E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Fundação do Livro e Leitura realiza lançamento oficial dos projetos Combinando Palavras e Recortando Palavras para a 19ª Feira Nacional do Livro
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Fundação do Livro e Leitura realiza lançamento oficial dos projetos Combinando Palavras e Recortando Palavras para a 19ª Feira Nacional do Livro
...

Os dois projetos serão apresentados na próxima quinta-feira (28) para coordenadores da rede estadual de ensino. Este é o terceiro ano que a Fundação, em parceria com o SESC e a Diretoria de Ensino - Região de Ribeirão Preto, desenvolve o Combinando Palavras. Já o Recortando Palavras é novidade com produção de fanzines para estudantes


Ribeirão Preto (SP), 26 de março de 2019 - A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto realiza na próxima quinta-feira (28), o lançamento dos projetos Combinando Palavras e Recortando Palavras. Serão dois encontros com duas turmas diferentes de coordenadores de escolas estaduais de Ribeirão Preto e região, das 8h30 às 12h00 e 13h30 às 17h00, na sede da Diretoria de Ensino - Região de Ribeirão Preto, que fica na Avenida Nove de Julho, 378.

Os dois projetos vão seguir as diretrizes do tema da 19ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto: “Entre Uma História e Outra, Uma Nova História – Um Mundo Melhor para Todos. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”. A proposição também vai embasar todas as atividades e debates do evento, que acontece de 9 a 16 de junho.

Neste ano, o projeto Combinando Palavras atenderá a cerca de 5 mil estudantes do ensino médio das escolas estaduais, 2 mil da rede municipal de ensino, além de 500 estudantes do projeto Educandário e 500 da ETEC - José Martimiano da Silva (escola técnica localizada no bairro Campos Elíseos) - seguindo o modelo padrão já implementado nos anos anteriores. Já o projeto Recortando Palavras será oferecido para mil alunos do 9º ano da rede estadual de ensino.

Segundo a curadora da 19ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, Adriana Silva, a Fundação do Livro e Leitura manteve o compromisso de oferecer atividades literárias de formação aos estudantes da rede pública de ensino para depois eles interagirem com autores durante o evento. “Os dois projetos [Combinando Palavras e Recortando Palavras] vão possibilitar aos alunos um conhecimento e percepção ampliada sobre a obra do autor escolhido”, destaca. As atividades oferecidas em sala de aula por professores fixam o aprendizado e visam despertar o gosto pela leitura e a escrita. “A oportunidade do contato mais próximo com escritor durante a feira é uma experiência transformadora para os alunos”, avalia Adriana Silva.

Para participar do Combinando Palavras cada unidade escolar da rede estadual participante deverá fazer suas inscrições por aluno e escolher o autor que vai trabalhar. Os nomes dos autores serão revelados no dia 28 de março. As escolas municipais contarão com a homenageada Heloisa Prieto, a Etec com Renan Inquérito, o Educandário e o projeto Recortando Palavras trabalharão com o autor homenageado pela feira, Ignácio de Loyola Brandão, recentemente indicado como o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras.

Oficinas de Formação
O projeto Combinando Palavras oferece também aos professores e coordenadores envolvidos oficinas de preparação. Nestes encontros são disponibilizadas as informações gerais sobre o projeto de 2019, bem como fornecidos materiais de apoio com as características de cada autor e de suas obras.

As oficinas fornecem obras e textos para que os docentes possam explorar histórias destes escritores em sala de aula. A atividade também prevê dinâmicas de estudos e outros tipos de produções para salas de aula com os alunos.

19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto - Já consolidada como um dos maiores eventos culturais do país, a intenção dos organizadores é que a feira reúna uma programação com mais de 200 atividades - todas gratuitas e abertas para à população. São salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, saraus e projeto educacionais, entre outras.

Como em todos os anos, a feira fará homenagem a um país - e o escolhido foi a Suécia. Quanto aos autores homenageados, o escritor principal é Ignácio de Loyola Brandão. O autor educação é Boaventura de Sousa Santos; a autora infantojuvenil é Heloisa Prieto; autor local, Gilberto Abreu e a professora homenageada (local), Amini Boainain Hauy e o patrono Luiz Octávio Junqueira Figueiredo.
Neste ano, o tema do evento faz uma referência direta à agenda desenvolvida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2015. Trata-se de um plano de ação embasado em 17 objetivos criados para a acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas. As ações tomadas em 2015 resultaram nos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que se baseiam nos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Saiba mais sobre os 17 objetivos no site oficial da ONU: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/
A agenda também busca fortalecer a paz universal com mais liberdade. Segundo a ONU, por meio destes objetivos há um reconhecimento de que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade - hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

SERVIÇO:
LANÇAMENTO OFICIAL PARA COORDENADORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO : Apresentação dos Projetos Combinando e Recortando Palavras
Data: 28 de março
Horário: 8h30 às 12h00 e 13h30 às 17h - dois encontros com duas turmas diferentes
Local: Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto (Av. Nove de Julho, 378)
LANÇAMENTO OFICIAL PARA PROFESSORES - Combinando Palavras
Data: 01 de abril
Horário: 8h30 às 17h
Local: Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto (Av. Nove de Julho, 378)
LANÇAMENTO OFICIAL PARA PROFESSORES / Oficina de Zines - Recortando Palavras
Data: 02 de abril
Horário: 8h30 às 17h
Local: Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto (Av. Nove de Julho, 378)

Atendimento à Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Juliana Castro e Gabriel Todaro (pauta@verbo.jor.br e redação@verbo.jor.br)

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Feminina  Masculino  Mídia  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Telefone: 16-36108659-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.