Comunicado - Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto
Comunicado - Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto
...

Ribeirão Preto (SP), 23 de março de 2020 - A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto informa que, em virtude da pandemia do coronavírus - COVID-19, e seguindo todos os protocolos da OMS (Organização Mundial de Saúde) e das autoridades brasileiras, em nível federal, estadual e municipal, a 20ª FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto) foi adiada para ser realizada no período entre 11 a 20 de setembro, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

A medida de adiamento da data, de 30 de maio a 7 de junho, foi adotada, expressamente, visando que a Fundação do Livro e Leitura, organizadora da Feira Internacional do Livro, juntamente com diversos parceiros, possa contribuir para que o avanço rápido da doença seja evitado entre toda a população brasileira. A FIL, considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, irá manter seu formato original com realização compartilhada com parceiros e seleção de homenageados e também mantém o tema “20 anos depois e agora?\".

Por conta da pandemia, a entidade adotou, no menor tempo possível, uma operação a partir da última quinta-feira (19/3), estruturando toda sua equipe para desempenhar funções adaptadas em home office, entre os profissionais, diretoria, parceiros, fornecedores e envolvidos no processo da montagem da Feira - o que já está funcionando bem.

A Fundação do Livro e Leitura também adotou medidas de cancelamento do seu calendário mensal de atividades, que fazem parte do Plano Anual da Fundação, e que contam com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC. Essas atividades culturais mensais, voltadas à população de forma gratuita, têm o objetivo de fomentar a leitura e o universo dos livros e autores, bem como propiciar um ambiente fomentador da literatura e das outras artes, como Encontro dos Médicos Escritores, Núcleo de Contadores de Histórias, Clube do Livro, Clube de Leitura, além de atividades esporádicas, com agendamento como cursos, oficinas e lançamentos de livros.

A Fundação compromete-se a seguir essa linha de trabalho até receber as devidas orientações das autoridades competentes, a fim de estabelecer, sem interrupção, todas as diretrizes necessárias para dar continuidade à preparação do evento e de suas atividades cotidianas. Segundo a diretoria da entidade, o grupo segue atento, inclusive, às adaptações e aos ajustes que possam se fazer necessários em todo o período da pandemia.

A diretoria, no entanto, expressa que, os envolvidos na equipe, bem como parceiros, prestadores de serviços, estão convictos de que é um momento difícil para todos, mas acredita que, juntos encontrarão um modelo de processo eficaz para a realização da Feira no momento oportuno, bem como de todas atividades conduzidas pela entidade.

Neste momento, o que mais importa para toda equipe é contribuir para salvar vidas, principalmente das pessoas mais fragilizadas e de menores oportunidades sociais.

Para enfrentar as dificuldades de saúde pública e todas as questões sociais envolvidas por conta do momento, o grupo manifesta que, retira inspiração para esse novo formato de trabalho e até de convivência do coletivo, nas obras dos diversos escritores da literatura mundial, em especial na obra do autor educação, Edgar Morin, que estimula a todos a seguirem interligados num propósito de cooperação maior. Em sua obra e estudos, Morin orienta um eixo central de pensamento aos leitores do mundo, que nos une e aproxima a todos, mesmo que virtualmente.

“Todo desenvolvimento verdadeiramente humano significa o desenvolvimento conjunto das autonomias individuais, das participações comunitárias e do sentimento de pertencer a espécie humana”.

Edgar Morin

Enquanto isso, a Fundação do Livro e Leitura atenderá pelos seguintes contatos:

Telefone / WhatsApp – (16) 98201-2389

E-mail – contato@fundacaodolivroeleitura.com.br

Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que foi criada em 2004 inicialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. Nesta 20ª edição, a feira torna-se internacional e recebe nova identidade, apresentando-se como FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), com o tema “20 anos depois e agora?”.

Com o tempo, a Fundação ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A entidade se mantém a partir do apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos privados e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração:
Gabriel Todaro, Nadine Barros Ramalho e Juliana Castro (pauta@verbo.jor.br e redação@verbo.jor.br )

Editorias: Criança  Cultura e Lazer  Educação  Saúde  Sociedade
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada