E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Fundação do Livro e Leitura faz balanço do 40tena Cultural e apresenta agenda da semana
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Fundação do Livro e Leitura faz balanço do 40tena Cultural e apresenta agenda da semana
...

Depois de engajar mais de 13 mil pessoas por meio de projeto cultural propagado integralmente de forma online, instituição no interior de São Paulo avalia e redimensiona operação adotada durante a pandemia. O próximo passo é continuar reunindo nomes expressivos da literatura, pensadores contemporâneos e artistas de várias modalidades de toda parte para garantir entretenimento e cultura para a população de forma segura. Na próxima sexta-feira (26), a agenda contará com a participação de Ignácio de Loyola Brandão, um dos maiores escritores do país

Ribeirão Preto (SP), 22 de junho de 2020 – Após mais de três meses de isolamento e distanciamento social no país, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresenta um balanço da 40tena Cultural, projeto que a instituição lançou para não interromper suas atividades permanentes e garantir a comunicação com seu público. Integralmente transmitido pela internet e pelas redes sociais, a 40tena Cultural já realizou 35 atividades e impactou quase 13 mil pessoas, através das redes sociais da Fundação. Enquanto as atividades permanentes não podem acontecer, de forma presencial, o projeto tem levado arte, cultura, informação e entretenimento para o público da instituição.

A principal proposta da Fundação do Livro e Leitura com a agenda cultural online é incentivar as pessoas a ficarem em casa em prol do combate ao coronavírus (Covid-19), dando espaço e voz aos artistas e escritores de diversas localidades, através de ações de arte, cultura, educação, oferecendo reflexão e ampliando acesso e democratização do livro e da leitura.

A agenda da 40tena Cultural tem sido semanal até este mês de junho. O cardápio de eventos é bem diversificado e usa tecnologias diferentes, mas todas com acesso fácil – desde lives (vídeos ao vivo em plataformas streaming) com artistas e convidados até contações de histórias para crianças, shows, dicas e discussões de livros, entre outras ações, como o Tribunal Literário realizado em 2 de junho e o quadro Defenda seu Best – que começa nesta terça-feira (23/6), com a defesa de obras importantes por profissionais que são considerados experts em leitura; além dos programas permanentes como o Núcleo de Contadores de Histórias e Clube do Livro, entre outros.

Entre os destaques da agenda, nestes três últimos meses de atividade, a live com o professor Mario Sergio Cortella, realizada em 26 de maio e transmitida apenas pelo Instagram teve o pico de mais 8 mil espectadores (ao vivo). Já o vídeo postado no feed teve alcance médio de mais de 4 mil pessoas. “Temos constatado um movimento do público muito positivo: mesmo com a ausência de atividades presenciais, estamos conseguindo levar nossa programação a pessoas de diversas localidades do país, o que avançou a área de abrangência da Fundação do Livro e Leitura\", destaca a superintendente da Fundação, Viviane Mendonça.
A superintendente ressalta que a Fundação é responsável pela realização da 2ª maior feira a céu aberto do país - a FIL (Feira Internacional do Livro), que neste ano foi projetada para ter a sua primeira versão internacional, mas em função do desenvolvimento da pandemia e protocolos do covid-19, a instituição segue seu calendário e aguarda o cenário para decidir a realização do evento previsto para acontecer de 11 a 20 de setembro.

“Além da FIL, temos uma série de programas e atividades que desenham um importante papel do nosso trabalho, no fomento à leitura e na propagação das artes e cultura, em sintonia com os pilares da educação na formação do cidadão leitor”, complementa a presidente da Fundação, Dulce Neves.

Para a diretoria da Fundação do Livro e Leitura, em todo este tempo de isolamento e distanciamento sociais, a principal busca tem sido focada na continuidade das atividades promovidas, de maneira a assegurar os valores do DNA da instituição. A 40tena Cultural possibilitou à toda equipe da instituição continuar seu trabalho em home-office numa operação estruturada dentro dos protocolos da OMS (Organização Mundial de Saúde) e das autoridades brasileiras, em nível federal, estadual e municipal).

