Grupo de construtoras promove mais uma edição do programa de formação de sócios
Colaboradores durante Programa de Formação de Sócios

Programa é o maior processo seletivo interno em duas construtoras brasileiras que oferecem a oportunidade para que os colaboradores se tornem sócios, promovendo o intraempreendedorismo. Já foram realizadas três edições: ao todo são 36 sócios regionais em formação

Ribeirão Preto (SP), 12 de agosto de 2020 – O grupo que engloba as empresas Bild Desenvolvimento Imobiliário e Vitta Residencial Construtora e Incorporadora promove mais uma edição do Programa de Formação de Sócios – atividade que foi implementada há cerca de dois anos e já formou no ano passado a primeira turma com o tão sonhado título de sócios da empresa. Distribuir cotas da empresa é uma boa forma de atrair e reter talentos que contribuam para o crescimento dos negócios e é com essa filosofia que o grupo de construtoras com atuação nos Estados de São Paulo e Minas Gerais oferece mais um novo processo seletivo que acontecerá nos próximos dias 13, 14 e 15 de agosto.

O Programa de Formação de Sócios, que começou a ser implementando em 2017, estimula o intraempreendedorismo entre os colaboradores que sonham em ser sócios das empresas através da expansão regional. O processo seletivo interno de 2020 já é a maior seleção digital nas duas construtoras realizado até o momento. “São três etapas de seleção realizadas ao longo de três anos, sendo essa primeira com foco em competências comportamentais e atitudes empreendedoras. Nós temos 36 sócios na empresa, sendo que quase metade deles estão no programa”, revela a gerente de pessoas, gestão e expansão do grupo, Francine Mendonça. Segundo ela, o grupo conta com um plano de expansão que depende da quantidade de formação de pessoas. “Queremos expandir, mas através de gente alinhada com os nossos valores e cultura”, destaca.

Nesta nova edição, 175 colaboradores se candidataram. Destes, serão escolhidos cerca de 50 profissionais para a próxima fase. O programa será completamente digital, instigando os participantes a resolverem problemas e desafios das áreas de cliente, cultura empresarial, expansão e novos negócios. Um dos diferenciais do Programa de Formação de Sócios é que ele incentiva o empreendedorismo, promovendo o colaborador a conhecer todas as frentes de negócios da empresa, entre elas, empreender em uma nova cidade. “A expectativa para os que não vão seguir como sócios é que estes retornem melhores para suas áreas, com uma nova visão estratégica e habilidades adquiridas como líderes”, comenta Francine. Além disso, quem participa desenvolve mais criatividade, coragem, garra, empatia, liderança e resiliência. “Estes são alguns dos pontos que serão analisados nos colaboradores e as habilidades que o programa visa desenvolver”.

Francine Mendonça explica que o projeto é de extrema importância para as empresas, pois auxilia no desenvolvimento local e até nacional, através das aberturas de regionais em outras cidades. “O programa avalia a melhor formação e o desenvolvimento de colaboradores em liderança e conhecimento do negócio como um todo. Esses conhecimentos são fatores decisivos”.

Sobre o processo

O processo seletivo será realizado durante três dias: 13, 14 e 15 de agosto (de quinta-feira a sábado). A próxima fase, que conta com uma consultoria especializada no desenvolvimento da programação e gestão, será através do Ideathom, com desafios online – esta é a primeira vez que esta etapa acontece de forma virtual.

Nesta fase, o programa procura por pessoas com visão de dono, espírito de liderança, que tenham inquietude e sejam resilientes. Os que passarem por todas as etapas serão responsáveis pela construção de uma nova regional e, além disso, poderão buscar novas oportunidades no grupo.

O Programa de Formação de Sócios se baseia em três pilares: engenharia, vendas e corporativo. Por isso, o participante que se tornar sócio-regional terá que ter visão macro das três áreas para assim poder despontar a novos negócios. Os dois primeiros anos são dedicados ao conhecimento das áreas e o último trata-se de um estágio ao lado de um sócio-regional para entender as regras do negócio e todas as ações que são direcionadas: desde a escolha do terreno até o lançamento de um novo produto.

Visão dos donos

Rodrigo Villas Boas, um dos sócios fundadores da Bild e da Vitta Residencial, traduz esse programa como um sonho realizado. Ele conta que a mentalidade dos sócios estruturais da empresa sempre foi muito focada no conceito de que o segmento em que atuam não é industrial e, sim, artesanal. “Por conta deste modelo, com o tempo chegamos à conclusão de que a diferença no final do dia são as pessoas com espírito de donos”.

Hoje, o grupo, com quase 2 mil colaboradores, configurou uma genética com vários DNAs empreendedores e tem musculatura para crescer consolidado. “Resolvemos montar um programa para dar asas para quem quer voar”.

Sobre a Bild Desenvolvimento Imobiliário

Fundada em 2007, a Bild Desenvolvimento Imobiliário é uma incorporadora e construtora reconhecida pela capacidade de identificar grandes oportunidades no mercado imobiliário. É uma empresa com mais de 12 anos de atuação nas cidades de Ribeirão Preto, Bauru, Araraquara, Franca, Piracicaba, São José do Rio Preto e Uberlândia (MG). Possui uma multiplicidade de empreendimentos residenciais, comerciais e hoteleiros, totalizando mais de 6.400 unidades lançadas e 3.500 clientes: são 44 empreendimentos lançados, destes 24 já foram entregues (incluindo dois hotéis).

Sobre a Vitta Residencial Construtora e Incorporadora

A construtora atua no mercado regional do Estado de São Paulo e Minas Gerais e tornou-se referência no setor imobiliário, com mais de 17 mil imóveis lançados nas cidades de Ribeirão Preto, Sertãozinho, Bauru, Araraquara, Piracicaba, Jaboticabal, Franca e Serrana e, recentemente, Uberlândia. São 10 anos de construção de uma história de marca de valor, apoiados em inovação, competitividade e foco constante no cliente. A Vitta Residencial já entregou mais de 9 mil unidades neste período de atuação no mercado regional. Hoje vem ampliando, de forma acelerada, seu desenvolvimento para manter.

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Gabriel Todaro (pauta@verbo.jor.br)

Editorias: Construção e Arquitetura  Imóveis  Industria  Negócios  Recursos Humanos
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada