Grupo da construção civil adota medidas para reduzir impactos do covid-19

Empresas se mobilizaram para evitar a disseminação do coronavírus (Covid-19) e priorizaram, até agora, atitudes emergenciais e necessárias, como a atuação de quase 100% em home office em todas as cidades que atuam

Ribeirão Preto (SP), 07 de abril de 2020 – Após a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar em 11 de março, o grau de disseminação do coronavírus (covid-19) como pandemia no Brasil, muitas empresas estão tomando medidas cautelosas e emergenciais para impedir que a doença se propague. No Estado de São Paulo, por exemplo, o grupo formado pelas construtoras Bild Desenvolvimento Imobiliário e Vitta Residencial Construtora e Incorporadora, com atuação em várias cidades do interior, implementou, desde o início da pandemia, um plano de contingência com medidas preventivas que envolvem todo grupo de stakeholders, principalmente colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores - prática para evitar a disseminação do coronavírus.

Entre as medidas preventivas e emergenciais está o isolamento de quase 100% de seus colaboradores (com passagens esporádicas ao escritório) de todas as unidades corporativas no interior de São Paulo: operação planejada após ter sido comprovado o avanço da transmissão comunitária da doença, no dia 13 de março, inicialmente nas capitais dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Diante deste cenário no país, o grupo montou uma equipe de gestores durante o final de semana, nos dias 14 e 15 de março, para definir estratégias e encontrar soluções. A estruturação prática ocorreu em 48 horas: desde o dia 16 de março, segunda-feira, momento crítico para a sociedade brasileira quando começaram a ser divulgados novos decretos oficiais pelos órgãos competentes nas esferas nacional, estadual e municipal.

A primeira norma no país foi decretada pela Lei 13979/2020 e se refere às medidas para enfrentamento para emergência de saúde pública de importância internacional, decorrente do covid-19, responsável pelo surto de 2019, com início na China. Diante disso, a alta diretoria da empresa já vinha planejando ações e discutindo internamente possíveis soluções para serem implantadas, no momento oportuno.

O grupo adotou o formato home office, que já fazia parte da cultura das duas companhias, em todas as unidades corporativas nas cidades que atuam. Para que a operação funcionasse sem interrupções e falhas em toda sua cadeia, gestores da empresa contaram com suporte da área de TI (Tecnologia da Informação) para a operacionalização incluindo áreas como SAC, cobrança, entre outros.

Segundo Adriana Luz, diretora de gestão de pessoas do grupo, a estratégia deu certo e está funcionando sem falhas, apesar do grande número de colaboradores corporativos, pois o home office já era uma realidade nas empresas. “Assim que começou o movimento de disseminação do covid-19 vimos que, de alguma forma, íamos ter que parar as operações com muitas pessoas envolvidas. Os diretores conversaram sobre isso e tomaram a decisão de fazer o home office para evitar propagação, além de tomar precauções com os clientes”, conta. Com a equipe em home office, as companhias adotaram também o acolhimento e apoio psicológico a todos os colaboradores do grupo de risco que estão em casa e que passaram a ter acompanhamento individual para identificação de apoio médico, assistência com alimentos e medicamentos.

Para cumprir as determinações emergenciais, as construtoras têm tido um apoio grande do setor de TI – tanto para o programa de home office funcionar quanto para outras atividades planejadas para plataformas online. “Há uma colaboração muito grande da área de infraestrutura e de tecnologia”, destaca Adriana Luz.

Clientes

Nas centrais de negócios das duas construtoras, locais destinados a atendimentos a clientes, eles podem ser feitos 100% online – da escolha do imóvel e atendimento até envio de documentação e assinatura digital - ação pioneira no País e que está funcionando. Em caso de necessidade de algum encontro presencial, será realizado agendamento individual com hora marcada e uso de kit com álcool gel 70%, além de medidas como distanciamento, etiqueta respiratória e nova conduta para cumprimentos – sem abraços, beijos e aperto de mãos.

Outra medida preventiva foi a postergação de todos os eventos e atividades com clientes e público externo que estavam agendados para março e próximos meses, sendo readequados conforme a situação do País se normalizar. Em relação às vistorias dos apartamentos prontos e outras atividades relacionadas aos clientes que necessitam da presença em alguma ocasião, elas estão sendo realizadas individualmente, seguindo todos os protocolos da OMS (Organização Mundial da Saúde). “Em uma situação de vistoria, por exemplo, pedimos que o cliente não vá acompanhado. Nossa equipe está orientada a seguir todos os protocolos de segurança e ainda a manter as janelas e portas abertas”, alerta Alexandre Rago, gerente executivo de Experiência do Cliente das duas empresas. Segundo ele, a empresa ainda sugere aos clientes que questão no grupo de risco posterguem o agendamento ou enviem no seu lugar outra pessoa devidamente elegível. “Não podemos colocar a saúde das pessoas em risco, por isso, precisamos ser criativos na busca por soluções alternativas de modo que nossos clientes não sejam impactados”.