Dulce Neves explica que a equipe seguiu seu trabalho e seu calendário, sem parar nenhum dia neste período, com todos profissionais envolvidos de forma integrada, por meio de reuniões por aplicativo Zoom e outras conexões diárias, de forma a garantir o funcionamento e o trabalho de todos. “Estamos centrados no objetivo de fomentar a formação de leitores e incentivar o gosto pela leitura em nosso País. Temos vivenciando a receptividade do público e estamos certos de que o melhor é mantermos o nosso ânimo, a nossa força criativa e continuarmos o nosso trabalho com as ferramentas que podemos ter neste momento”, conclui.

Destaques da 40tena Cultural nesta semana
A programação da “40tena Cultural” começa nesta terça-feira (23/6), às 19h, com a participação de Tatiany Leite, idealizadora do Instagram @valerumlivro, para uma conversa sobre o livro “A insustentável leveza do ser”, de Milan Kundera. A jornalista estreia a atividade “Defenda seu Best” e vai discutir a obra, ao lado de Marcelo Cangemi. A atividade será oferecida ao vivo pelo Instagram: @fundacaolivrorp.

Na sexta-feira (26), também às 19h, o público tem encontro marcado na página da Fundação no Instagram com o escritor Ignácio de Loyola Brandão. Ele é sempre um dos nomes mais esperados da FIL (Feira Internacional do Livro) e vai falar sobre o tema “Leitura para além do enredo: literatura para decifrar o mundo”. Loyola tem produção ativa em sua coluna no jornal O Estado de São Paulo e em outros espaços da mídia brasileira como fonte referência da literatura nacional e é uma voz importante para esse momento da quarentena.
Loyola já esteve oito vezes na Feira do Livro e é um dos escritores que mais incentiva o evento literário. No ano passado, ele esteve em Ribeirão Preto, foi o escritor homenageado pela Feira do Livro e o protagonista do projeto Recortando Palavras, se encontrando com milhares de estudantes e o público em geral, nas atividades realizadas.

Ignácio de Loyola Brandão nasceu em 1936, em Araraquara, no interior de São Paulo. O escritor e jornalista já publicou 45 livros entre romances, contos, crônicas, biografias, viagens e infantis, muitos deles com traduções para o inglês, espanhol, alemão, italiano, húngaro, checo e coreano. São destaques em sua produção livros como \"Zero\", \"Não Verás País Nenhum\" e \"Os Olhos Cegos dos Cavalos Loucos\". Seu romance mais recente “Desta terra nada vaio sobrar a não ser o vento que sopra sobre ela” teve a primeira edição esgotada no primeiro mês de sua publicação, em outubro de 2018. Entre seus inúmeros prêmios, ganhou o \"Machado de Assis\", da Academia Brasileira de Letras, em 2016, além de seis Jabutis. Desde março do ano passado, o escritor foi eleito imortal, por unanimidade, à Academia Brasileira de Letras e passou a ocupar Cadeira 11.

O bate-papo será mediado por Laura Abbad, pedagoga e mestre em Educação pela USP. É bacharel em Artes Cênicas - habilitação em Direção Teatral pela Universidade Federal de Ouro Preto, com experiência nas áreas de Artes e Educação. De 2011 a 2017 foi coordenadora de programação para a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, sendo responsável pela curadoria, elaboração, planejamento, produção e acompanhamento de toda programação da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto e demais atividades socioculturais e educativas na área de incentivo e fomento ao livro e à leitura. Atualmente, integra o grupo de pesquisa LEPINJE - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Juventude e Educação, da Universidade de São Paulo, é pesquisadora do IPCCIC - Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais e coordenadora pedagógica do Marista Escola Social Irmão Rui na cidade de Ribeirão Preto.

Para encerrar a semana, no sábado (27), acontece mais um encontro do Núcleo de Contadores de Histórias da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. A atividade é gratuita e aberta ao público e será realizada pela plataforma Zoom, a partir das 10h. Para participar, basta acessar o link disponível no site da Fundação ou na bio do Instagram.

Como acessar a agenda cultural
A 40tena Cultural está sendo divulgada semanalmente nas redes sociais da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. Para participar, basta acessar os endereços online da instituição.
Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (facebook.com/FundacaodoLivroeLeituraRP)
Linkedin (fundacaolivrorp),
Twitter (@FundacaoLivroRP)
Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)
Site http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. Em 2020, a Feira entra na 20ª edição, torna-se internacional e recebe nova identidade, apresentando-se como FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto).

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Atendimento à Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Gabriel Todaro, Nadine Barros Ramalho e Juliana Castro

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Feminina  Masculino  Mídia  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Telefone: 16-36108659-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.