E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Filtro de argila é o mais eficiente para purificar a água
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Filtro de argila é o mais eficiente para purificar a água
...

Crise hídrica no Rio de Janeiro aumentou as vendas de filtros de barro com velas de cerâmica esterelizantes com carvão ativado. Conhecido como o método mais eficiente de purificação de água, filtros são fabricados em Jaboticabal, no interior de São Paulo

Ribeirão Preto (SP), Janeiro de 2020 – Um dos assuntos mais preocupantes para a sociedade atual é a falta de acesso à água limpa e tratada em alguns lugares do mundo. O Brasil vivencia essa realidade, principalmente no Rio de Janeiro, em função da qualidade da água distribuída pela Cedae que tem apresentado cheiro, gosto e coloração modificados pela presença da geosmina, uma substância produzida por algas que não traz danos à saúde.

De acordo com especialistas, a forma mais acessível de consumir água adequada à saúde e sem contaminação é através dos filtros de argila que têm como propriedade principal manter sempre a água fresca, deixando-a em até 5 graus abaixo da temperatura ambiente. Esses filtros contam com um processo de filtragem feita por velas de cerâmica esterelizantes, fabricadas em um material microporoso que retém as partículas sólidas e as impurezas da água.

No interior de São Paulo, na cidade de Jaboticabal, a Cerâmica Stéfani, indústria com mais de 70 anos e que faz parte do Grupo Stéfani Ribeirão Diesel, produz filtros de argila, avaliados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). A empresa é considerada a maior fabricante de filtros de argila do mundo, atingindo a média de 60% da produção nacional. Hoje, a Cerâmica Stéfani exporta para mais de 50 países e fornece os filtros para todos Estados brasileiros onde mantém representantes.

Esterilização de alta performance
Segundo Emilio Garcia Neto, diretor da Cerâmica Stéfani, o processo de purificação da água é feito através de velas internas que possuem a função de eliminar as impurezas presentes na água, tornando-a mais limpa e segura para consumo. As velas contam com uma parede de cerâmica branca microporosa por fora e carvão ativado na parte interna - o responsável por extrair inclusive o cloro da água. “São as velas que retém as partículas e purificam a água”, explica. Segundo o diretor, a Cerâmica Stéfani investiu em tecnologia e aplicou nanopartículas de prata coloidal nas velas, livrando a água de bactérias. “Dessa forma, conseguimos realizar uma esterilização em até 99% das bactérias”, explica.

CRISE DE ÁGUA NO RIO DE JANEIRO
Com a crise hídrica no Rio de Janeiro, a solução que grande parte da população encontrou para esterilizar a água para o consumo foi através da filtros de argila com vela de carvão ativado, que reduz as impurezas. Somente em janeiro, a indústria apresentou um aumento de 20% nas vendas para o Estado carioca, comparado com o mesmo período do ano passado. Em janeiro de 2019, as vendas para o Estado foram de 2.500 unidades de filtros de barro e 19.500 unidades de velas esterelizantes. Neste ano, até o momento, a indústria vendeu 3 mil filtros e 23.400 velas para o Rio de Janeiro.

Emilio Garcia Neto explica que o único equipamento capaz de filtrar a geosmina é o com carvão ativado que realiza um tratamento químico da água. As velas funcionam como o coração do produto e é a parte fundamental para que a água tenha um processo de filtragem com excelentes resultados. “Hoje, no mundo, morrem 10 milhões de pessoas por ano por causa de doenças que não existiriam se a água fosse tratada”, explica o diretor, destacando a importância deste processo no consumo diário. De acordo com ele, o filtro possui vela de tripla ação esterelizante com carvão ativado, capaz de reduzir odores, sabores e a presença de bactérias na água.

O consumo da água tratada reduz o risco de doenças como diarréia, verminoses, cólera, febre tifoide, hepatite A e até poliomielite, que podem ser transmitidas através da ingestão de água ou alimentos contaminados com vírus, bactérias ou parasitas. Para evitar estas e outras doenças, uma alternativa simples e de baixo custo, é o consumo de água limpa e sem contaminação.