As empresas também enviaram comunicados para os clientes e síndicos sobre guia de boas práticas de prevenção e um guia de como as atividades da jornada (visita a obra, vistoria, entre outras ações) estão sendo realizadas – na maioria dos casos, individualmente e seguindo todos os padrões de higiene. Outra ação foi oferecer contação de histórias online para o público infantil, filhos de clientes das empresas.

Mudanças repentinas

Como forma de diminuir e evitar a disseminação da doença, a Vitta Residencial lançou um novo empreendimento em Bauru: Vitta Jardim Oliveiras através de transmissão ao vivo por uma rede social. A estratégia visou não alterar a agenda de lançamentos da empresa - já fechada anteriormente. A empresa inovou: realizou seu tradicional meeting com consultores sem nenhum deles estar presente na central de negócios.

Referente às assembleias e eventos de entregas de chaves da Vitta Residencial, também foram instaladas novas medidas. Daqui para frente, as assembleias serão realizadas através de ferramentas tecnológicas e transmissão online, permitindo a entrega do empreendimento sem deixar de seguir as recomendações dos protocolos de saúde. Os eventos de entrega de chaves, tradicionalmente conhecidos por comemorações e ações culturais e de entretenimento, serão replanejados para um momento mais oportuno. “Estamos entregando as chaves individualmente porque queremos proporcionar aos nossos clientes um momento de alegria em meio ao momento atual que o mundo está passando, porém, o evento de comemoração é muito importante para todos, por isso, fazemos questão de realiza-lo quando tudo isso passar”, ressalta Alexandre Rago. O serviço de assistência técnica será realizado por colaboradores de máscaras e conscientizados sobre a higiene e todos os procedimentos do protocolo da OMS (Organização Mundial da Saúde) e órgãos oficiais do Governo.

Nas obras, os mesmos procedimentos de prevenção e segurança também foram adotados, seguindo todas as recomendações de higiene, além da redução de colaboradores durante os turnos de trabalho e refeições, com dispensa para os que apresentarem sintomas gripais. “Tais medidas de proteção para contenção da pandemia permitem manter o zelo e o cuidado de toda nossa equipe, bem como com clientes, parceiros e fornecedores. Estamos evitando aglomerações e contatos diretos na tentativa de proteger a todos”, destaca Matheus Lauand, diretor executivo das empresas Bild e Vitta. Segundo ele, a equipe também adotou novas medidas, como o rodízio entre os colaboradores - evitando ao máximo o contato entre as pessoas, esterilização de ambientes internos e externos das obras.

Através das redes sociais e canais institucionais na internet, as duas companhias, trocaram ações de vendas, por prestação de serviço ao seu público e à sociedade como um todo, coletadas de órgãos e entidades competentes no assunto.

Experiência e aprendizado

Para a diretora de gestão e pessoas do grupo, Adriana Luz, apesar de toda dificuldade e impacto nas pessoas que a pandemia trouxe para o país, os gestores das duas construtoras têm percebido uma oportunidade para os times aprenderem uma forma nova de trabalho, ainda mais produtiva e cooperativa. “É uma forma que valoriza a qualidade de vida”, destaca. Para ela, é necessário sempre enxergar que, nas divergências, nos problemas do mundo, é possível que cada um aprenda e se adapte, conforme as necessidades. “O ser humano tem uma capacidade de adaptação muito grande, mas precisa descobrir suas potencialidades nessas horas”.

Sobre a Bild Desenvolvimento Imobiliário

Fundada em 2007, a Bild Desenvolvimento Imobiliário é uma incorporadora e construtora reconhecida pela capacidade de identificar grandes oportunidades no mercado imobiliário. É uma empresa com mais de 12 anos de atuação nas cidades de Ribeirão Preto, Bauru, Araraquara e Franca. Possui uma multiplicidade de empreendimentos residenciais, comerciais e hoteleiros, totalizando mais de 6.400 unidades lançadas e 3.500 clientes: são 41 empreendimentos lançados, destes 20 já foram entregues (incluindo dois hotéis).

Sobre a Vitta Residencial Construtora e Incorporadora

A construtora atua no mercado regional do Estado de São Paulo e Minas Gerais e tornou-se referência no setor imobiliário, com mais de 17 mil imóveis lançados nas cidades de Ribeirão Preto, Sertãozinho, Bauru, Araraquara, Piracicaba, Jaboticabal, Franca e Serrana e, recentemente, Uberlândia. São 10 anos de construção de uma história de marca de valor, apoiados em inovação, competitividade e foco constante no cliente. A Vitta Residencial já entregou mais de 9 mil unidades neste período de atuação no mercado regional. Hoje, com 10 anos de existência, vem ampliando, de forma acelerada, seu desenvolvimento para manter-se como uma marca empregadora e em pleno ritmo de expansão pelo País.

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Lígia de Castro, Gabriel Todaro, Nadine Barros, Juliana Castro (pauta@verbo.jor.br e redação@verbo.jor.br)

Editorias: Construção e Arquitetura  Economia  Imóveis  Serviços  Sociedade
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada