E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




‘Ter a chance de ser sócio do negócio’: evento de construtoras seleciona 135 candidatos para a função
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
‘Ter a chance de ser sócio do negócio’: evento de construtoras seleciona 135 candidatos para a função
...

Depois de quase dois anos, o grupo formado pelas construtoras Bild Desenvolvimento Imobiliário e Vitta Residencial realizou uma seleção para detectar perfis para futuros sócios. A oportunidade aconteceu durante o evento Ideathon 2020, realizado pela primeira vez de forma 100% digital


Ribeirão Preto (SP), 25 de Agosto de 2020 – Oferecer ao seu time profissional a oportunidade de planejar sua carreira e se desenvolver trilhando etapas de crescimento é um dos pilares do grupo formado pelas empresas Bild Desenvolvimento Imobiliário e Vitta Residencial Construtora e Incorporadora. O grupo atua com o objetivo de formar um time coeso de líderes e já possui 33 participantes no programa. Para ampliar essa oportunidade foi realizada nos dias 13,14 e 15 de agosto pela primeira vez um Ideathon – Programa de Formação de sócios.

O evento funcionou como uma primeira etapa do processo seletivo e contou com participação de 135 colaboradores, número que contabilizou o maior processo seletivo da história do grupo. A primeira fase do programa foi composta por três dias de encontros, reuniões e mais bate-papo por lives pré-evento – todos realizados remotamente. A cada etapa do evento, os participantes tiveram a oportunidade de debater e conhecer diversos pontos e características da atuação de sócios das empresas que compõe o grupo. Essa fase do processo teve como foco delinear as competências comportamentais e atitudes empreendedoras durante todo o evento, por meio de palestras, orientações, vivências e trocas entre o grupo.

Nos dias 14 e 15 os colaboradores foram divididos em times com vários desafios: a proposta apresentada foi no sentido de discutirem e construírem conhecimentos tendo como ponto de partida elementos fundamentais dentro da área de atuação do grupo, como: expansão, cliente, business (novos negócios) e cultura empresarial. Para a elaboração dos desafios houve uma pesquisa com mais de 20 colaboradores das empresas - entre sócios, gerentes e profissionais de diversas áreas (inovação, cultura etc.). “Mapeamos dores reais que temos nas empresas hoje e elas foram divididas entre estas quatro temáticas”, explica a gerente de pessoas, gestão e expansão do grupo, Francine Mendonça.

Os times foram impactados tendo como ponto de partida cada um desses temas. “Por exemplo, dentro do tema clientes, os participantes puderam se questionar sobre como é possível inovar mudando o foco de atuação”, completa a gerente. Dessa forma, segundo ela, as equipes puderam se colocar no lugar dos clientes para detectarem em conjunto quais são suas necessidades e quais serviços podem ser melhorados ou oferecidos. “Nesta primeira fase, que dura aproximadamente dois meses e começou com um Ideathon 100% digital, movimentando mais de 200 colaboradores - participantes e organizadores têm como foco avaliar as competências comportamentais e atitudes empreendedoras nos colaboradores que querem intraempreender conosco”, explicou Francine.

Já dentro do tema expansão foi discutido como um projeto que visa crescimento pode ser executado levando em consideração elementos como: análise de mercado, investimento, recursos humanos, entre outros. “Com isso, após passar pelo programa, o participante terá conhecido todos os campos de atuação da empresa, o que envolve ter uma visão estratégica de oportunidades de crescimento”, afirma Francine.

O Ideathon trouxe vivências práticas com o objetivo de que os participantes fossem estimulados a pensar nos problemas enfrentados e soluções possíveis. Todas as discussões visaram promover a construção de novos saberes.

Um dos participantes é o colaborador Paulo Henrique Menino Azevedo, que atualmente atua como coordenador de novos negócios da Vitta Residencial, unidade de Ribeirão Preto). Ele conta que começou no grupo como estagiário, mas que o sonho de se tornar sócio sempre foi uma motivação. “Ter a oportunidade de me tornar sócio, levar nossa cultura, nossa identidade para outras cidades e ajudar a empresa expandir é uma meta. E eu tenho a certeza de que vamos melhorar a vida de muitas pessoas”, explicou.

Para Paulo, ter participado dessa primeira fase do programa foi uma experiência enriquecedora, principalmente pelo método de mentoria aplicado e o contato com outros profissionais do grupo. “Além disso, ‘tirar um tempo’ para pensar nas questões que envolvem os clientes e em outros desafios são experiências fundamentais para quem busca ser sócio”.

