramos para darmos continuidade ao nosso trabalho e aos projetos ligados ao CD, mesmo com os integrantes atuando de suas casas, de forma individual”, conta Isabella Rovo.

O Camerata Caipira também lançou neste ano os videoclipes: O abraço do Tamanduá, O quê que há, Lobo-Guará? e Frevo da Macacada, e além do lançamento de Anta Brasileira que também conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC- DF), o grupo apresentará mais um videoclipe da música Corre Calango que acaba de ser contemplado com o prêmio Respirarte da Funarte e que em breve irá ao ar, dando sequência a coletânea de vídeos deste CD tão colorido e cheio de brasilidades.

Camerata Caipira
O grupo ficou conhecido por sua variada formação musical, versatilidade e performance criativa. É formado por integrantes nascidos em diferentes cidades do país, que escolheram a camerata como configuração do grupo para criar uma sonoridade própria.

Os músicos Isabella Rovo, Victor Batista, Nelson Latif, Bosco Oliveira e Sandro Alves apresentam um leque de ritmos tradicionais da cultura popular brasileira, emoldurados em uma versão contemporânea através de arranjos para cordas, vozes e percussão.

O grupo faz uso da viola caipira, cavaquinho e violões de seis e sete cordas, mostrando que é perfeitamente possível amar o melhor da música tradicional e simultaneamente abrir-se a invenções, em uma experimentação sonora que revela a diversidade musical brasileira no sotaque de cada um de seus integrantes.
Os planos do grupo para 2021 ainda não estão complemente traçados, mas Isabella diz que há perspectivas de shows presenciais, encontros online, atividades em escolas e centros culturais, “mas tudo dependerá do controle da pandemia de Coronavírus no país”.

Sobre os integrantes
Isabella Rovo
Formada em Educação Artística, assimila a pluralidade do sotaque cultural de Brasília com atuação nas áreas da música, artes plásticas, educação e pesquisa da cultura popular brasileira.

Victor Batista
Compositor, violeiro, cantor, pesquisador, produtor musical e contador de histórias. Victor Batista trabalha com arte-educação e possui 3 álbuns autorais: Além da Serra do Curral, Manchete do Tico-Tico e Coração Caminhador.

Bosco Oliveira
Músico e professor de violão da Escola de Música de Brasília há 20 anos. Bosco tem uma longa trajetória musical no Brasil com influência e produção voltada à música flamenca. Tem formação acadêmica em violão erudito.

Nelson Latif
Músico, sociólogo e gestor cultural, trabalhou por 27 anos na instituição holandesa Uit de Kust, coordenando oficinas de percussão e de música brasileira para estudantes europeus. O músico dedica sua carreira especialmente à música instrumental brasileira.

Sandro Alves
Iniciou sua carreira musical aos 10 anos tocando em rodas de samba, aos 14 já integrava a bateria da Escola de Samba G.R.E.S. Tradição no Rio de Janeiro. Hoje, radicado em Brasília, trabalha com vários nomes do cenário musical brasiliense fazendo produções de CDs, DVDs e trilhas sonora para filmes.

Sobre o motion designer dos VTs
Leo Almeida é criativo, com olhar múltiplo. Atualmente, é motion designer e tem como foco o design adaptado ao movimento do vídeo. É também ilustrador amador. Com carreira basicamente no Rio de Janeiro, o profissional acaba de mudar-se para São Paulo.

O que: Lançamento do videoclipe “Anta Brasileira” com a Camerata Caipira
Quando: 12 de setembro/2020 – sábado