Crescem as vendas de carros PcDs nos últimos anos

Segundo dado do IBGE, cerca de 24% da população apresenta algum grau de deficiência. Em 2018, as vendas de automóveis PcDs bateram o recorde em vendas

Ribeirão Preto (SP), 02 de dezembro de 2019 – Desde o ano de 1992, em 3 de dezembro é celebrado o Dia Internacional do Deficiente Físico, data instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) para sensibilizar a população para os desafios enfrentados por pessoas com deficiência física. De acordo com o Censo de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), quase 46 milhões de brasileiros – cerca de 24% da população, apresenta algum grau de deficiência. Porém, o que muita gente ainda não sabe é que os portadores de algum tipo de deficiência ou doenças crônicas (que comprometam a mobilidade) podem solicitar descontos nos impostos na hora de comprar um carro zero km. O desconto é garantido pela Lei Federal Nº 8.989 que foi criada para facilitar a mobilidade destas pessoas.

Os direitos a isenção envolvem impostos federais e estaduais, como o IPI, ICMS, IPVA e IOF. No ano de 2013 foi estendida aos familiares dos que não podem dirigir, como os deficientes visuais, mental, intelectual ou física grave. A lista de doenças para isenção do imposto na compra de um carro zero é extensa e inclui cerca de 70 doenças elegíveis, como hérnia de disco, hepatite, osteoporose, diabetes, artrite, artrose, AVC e LER.

Crescimento nas vendas
De acordo com dados da Abridef (Associação Brasileira das Indústrias e Revendedores de Produtos e Serviços para Pessoas com Deficiência), a venda de automóveis com isenções para PcD cresceram exponencialmente nos últimos cinco anos. Em 2018, houve um recorde: foram 264.300 contra 84 mil, em 2014.

Ronaldo Fernandes, gerente comercial da concessionária Stéfani Motors, empresa do Grupo Stéfani Ribeirão Diesel, concorda que a venda de carros 0 km para esse público vem crescendo muito nos últimos anos. Somente nessa nossa concessionária do Grupo, quem fica em Araraquara, em 2019, as vendas de carros PcDs foram de 24% do total, o que representa um amento de 5%, referente ao ano anterior.

“Solicitar o benefício é simples: basta procurar o Detran (Departamento Estadual de Trânsito e solicitar, junto a perícia médica, laudo atestando a condição de deficiente ou portador de patologia”, explica Ronaldo Fernandes. Além do laudo, é necessário ainda a emissão de uma CNH especial, documentação para isenção do IPI na Receita Federal, e isenção do ICMS na Secretaria da Fazenda do Estado e isenção do IPVA após a compra do carro.
Para garantir as isenções fiscais, os veículos precisam custar até R$ 70 mil fabricados no Brasil. “Se ultrapassar o valor, ele terá apenas o direito da isenção do IPI”, alerta o gerente comercial.

PERFIL GSRD
Com 72 anos de fundação, o Grupo Stéfani Ribeirão Diesel conta com 22 unidades operacionais, atuando como representante das marcas automobilísticas de renome e forte presença no mercado de pneus e recapagem, purificadores de água e corretora de seguros. Fazem parte do grupo as empresas: Ribeirão Diesel Mercedes-Benz, em Ribeirão Preto e Franca e Stéfani Diesel Mercedes-Benz, em Jaboticabal - ambas com a expertise em caminhões, ônibus e vans Mercedes-Benz. Ribeirão Diesel Pneus e Stéfani Pneus Michelin, com unidades em Bauru, Catanduva, Franca, Jaboticabal, Pirassununga e Ribeirão Preto, representantes da marca Michelin no comércio de pneus de automóveis, caminhonetes, vans, caminhões, ônibus e agrícolas, além dos serviços de recapagem e truck center; Stecar Mercedes-Benz, representa a marca Mercedes-Benz Automóveis, sediada em Ribeirão Preto, e Stecar América, com marcas como Jeep, Chrysler, Dodge e RAM, também sediada em Ribeirão Preto. Itacuã VW, com a marca Volkswagen e Itacuã Motos, com a representação da marca Yamaha, ambas em Ribeirão Preto. Stéfani Motors, representante da marca Toyota, com unidades em Jaboticabal, Araraquara e São Carlos. Stéfani Massey, representante da marca Massey Ferguson para máquinas agrícolas como tratores, pulverizadores, colheitadeiras, entre outras, com unidades em Ribeirão Preto, Jaboticabal e Catanduva. Cerâmica Stéfani, em Jaboticabal, é a pioneira do grupo, fabricante de purificadores de água, abastece todo o território nacional, com mais de 5 mil clientes, exportando para mais de 45 países. Stéfani Seguros, sediada em Ribeirão Preto, com abrangência nacional, atua no setor de seguros de veículos, residenciais, empresarial, de vida, entre outros.

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas: Andrea Berzotti (andrea@verbo.jor.br),Luciana Grili (luciana@verbo.jor.br) e Valter Jossi Wagner (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Gabriel Todaro, Juliana Castro, Nadine Barros Ramalho

Editorias: Automóveis e Automotores  Feminina  Masculino  Sociedade