O candidato a futuro sócio não esconde sua expectativa. “Caso eu seja selecionado, não tenho dúvida que o programa irá me ajudar muito no sentido de conhecer áreas que não atuo, trocar experiência e entender quais são os desafios. Com isso, quando eu me tornar um sócio, poderei trabalhar por um crescimento mais acelerado, assertivo e saudável”, projeta. Ter participado da primeira fase já o impactou positivamente. “É um programa que inspira e motiva as pessoas a buscarem seus sonhos”, concluiu.

Após as atividades realizadas nos últimos dias serão selecionados cerca de 80 participantes para a próxima fase, que contará com entrevistas feitas por psicólogas especializadas em perfil intraempreendedor. “Essa fase que encerramos agora foi uma das quatro etapas da seleção 1 (Ideathon, entrevistas, assessment, apresentação final comitê). Depois, iniciaremos com uma nova turma de participantes que devem começar a etapa de Formação de Negócio em 2021 e que terá a duração de dois anos”, explica Francine. No último ano, os participantes viverão a experiência de abertura ou expansão de uma cidade (regional) com apresentação de projeto final. Ao fim desse processo, os selecionados que forem aprovados receberão o cargo de sócios da empresa e serão responsáveis pela construção de uma nova regional u expansão de uma região metropolitana.

Para Francine Mendonça, o projeto é de extrema importância para as empresas, pois auxilia no desenvolvimento local e até nacional através das aberturas de regionais em outras cidades. “O programa avalia a melhor formação e o desenvolvimento de colaboradores em liderança e conhecimento do negócio como um todo. Fora o nosso interesse em contribuir com a melhoria de áreas da cidade como economia traves da empregabilidade local, educação em projetos parcerias com instituições públicas e etc. Esses conhecimentos são fatores decisivos e podem ajudar a melhorar o entorno”, conclui.

Sobre o programa

O Ideathon - Programa de Formação de Sócios é uma iniciativa do grupo formado pelas construtoras Bild Desenvolvimento Imobiliário e Vitta Residencial Construtora e Incorporadora, com atuação nos estados de São Paulo e Minas Gerais, e tem como foco o desenvolvimento profissional de seus colaboradores internos.

Além disso, a inciativa também atua na identificação, desenvolvimento e reconhecimento de talentos. O Programa de Formação de Sócios se baseia em três pilares: engenharia, vendas e corporativo. Por isso, o participante que se tornar sócio-regional terá que ter visão macro das três áreas para assim poder despontar a novos negócios. Os dois primeiros anos são dedicados ao conhecimento das áreas e o último trata-se de um estágio ao lado de um sócio-regional para entender as regras do negócio e todas as ações que são direcionadas: desde a escolha do terreno até o lançamento de um novo produto. Até o momento, já foram três edições do programa e ao todo já são 36 sócios regionais em formação. “Com isso, nossos objetivos são apoiar a expansão das empresas através de pessoas preparadas e dispostas a contribuir com o crescimento local e fazer a diferença na vida de outras pessoas como um todo na educação, economia, social, entre outros fatores.”, finaliza Francine.

Sobre a Bild Desenvolvimento Imobiliário

Fundada em 2007, a Bild Desenvolvimento Imobiliário é uma incorporadora e construtora reconhecida pela capacidade de identificar grandes oportunidades no mercado imobiliário. É uma empresa com mais de 12 anos de atuação nas cidades de Ribeirão Preto, Bauru, Araraquara, Franca, Piracicaba, São José do Rio Preto e Uberlândia (MG). Possui uma multiplicidade de empreendimentos residenciais, comerciais e hoteleiros, totalizando mais de 6.400 unidades lançadas e 3.500 clientes: são 44 empreendimentos lançados, destes 24 já foram entregues (incluindo três hotéis).

Sobre a Vitta Residencial Construtora e Incorporadora

A construtora atua no mercado regional do Estado de São Paulo e Minas Gerais e tornou-se referência no setor imobiliário, com mais de 17 mil imóveis lançados nas cidades de Ribeirão Preto, Sertãozinho, Bauru, Araraquara, Piracicaba, Jaboticabal, Franca e Serrana e, recentemente, Uberlândia. São 10 anos de construção de uma história de marca de valor, apoiados em inovação, competitividade e foco constante no cliente. A Vitta Residencial já entregou mais de 10 mil unidades neste período de atuação no mercado regional. Hoje vem ampliando, de forma acelerada, seu desenvolvimento para manter.


Atendimento à Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Gabriel Todaro
(pauta@verbo.jor.br )

Editorias: Construção e Arquitetura  Feminina  Masculino  Mídia  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Telefone: 16-36108659-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.