Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é contemplada por edital do Ministério da Cultura
...

Edital lançado em 2018 premia 17 atividades de entidades privadas sem fins lucrativos, totalizando um valor de R$ 3 milhões divididos entre os projetos selecionados. A Fundação é uma das vencedoras e utilizará o recurso para a realização a 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto

Ribeirão Preto (SP), 25 de fevereiro de 2019 - A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma das vencedoras do Edital Feiras Literárias de 2018 do Governo Federal que teve como objetivo premiar 17 atividades de entidades privadas sem fins lucrativos para a realização de feiras literárias pelo país. A entidade foi contemplada pelo Ministério da Cultura, por meio de edital. O recurso será integralmente destinado para a realização da 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que acontece de 9 a 16 de junho.

O objetivo principal do edital é oferecer apoio financeiro a entidades para a realização de feiras e ações literárias em todo o Brasil. Ao todo, o prêmio do edital soma cerca de R$ 3 milhões, divididos entre três categorias. Foram selecionados 10 projetos.

Todos os participantes se inscreveram no site de Portal de Convênios, do Ministério da Economia, sendo avaliados pelo edital. O processo de inscrição foi realizado de forma digital, entre os dias 6 de julho a 11 de setembro de 2018.

Segundo a superintendente da Fundação do Livro e Leitura, Viviane Mendonça, a entidade preencheu todos os pré-requisitos e critérios de avaliação de sua categoria, que é a que possui maior dificuldade de aprovação e obteve a nota máxima: 46 pontos. “Participamos da categoria que permitia apenas três vencedores - a mais concorrida - e cumprimos todos requisitos solicitados”, comenta.

Viviane explica que os critérios de avaliação do Ministério da Cultura levaram em consideração as características dos projetos apresentados como clareza, consistência e coerência com objeto e objetivo do edital; impacto cultural, social, econômico; histórico do proponente no campo cultural e em destaque na promoção do livro, leitura e literatura e de atuação da feira ou ação literária e seu grau de reconhecimento público.

O fomento é destinado pelo Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv), ferramenta online que agrega e processa informações sobre as transferências de Recursos Federais para órgãos públicos e privados sem fins lucrativos.

A superintendente destaca ainda a importância do aporte para a realização da Feira Nacional do Livro, que com quase 20 anos de história tem se mantido como um dos mais importantes eventos literários, atraindo milhares de pessoas interessadas na promoção do livro e da leitura. “A Feira Nacional do Livro é um evento de extrema importância para nosso país, pois tem o papel de disseminar o livro, a produção e o pensamento dos autores, suas histórias e visa transformar a literatura e outras artes que fazem parte da programação como agentes de difusão de conhecimento e de formação de leitores no exercício de sua cidadania”, avalia.

A partir do comunicado de aprovação do edital, a Fundação do Livro e Leitura partiu para a captação de recursos junto a empresas que passarão a ser patrocinadoras do evento e poderão contar com os mecanismos de incentivos fiscais do Governo Federal.

A Gás Brasiliano é uma das empresas que tem sido patrocinadora, nos últimos anos, da Feira Nacional do Livro. O assessor do diretor presidente da empresa, Francisco José Araújo, considera fundamental a participação da iniciativa privada em projetos como a da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. “A empresa é, também, responsável pela formação de cidadãos e, assim, deve assumir compromissos de contribuir com o desenvolvimento social e educacional nas comunidades onde está inserida, através de ações de responsabilidade social e apoio a projetos que incentivem a educação, o esporte e a cultura”, expressa.

Na ótica do executivo, projetos culturais como os desenvolvidos pela Fundação agregam valor à iniciativa privada. “A Feira do Livro de Ribeirão Preto é de extrema importância para a formação da cidadania, pois promove e incentiva a leitura e a busca pelo conhecimento”. Araújo destaca que a programação, totalmente gratuita, é sempre muito rica em atrações para todos os públicos e, principalmente, com a participação de milhares de estudantes do ensino fundamental de Ribeirão Preto e da região. “Por esta razão, pelo quinto ano consecutivo, por meio de seu Programa de Incentivo à Cultura e ao Esporte, a GasBrasiliano é parceira deste importante evento”.
Vera Lúcia Martins Guedes, gerente de gestão de pessoas e jurídico da Alta Mogiana, também patrocinadora da feira, diz que fomentar a cultura e a educação é um dos propósitos da empresa, que incentiva a leitura entre seus colaboradores e proporciona diversas ações socioculturais para a comunidade. “A Feira do Livro de Ribeirão Preto é o maior evento cultural gratuito da região, recebe público de diversas cidades e, para a Usina Alta Mogiana, contribuir com a execução de um evento desse porte é muito gratificante”.

A gerente conta que a parceria com a Fundação do Livro e da Leitura agregou ainda mais conteúdo aos projetos da empresa, através da doação de livros e contações de histórias.
Vera avalia que projetos como os da Fundação são facilitadores, elos entre pessoas de diversas classes sociais com a arte, a música e realidades, até então, desconhecidas para muitos. “Destinar impostos em patrocínios a projetos culturais e esportivos, de instituições idôneas e capazes de transformar pessoas, é o básico na cadeia de responsabilidades de uma organização. Como brasileiros, também temos responsabilidade na formação dos jovens cidadãos e, investir na educação deles, é o nosso investimento no futuro da nação”, conclui.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Sobre a 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto
“Entre uma história e outra, uma nova história” será o tema da 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que acontece e 9 a 16 de junho de 2019. Como em todos os anos, a feira fará homenagem a um país – e o escolhido foi a Suécia. Quanto aos autores homenageados, o escritor principal será Ignácio de Loyola Brandão. O autor educação é Boaventura de Sousa Santos; a autora infantojuvenil será Heloísa Pietro; autor local, Gilberto Abreu e a professora homenageada (local), Amini Boainain Hauy e patrono Luiz Octávio Junqueira Figueiredo.

\"Nossa intenção é atrelar ao tema central da próxima feira os conceitos que permeiam as ODS – (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) com foco na Agenda 2030. Acreditamos que a literatura e as artes têm o poder de formar pessoas e gerar transformações necessárias para esse novo mundo que se formará\", explica Adriana Silva, curadora do evento.

Informações para a Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Colaboração: Gabriel Todaro e Juliana Castro (redacao@verbo.jor.br e pauta@verbo.jor.br)

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Feminina  Mídia  Negócios
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada