E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




“O lugar da rua na cidade humana” é tema de discussão nesta quarta-feira (14/10)
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Maria de Fátima Mattos
Maria de Fátima Mattos

Ribeirão Preto (SP), 14 de outubro de 2020 – Nesta quarta-feira (14/10), o IPCCIC - Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais promove o último encontro on-line do circuito “Jornada Cidade Humana Hoje - Seis passos para a cidade humana”. O debate terá como tema central “O lugar da rua na cidade humana”, com a participação arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), doutor Fábio Mariz Gonçalves, e da doutora em História da Arte e pesquisadora do IPCCIC, Maria de Fátima Mattos. A live acontece às 19 horas, no Instagram do instituto (@ipccic).

As discussões do encontro serão concentradas, na vitalidade e importância das ruas tanto comerciais quanto as que guardam histórias para a cidade. “Quero contribuir com o entendimento da importância da vitalidade dos espaços públicos e suas múltiplas atividades, garantindo que esses espaços sejam transformadores, impactados e recuperados, sem perder sua potência e significado”, explica o professor convidado Fábio Mariz Gonçalves.

Segundo o professor, neste período de pandemia, o mundo mostrou a importância dos espaços e da vida pública, através da experimentação da falta desses locais na vida das pessoas. “Grande parte da população brasileira não pôde ficar em quarentena, pela dependência das estratégias de ganho e subsistência desses espaços”, comenta.

Já a pesquisadora do IPCCIC, Maria de Fátima Mattos, acrescenta um outro fator importante que é a coletividade. “É na rua que você troca as suas impressões, onde se dão as trocas nas relações pessoais e de vizinhança. A pesquisadora destaca também um problema enfrentado na quarentena: a falta de relacionamento com o outro - o toque, até mesmo as formas de cumprimentos ou mesmo, de olhares e sorrisos. “A falta disso foi um fator de depressão para a maioria dos idosos que estão dentro de casa na quarentena, e também mais jovens. Voltar a frequentar a rua do bairro, rever pessoas faz parte de uma medida profilática de saúde mental, tão necessária neste momento”, alerta.

O encontro faz parte do projeto “Jornada Cidade Humana Hoje - Seis passos para a cidade humana”, que já discutiu temas como suicídio, identidade cultural e saúde pública. Os encontros são on-line e ao vivo, pela rede social do Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais (@ipccic).

Sobre o IPCCIC

É um instituto sediado em Ribeirão Preto e tem como objetivo estudar a realidade das cidades brasileiras e a partir de diagnósticos específicos, com base nas referências culturais dos locais, criar programas de ações integradas entre Poder Público e sociedade para a transformação das cidades em lugares mais humanos. A meta do Instituto é criar Redes de Gestão Cooperadas entre cidades ligadas geográfica e/ou culturalmente.

A equipe do instituto é formada por historiadores, economistas, produtores de audiovisual, professores, arquitetos, cientista da cultura, cineastas, psicóloga, analista internacional, turismóloga, gestora ambiental, cientista social, cientista política e advogados. Ao todo são 23 profissionais que atuam no IPCCIC. Todos são fontes aptas para atendimento à imprensa e dominam assuntos variados que envolvem os cenários das cidades e suas identidades culturais.

Atendimento à Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Gabriel Todaro

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Internet  Serviços  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Telefone: 16-36108659-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.