A Cerâmica Stéfani
Considerada a maior cerâmica de filtros de argila do mundo e referência no mercado, a Cerâmica Stéfani faz parte do Grupo Stéfani Ribeirão Diesel que tem atuação na região metropolitana de Ribeirão Preto e mais de 22 unidades operacionais. A Cerâmica foi inaugurada em 1947 pelos irmãos Séfani. Localizada em Jaboticabal, interior de São Paulo, em um espaço de 50 mil m², produz equipamentos para filtragem de água de forma simples e acessível para toda a população. Conta com mais de 250 colaboradores que trabalham com equipamentos modernos – o processo antigamente era todo manual, no entanto, hoje a parte industrial está 80% mecanizada (somente a pintura e a modelagem da base dos filtros em argila são feitas por ceramistas e artesãos).

A indústria tem capacidade de produção de 30 mil filtros e 800 mil velas por mês. Consta em seu portfolio diversos tamanhos e modelos de filtros, do tradicional ao sofisticado, oferendo a linha de argila, argila e plástico e somente plástico. Entre os filtros e velas, são mais de 60 produtos. Conta com mais de 6 mil postos de venda e atende a todo o País, além de exportar para mais de 50 países, entre eles Franca, África do Sul e Emirados Árabes.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
- produção de filtros em 2019: 306 mil unidades
- produção de velas em 2019: 3.900.000 mil unidades
- vendas para o RJ em janeiro de 2019: 6% do faturamento
- vendas para o RJ em janeiro de 2020: 9% do faturamento (até o momento)
- expectativa de crescimento das vendas (RJ) para janeiro de 2020: era 7%
- vendas realizadas no Estado do RJ até o momento: 20% acima do previsto.

PERFIL GSRD
Com 72 anos de fundação, o Grupo Stéfani Ribeirão Diesel conta com 22 unidades operacionais, atuando como representante das marcas automobilísticas de renome e forte presença no mercado de pneus e recapagem, purificadores de água e corretora de seguros. Fazem parte do grupo as empresas: Ribeirão Diesel Mercedes-Benz, em Ribeirão Preto e Franca e Stéfani Diesel Mercedes-Benz, em Jaboticabal - ambas com a expertise em caminhões, ônibus e vans Mercedes-Benz. Ribeirão Diesel Pneus e Stéfani Pneus Michelin, com unidades em Bauru, Catanduva, Franca, Jaboticabal, Pirassununga e Ribeirão Preto, representantes da marca Michelin no comércio de pneus de automóveis, caminhonetes, vans, caminhões, ônibus e agrícolas, além dos serviços de recapagem e truck center; Stecar Mercedes-Benz, representa a marca Mercedes-Benz Automóveis, sediada em Ribeirão Preto, e Stecar América, com marcas como Jeep, Chrysler, Dodge e RAM, também sediada em Ribeirão Preto. Itacuã VW, com a marca Volkswagen e Itacuã Motos, com a representação da marca Yamaha, ambas em Ribeirão Preto. Stéfani Motors, representante da marca Toyota, com unidades em Jaboticabal, Araraquara e São Carlos. Stéfani Massey, representante da marca Massey Ferguson para máquinas agrícolas como tratores, pulverizadores, colheitadeiras, entre outras, com unidades em Ribeirão Preto, Jaboticabal e Catanduva. Cerâmica Stéfani, em Jaboticabal, é a pioneira do grupo, fabricante de purificadores de água, abastece todo o território nacional, com mais de 6 mil clientes, exportando para mais de 40 países. Stéfani Seguros, sediada em Ribeirão Preto, com abrangência nacional, atua no setor de seguros de veículos, residenciais, empresarial, de vida, entre outros.

Atendimento à Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas: Andrea Berzotti (andrea@verbo.jor.br),Luciana Grili (luciana@verbo.jor.br) e Valter Jossi Wagner (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Gabriel Todaro e Juliana Castro

Editorias: Ciência e Tecnologia  Ecologia e Meio ambiente  Industria  Negócios  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Telefone: 16-36108659-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.