Seminário Internacional de Feng Shui terá sua 16ª edição em formato 100% digital
...

O 16º Seminário Internacional de Feng Shui, que estava previsto para acontecer na cidade histórica de Tiradentes (MG), em julho, foi adiado para o período de 18 a 22 de novembro deste ano, em função dos decretos e protocolos da situação atual de saúde pública no país. Além da nova data, o evento será realizado integralmente na versão digital. A programação completa já está disponível no site Sympla.
Nesta edição, os debates e vivências vão girar em torno do eixo central “Três Campos de Amor”, com enfoque direcional para os módulos: Coração, com condução de Carlos Solano; Mente, por Márcia Baja (arquiteta brasileira) e Casa, com a designer gráfica portuguesa Sofia Batalha.

Carlos Solano fará palestras sobre o Feng Shui e vai abordar temas como “Casa Nossa de Cada Dia”, “A Casa e a Roda da Vida” e “Leituras da Casa”, nos dias 18 a 22 de novembro. Márcia Baja fará palestras nos dias 19, 20 e 21 sobre: “O Espaço que Aproxima” e “De Volta para Casa”. Já Sofia Batalha terá participação marcada ao comentar temas como “Simbologia da Casa”, “Paisagens Internas”, “Patologias da Casa” e “Uma Viagem pelo Ba Gua”, entre os dias 19 e 20.
O seminário também contará com os convidados: a arquiteta e terapeuta ambiental Alessia Colombo, que trabalhará o tema “Alquimia Ambiental”; a psicóloga e teóloga Maristela Barenco, responsável pelo assunto “Conexões que Restauram” e o arquiteto e cenógrafo Alex Rousset, que falará sobre “Arquitetura e Afeto”.

Segundo o arquiteto Carlos Solano, o formato digital é uma inovação do seminário internacional, que manterá o compromisso de oferecer uma nova edição baseada na qualidade dos conteúdos, nos recursos visuais e na interatividade com o público. “Vamos oferecer conhecimento de qualidade nesta área e propiciar aos participantes a beleza das imagens de Tiradentes, numa proposta de vivência, como se estivessem no local”, explica.

O seminário terá duas ações sociais: parte da renda arrecadada com inscrições será destinada como apoio à Flor de Ibez – Instituto de Vida Integral, associação sem fins lucrativos que trabalha com agroflorestal e grupos indígenas da região do Mato Grosso para construção do Projeto Casa Amiga. O instituto pode ser acessado pelo site: https://flordeibez.org/flor/. Simultaneamente será realizado um Empório Online, que beneficiará artesãos de Tiradentes e dos arredores da cidade. O Empório será disponibilizado na nova plataforma online do seminário, que em breve estará disponível pela internet.

Inscrições
Interessados podem se inscrever pelo Sympla – Plataforma online de eventos pelo endereço: http://www.sympla.com.br/16-seminario-de-feng-shui----edicao-internacional-virtual__758174. Há valores promocionais para os inscritos até 30 de setembro que estão sendo divulgados pelos canais:
Facebook (facebook.com/arquitetocarlossolano/)
Instagram (@carlos.solano.arquiteto)

O Feng Shui
Feng Shui, que dá nome ao Seminário, é uma terapia ambiental, um dos oito ramos da Medicina Chinesa. A técnica considera a casa como uma expressão do imaginário pessoal ou de um grupo, seja familiar ou empresarial.

Para Carlos Solano, o ambiente é um espelho da vida. Ele explica que, mesmo inconscientemente, as pessoas se projetam e se espelham nele. “Esse é um diálogo constante: pessoa versus ambiente. Quando aprimoramos o espaço em que vivemos de alguma forma, criando saúde com plantas ou materiais naturais, inserindo objetos que tragam boas memórias, associações ou simplesmente ‘destralhando’, nos desintoxicando do que não nos serve mais, criamos condições para uma regeneração da vida”.

O seminário é direcionado a qualquer pessoa interessada em viver bem e que busque aprimorar o espaço da moradia, como também para profissionais de Feng Shui, terapeutas de diversas especialidades, arquitetos, paisagistas, decoradores, entre outros.

A proposta da organização do evento é proporcionar uma vivência intensa durante todos os dias, como videopalestras gravadas e encontros ao vivo por meio de plataformas de apoio, para que os participantes possam aprender a conviver melhor com seus espaços.

A programação é diversificada, com exceção do primeiro dia que terá apenas abertura à noite, a partir das 17h30 e contará com uma agenda cultural. Nos outros quatro dias, a agenda acontecerá nos períodos da manhã e tarde, tendo uma atividade prevista para o sábado (21), à noite.

Sobre Carlos Solano
É natural de Bela Vista (MS), mas vive desde criança em Minas Gerais. É autor dos livros Casa Natural (Edição do Autor/2014), que partilha receitas de cuidados com a casa do ponto de vista da cultura popular (volume I) e terapias ambientais (volume II); Casa Nossa De Cada Dia (Editora Laszlo/2016), no qual mostra seus projetos de arquitetura e os aprendizados de cada um, acessíveis ao público em geral. Ainda publicou o livro FengShui / KanYu – Arquitetura Ambiental Chinesa (Editora Pensamento/2000) e, em parceria com a paisagista Sandra Siciliano, o livro Nossas Árvores – O Resgate Do Sagrado, em 2015. Ele também foi colunista da revista Bons Fluídos (Editora Abril/Caras) por 10 anos.

O que: 16º Seminário Internacional de Feng Shui
Onde: Plataforma Digital
Quando: De 18 a 22 de novembro de 2020
Informações e Inscrições: no link:

Programação completa – Tema central: Três Campos de Amor

18 de novembro (quarta-feira)
Abertura: Concerto e recepção

19 de novembro (quinta-feira)
8h30 às 9h - Apresentação: Carlos Solano
9h às 12h30 - Sofia Batalha: Simbologia da Casa e Carlos Solano: Casa nossa de cada dia
14h às 17h30 - Márcia Baja: O espaço que aproxima e Sofia Batalha: Paisagens Internas

20 de novembro (sexta-feira)