E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Romance de Saramago entra em discussão no Clube do Livro, neste sábado (13)
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Romance de Saramago entra em discussão no Clube do Livro, neste sábado (13)
...

“As Intermitências da Morte”, obra escrita pelo português José Saramago e publicado em 2005, será discutido pelo grupo na sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, a partir das 16h

Ribeirão Preto, 12 de abril de 2019 – O Clube do Livro, programa cultural desenvolvido pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, realiza mais um encontro neste próximo sábado, dia 13 de abril, a partir das 16h, na sede da Fundação, que fica na Rua Professor Mariano Siqueira, 81, bairro Jardim América. O livro escolhido para esta edição é “As Intermitências da Morte”, escrito por José Saramago e lançado em 2005.

A frase inicial da obra “No dia seguinte ninguém morreu” é ponto de partida para a imaginação sobre a vida, a morte, o amor e o sentido (ou a falta dele) da existência e serve como referência para o debate do encontro.
Nesta obra, Saramago vai além de reflexões existenciais, traçando uma dura crítica à sociedade moderna. Ele cria um país fictício para denunciar situações, como as reações da Igreja, do Governo, do Clero, dos repórteres, dos filósofos, das famílias, da máfia, entre outras, fazendo uma análise de todas as classes. “As Intermitências da Morte” é uma obra diferente. É uma mistura de realismo mágico com questões sobre morte, a finitude, a religião e a essência humana”, comenta a curadora do Clube do Livro, Gabriela Pedrão.

José de Sousa Saramago nasceu na freguesia portuguesa de Azinhaga, município de Golegã, vila portuguesa no Ribatejo, pertencente ao Distrito de Santarém, em 16 de novembro de 1922. Ganhou o Nobel de Literatura de 1998, e venceu também, em 1995, o Prêmio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa. É considerado o responsável pelo reconhecimento internacional da prosa em Língua Portuguesa.

“A leitura desta obra era um pedido dos integrantes do Clube do Livro desde o ano passado. Sempre lemos autores de língua portuguesa. No ano passado lemos Valter Hugo Mãe, Eça de Queiroz e Mia Couto”, cita Gabriela.
Segundo ela, como o livro é mais denso (com 214 páginas), a discussão será interessante e a expectativa é que renderá diversas interpretações. “Acho que a discussão será muito rica. Estou ansiosa, pois o grupo queria muito ler uma obra do autor”, completa.

O Clube do Livro faz parte do Plano Anual da Fundação e conta com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC. A entrada é aberta e gratuita. As inscrições para participar podem ser feitas pelo telefone (16) 3911 1050 ou por email: clubedolivro@fundacaodolivroeleitura.com.br.

SERVIÇO:
Clube do Livro | Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto
Obra: “As Intermitências da Morte”, de José Saramago
Data: 13 de abril/2019
Horário: 16h às 18h
Local: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Rua Professor Mariano Siqueira, 81 – Jardim América)
Informações e inscrições: (16) 3911 1050 / clubedolivro@fundacaodolivroeleitura.com.br.

Entrada Gratuita

Agenda
Confira abaixo os livros escolhidos para leitura e debate durante os encontros do Clube do Livro para os próximos meses de 2019. A lista também pode ser acessada pelo link: https://fundacaodolivroeleiturarp.com/2018/12/12/encontro-do-clube-do-livro/
18/Maio: O Som e a Fúria, William Faulkner
15/Junho: O Deus das Pequenas Coisas, Arundhati Roy
20/Julho: A Festa do Bode, Mario Vargas Llosa
24/Agosto: O Avesso da Vida, Philip Roth
21/Setembro: Ratos e Homens, John Steinbeck
19/Outubro: Desonra, J.M. Coetzee
23/Novembro: O Capote, Nikolai Gógol
14/Dezembro: Canção de Natal, Charles Dickens

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Informações para a Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Gabriel Todaro e Juliana Castro

Editorias: Cultura e Lazer  Feminina  Masculino  Mídia  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Telefone: 16-36108659-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Tags
•  EDUCAÇÃO  •  CULTURA  •  SAÚDE  •  TECNOLOGIA  •  INTERNET  •  TI  

Mais tags
O que são tags ?

Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.