Agenda da 40tena cultural reúne workshop sobre Mitologia, Tribunal Literário e Contação de Histórias
...

Projeto da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, propagado pelas redes sociais da instituição, já impactou mais de 15 mil pessoas de diferentes localidades - durante a quarentena decretada em virtude da pandemia do novo Coronavírus. De 22 a 25 de julho, a agenda oferece três atividades diversificadas para quem curte arte e literatura. As transmissões serão pela plataforma Zoom. Todas as atividades são gratuitas

Ribeirão Preto (SP), 21 de julho de 2020 – A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto inicia a programação da 40tena Cultural desta semana na próxima quarta-feira (22) com um workshop sobre o tema “Reflexões sobre mitologia: mito, religião e magia”, a ser ministrado pelo professor da USP, Paulo Eduardo de Barros Veiga, a partir das 19h. O curso gratuito será transmitido pela plataforma Zoom através do link https://us02web.zoom.us/j/85464885938, que também está disponível no site e na bio do Instagram da Fundação: (http://www.fundacaolivroeleiturarp.com.br ou @fundacaolivrorp).

Paulo Eduardo de Barros Veiga é pós-doutorando do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (DM-FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, dedica-se ao estudo epistemológico de textos latinos da Idade Média sobre Teoria Musical. É doutor em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr). Atualmente, é sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) e participa do Grupo de Pesquisa LINCEU - Visões da Antiguidade Clássica (cadastrado na base dos Grupos de Pesquisa/CNPq) e do Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música (NAP-CIPEM). É também autor e já publicou poemas em antologias brasileiras, tendo sido selecionado em mais de cinco concursos.

Segundo o professor, o workshop será uma aula sobre mitologia no que confere seu estatuto artístico e filosófico. “Minha explanação vai tratar dos assuntos relacionados à mitologia, com ênfase na literatura. Serão três partes centrais: a primeira sobre o conceito de mito; a segunda sobre as relações e a esfera mais filosófica do conceito do mito e o terceiro e principal - com meu comentário sobre a literatura e as artes em modo geral”, explica. Para o docente, o tema é fundamental pois envolve um fenômeno das sociedades de todo o mundo. “O ser humano é por excelência mítico e metafórico. A atividade mostrará a importância da percepção de mundo e de discursos, já que tudo recai na essência da mitologia e na compreensão do mecanismo epistemológico do pensamento humano”, complementa.

Para Veiga, a programação da 40tena cultural da Fundação do Livro e Leitura é relevante durante o isolamento social, pois auxilia na democratização do conhecimento e na possibilidade de colocar dentro das casas das pessoas uma discussão que, raramente elas poderiam ter, principalmente pela forma que será abordado: “um pouco diferente do senso comum e também do que está nas apostilas e materiais didáticos”, destaca.

Já na sexta-feira (24), a agenda cultural traz a segunda edição da atividade “Tribunal Literário”. Desta vez, a discussão terá como tema o universo dos “HQs: Guerra Civil - Capitão América X Homem de Ferro”. Segundo a produtora Vanessa Cicilini, do Núcleo de Programação da Fundação do Livro e Leitura, a proposta é propiciar um debate sobre os dois super heróis, com André Cruz @andrecruzx defendendo o Capitão América e Amálio Damas @hqeironia para interceder pelo Homem de Ferro, ambos participantes do projeto NerdebateS, que tem como intuito promover o debate sobre a cultura pop sempre com um olhar crítico.

Quem participa como juiz é o quadrinista Tarso Eric @tarsoeric, que irá mediar a conversa e incentivar a participação do público. A transmissão do evento on-line será feita através da plataforma Zoom, a partir das 19h. O link para participação
https://us02web.zoom.us/j/87669082976#s pode também ser acessado na bio do Instagram e no site da Fundação.

Para fechar a semana, no sábado (25), a partir das 10h, a Fundação do Livro e Leitura realizará mais um encontro do Núcleo de Contadores de Histórias pela plataforma Zoom. Coordenado pela atriz Míriam Fontana, o núcleo faz parte do Plano Anual da Fundação e conta com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC. O acesso ao encontro é também aberto e gratuito pelo link : https://us02web.zoom.us/j/88483554079.

40tena cultural
Durante três meses de programação consecutiva, a 40tena Cultural já teve cerca de 45 atividades e interagiu com mais de 15 mil pessoas. O projeto, realizado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, tem como proposta incentivar as pessoas a ficarem em casa durante o período de isolamento social, em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19). Semanalmente são divulgadas atividades que abrangem desde as transmissões ao vivo com artistas e convidados até contação de histórias para crianças, show, dicas e discussões de livros. Para acompanhar a programação semanal, basta acessar as redes sociais da Fundação do Livro e Leitura:

Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (facebook.com/FundacaodoLivroeLeituraRP)
Linkedin (fundacaolivrorp),
Twitter (@FundacaoLivroRP)
Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)
Site http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. Em 2020, a Feira entraria na 20ª edição e tornaria-se internacional. Por isso recebeu recentemente nova identidade, apresentando-se como FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), mas foi remarcada para 2021, devido à pandemia de Coronavírus.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Nadine Barros Ramalho

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Feminina  Masculino  Mídia