Fundação do Livro e Leitura divulga agenda de atividades de dezembro
Capa de Carlos Reno

Últimas atividades de 2019 da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto já estão agendadas. No dia 14 acontece o Clube do Livro e no dia 21 será o lançamento da 3ª edição da HQ “Escape para o Perigo”

Ribeirão Preto (SP), 9 de dezembro de 2019 – Encerrando as atividades de 2019, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto anuncia sua agenda para o mês de dezembro. Os encontros acontecem na sede da Fundação, localizada na Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no Jardim América, em Ribeirão Preto. Todas as atividades são abertas à população e gratuitas.

O último encontro de 2019 do Clube do Livro, atividade permanente da instituição, acontece no próximo sábado (14), às 16 horas. O livro desta edição será “Canção de Natal”, do romancista inglês Charles Dickens, obra de 152 páginas vencedora do prêmio FNLIJ de 1996. O livro traz uma narrativa que acontece na véspera de Natal, quando um velho homem de negócios londrino, amargo, avarento, implacável e desumano, recebe durante a noite a visita do fantasma do seu ex-sócio, Jacob Marley. Em seguida, ele recebe também o Espíritos do Natal Passado, Presente e Futuro que despertarão, de forma terrificante, a consciência e o verdadeiro sentido da época natalina. “Considerado um dos principais clássicos natalinos de todos os tempos e uma das mais célebres obras de Dickens, o livro foi escrito em menos de um mês originalmente para pagar dívidas”, destaca a curadora do Clube do Livro, a bibliotecária Gabriela Pedrão.

Já para os fãs de super-heróis e histórias em quadrinhos, acontece no dia 21 (sábado), às 15 horas, o lançamento da terceira edição da HQ “Escape para o Perigo”, do roteirista ribeirão-pretano Ricardo Barbieri. O roteirista comenta que, quando criança, lia histórias de heróis e se inspira nas grandes sagas, das décadas 70 e 80, época de prata e bronze dos quadrinhos. “As histórias são carregadas. Quem começa a ler, precisa conhecer tudo o que aconteceu nos anos anteriores. Portanto, nossa intenção é trazer histórias independentes, sem a necessidade de conhecer o que aconteceu hoje”, explica.

Além de histórias independentes, as HQs do roteirista também contêm uma saga, que ele pretende encerrar com a 7ª edição. “Por mais que tenham histórias diferentes, todas fazem parte do mesmo universo”, reforça Barbieri. Para ele, é uma satisfação ter seu trabalho reconhecido e participar desta terceira edição do projeto. “Tenho uma satisfação muito grande por este trabalho. Existem personagens que escrevi quando tinha 9 anos. É uma realização pessoal que me possibilitou conhecer artistas brasileiros”.

O trabalho é fruto da parceria entre o roteirista, editor e desenhista Ricardo Barbieri, com o outro editor, diagramador e designer gráfico, Adilson Terrível. João Dinardi, Osvaldo Ruiz, Dan Medeiros e Paulo Fritoli completam o time de desenhistas, além da participação especial do responsável pela saga “Hulk Imortal”, da Marvel Comics, Joe Bennet, e Carlos Reno, desenhista da capa. As cores ficam sob a responsabilidade de Thiago Fachini, Luiz Menechino, Vinicius Falcão, Dan Medeiros, Paulo Fritoli, Adilson Terrível e Carlos Reno. Adilson Terrível, cuida das letras da HQ.

SERVIÇO:
14 de dezembro
Clube do Livro | “Canção de Natal”, de Charles Dickens
Horário: 16h
Local: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América, Ribeirão Preto-SP)
Atividade gratuita e aberta à população
21 de dezembro
Lançamento de História em Quadrinhos | “Escape para o Perigo”, 3ª edição, de Ricardo Barbieri
Horário: 15h
Atividade gratuita e aberta à população

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.
Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Nadine Barros Ramalho e Gabriel Todaro (pauta@verbo.jor.br / redacao@verbo.jor.br)

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Feminina  Masculino  Sociedade
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada