E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Grupo Stéfani Ribeirão Diesel substitui copos plásticos por canecas em polipropileno
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Grupo Stéfani Ribeirão Diesel substitui copos plásticos por canecas em polipropileno
...

Ação entre colaboradores de todas as 22 unidades do grupo já substituiu copos plásticos pelas canecas, reduzindo o uso de cerca de 800 mil copos ao ano

Ribeirão Preto (SP), 16 de janeiro de 2020 – Desde o final de 2019, cerca de 1 mil colaboradores do Grupo Stéfani Ribeirão Diesel, que tem mais de 72 anos de atuação em várias cidades do Estado de São Paulo, deixaram de usar os copos plásticos diariamente. Além de resultar em economia de gastos, a ação busca conscientizar todo o time das 22 empresas dos setores automobilísticos, pneus e recapagem, purificadores de água e corretora de seguros, quanto à necessidade de cuidados com os recursos naturais. A proposta do grupo é substituir os copos plásticos descartáveis pelos permanentes de polipropileno através de uma campanha ambiental interna que visa a conscientização de todos os colaboradores.

A mudança de hábito ocorreu por conta de um estudo feito pelo próprio Grupo, no período de janeiro a outubro de 2019, em quatro empresas: Stéfani Diesel, Itacuã VW, Stéfani Massey e Ribeirão Diesel, todas em Ribeirão Preto. O levantamento apontou que, em um período de 10 meses, as filiais utilizam, em média, 557 mil copos – de 50 e 150 ml.

De acordo com Edivania Paula Ferreira Jorge, responsável pela área ambiental do Grupo Stéfani Ribeirão Diesel, com o levantamento foi constatado que muitos copos eram descartados, daí a proposta da substituição. “Cada colaborador recebeu uma caneca e a cada novo que entra na empresa, também é incentivado a colaborar com a campanha”, destaca. Segundo ela, todos os colaboradores das 22 unidades do grupo foram bastante colaborativos com a mudança.

Para a supervisora de recursos humanos do Grupo Stéfani Ribeirão Diesel, Fernanda Monti, a campanha surgiu após observar o uso indiscriminado de copinhos de plástico e nenhuma preocupação ambiental. “O copo plástico é feito de petróleo e demora 450 anos para se decompor na natureza. Por isso, as empresas têm a função social de educação e mudança para o mundo que queremos ter e observar”, alerta.

De acordo com Fernanda, no Grupo Stéfani Ribeirão Diesel eram consumidos 800 mil copos plásticos ao ano. “Com a substituição, esse número cairá praticamente em 100%. Já em termos de custo, o investimento foi muito baixo em comparação com a economia que o projeto irá gerar ao longo do ano”, acrescenta.

Produção de plástico no Brasil
Um estudo feito pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF) e divulgado em 2019, o Brasil produz 11 milhões de toneladas de lixo plástico por ano. O país é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, atrás somente de Estados Unidos, China e Índia. Além de ser o que menos recicla este tipo de lixo, apenas 1,2%, ou seja, 145.043 toneladas recicladas. Cada brasileiro produz, em média, 1 kg de lixo plástico por semana.

O plástico pode ter outro caminho, além de lixões e reciclagem, o mar. A ONU (Organização das Nações Unidas) estima que até 12 milhões de toneladas do material entram no mar, todos os anos. Pensando em combater o descarte inapropriado do plástico, no Estado de São Paulo – através do Projeto de Lei (PL) sancionado pelo governador João Doria (PSDB), no dia 13 de julho de 2019 – é proibido o fornecimento de canudos plásticos em restaurantes.

PERFIL GSRD
Com 72 anos de fundação, o Grupo Stéfani Ribeirão Diesel conta com 22 unidades operacionais, atuando como representante das marcas automobilísticas de renome e forte presença no mercado de pneus e recapagem, purificadores de água e corretora de seguros. Fazem parte do grupo as empresas: Ribeirão Diesel Mercedes-Benz, em Ribeirão Preto e Franca e Stéfani Diesel Mercedes-Benz, em Jaboticabal - ambas com a expertise em caminhões, ônibus e vans Mercedes-Benz. Ribeirão Diesel Pneus e Stéfani Pneus Michelin, com unidades em Bauru, Catanduva, Franca, Jaboticabal, Pirassununga e Ribeirão Preto, representantes da marca Michelin no comércio de pneus de automóveis, caminhonetes, vans, caminhões, ônibus e agrícolas, além dos serviços de recapagem e truck center; Stecar Mercedes-Benz, representa a marca Mercedes-Benz Automóveis, sediada em Ribeirão Preto, e Stecar América, com marcas como Jeep, Chrysler, Dodge e RAM, também sediada em Ribeirão Preto. Itacuã VW, com a marca Volkswagen e Itacuã Motos, com a representação da marca Yamaha, ambas em Ribeirão Preto. Stéfani Motors, representante da marca Toyota, com unidades em Jaboticabal, Araraquara e São Carlos. Stéfani Massey, representante da marca Massey Ferguson para máquinas agrícolas como tratores, pulverizadores, colheitadeiras, entre outras, com unidades em Ribeirão Preto, Jaboticabal e Catanduva. Cerâmica Stéfani, em Jaboticabal, é a pioneira do grupo, fabricante de purificadores de água, abastece todo o território nacional, com mais de 6 mil clientes, exportando para mais de 40 países. Stéfani Seguros, sediada em Ribeirão Preto, com abrangência nacional, atua no setor de seguros de veículos, residenciais, empresarial, de vida, entre outros.

Atendimento à Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas: Andrea Berzotti (andrea@verbo.jor.br), Luciana Grili (luciana@verbo.jor.br) e Valter Jossi Wagner (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Gabriel Todaro

Editorias: Ecologia e Meio ambiente  Economia  Negócios  Recursos Humanos  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Telefone: 16-36108659-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.