Leitura de poemas, contação de histórias e literatura fazem parte da programação 40tena Cultural
Gabriela Pedrão

Atividades da semana começaram na quarta-feira (22/4) e vão até sábado (25/4) com o tradicional encontro do Clube do Livro que, neste mês, acontece mais uma vez de forma remota. As atividades são transmitidas pelas redes sociais da entidade

Ribeirão Preto (SP), 23 de abril de 2020 – A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto divulga a agenda semanal da sua atividade 40tena Cultural que acontece em suas redes sociais (site, Instagram e Facebook) durante o período de isolamento e distanciamento social. Com programação aberta e gratuita à população de qualquer localidade, as atividades incluem declamações e análises de poemas, contação de histórias e o tradicional Clube do Livro, a partir desta quarta-feira (22). O projeto tem o objetivo de proporcionar uma agenda cultural de qualidade e incentivar as pessoas a permanecerem em casa e evitarem aglomerações.

A primeira atividade aconteceu nesta quarta-feira (22), às 17h, no Instagram da entidade, ao vivo (live), com Ana Luz e Fernando Pinho que declamaram e analisaram poemas de Carlos Drummond de Andrade, considerado um dos principais poetas da segunda geração do Modernismo.

Já na sexta-feira (24), a partir das 10h, também no Instagram da Fundação, a contadora de histórias e atriz, Míriam Fontana, trará histórias durante uma live divertida para toda a família. No dia 24 é celebrado o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, a atividade terá interpretação em libras, com Gesiel Santana, tornando a atração acessível para todos os públicos.

No sábado (25) acontece o tradicional encontro do Clube do Livro, com coordenação e mediação da bibliotecária Gabriela Pedrão, a partir das 16h, na plataforma Zooom (com link disponível no site http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com). O debate irá discutir a obra “Abril Despedaçado”, do escritor albanês Ismail Kadaré. O link para acesso ao grupo de reunião será disponibilizado nas redes sociais da Fundação do Livro, no Instagram e Facebook. “Abril Despedaçado” foi escolhido como uma referência ao próprio mês. A curadora explica que é uma história sobre vingança entre clãs e um código de honra que permite assassinatos - realidade já foi comum na Albânia. “É uma história sobre um povo violento, bem densa e pesada. Trata-se de uma vendeta, uma matança entre duas famílias, que acontece durante um longo tempo. Temos ainda um personagem com o dever de matar uma outra pessoa”, explica. Gabriela Pedrão ainda dá uma dica: “é importante mantermos nosso ritmo de leitura na quarentena, por ser um período difícil, estar recluso não é fácil. E a leitura acaba sendo uma porta para outras experiências e olhares. Viajar sem sair do lugar”, conclui.

Contação de História – Histórias que contam...
Sexta-feira, 24 de abril, a partir das 10h
Onde: Instagram @fundacaolivrorp | (ao vivo / live)

Clube do Livro | Obra: Abril Despedaçado”, de Ismail Kadaré
Sábado, 25 de abril, a partir das 16h
Onde: Plataforma de reuniões Zoom (link disponível nas redes sociais da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto)

O projeto - O 40tena Cultural tem a proposta de incentivar as pessoas a ficarem em casa em função do isolamento social decretado nas últimas semanas em combate ao coronavírus (covid-19) e conta com uma agenda semanal com atividades que vão desde lives (vídeos ao vivo em plataformas streaming) com artistas e convidados até contações de histórias para crianças, show, dicas e discussões de livros, entre outras ações. A agenda de programação do 40tena Cultural está sendo divulgada semanalmente nas redes sociais da Fundação:

Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (facebook.com/FundacaodoLivroeLeituraRP)
Linkedin (fundacaolivrorp),
Twitter (@FundacaoLivroRP)
Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)
Site http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Sobre a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que foi criada em 2004 inicialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Com o tempo, a Fundação ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A entidade se mantém a partir do apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos privados e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Gabriel Todaro

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Internet  Serviços  Sociedade