Segmento de motos apresenta crescimento nas vendas em todo o país

Após queda de 10 anos, 2018 contabilizou 940,3 mil unidades de motos vendidas, o que representa crescimento de 10,5% comparado a 2017, segundo dados divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores)

Ribeirão Preto (SP), 12 de fevereiro de 2019 – O segmento de motocicletas começou 2019 com o pé direito. Após 10 anos sofrendo com quedas nas vendas, o setor apresentou um crescimento de mais de 10% nas vendas no varejo em 2018. A estimativa para este ano, de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores), sinaliza alta para o mercado de motos.

Segundo a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Motonetas, Bicicletas e similares) as vendas no varejo acumulado, no período de janeiro a novembro de 2017, atingiram a marca de 773.567 unidades comercializadas no varejo. Já, no mesmo período de 2018, as vendas foram de 856.045 – um aumento de 17,7%.

Em Ribeirão Preto, o crescimento no segmento de vendas de motos também foi notório. Segundo Paulo Agnoletto Filho, gerente geral da Itacuã Motos, empresa do Grupo Stéfani Ribeirão Diesel, a concessionária apresentou um avanço de aproximadamente 23% em 2018, comparado com 2017. O gerente acredita que 2019 será mais promissor, pois somente no mês de janeiro, comparado com o mesmo período do ano passado, houve um crescimento superior a 55% nas vendas. “O ano de 2018 foi um período de recuperação desse mercado que, mesmo de forma tímida, o quadro foi bem encorajador, especialmente no segundo semestre”, explica. Segundo ele, a projeção de crescimento para 2019 é de 7% nas unidades vendidas.

Agnoletto Filho credita o resultado positivo nas vendas basicamente ao cenário econômico, que está, pouco a pouco voltando a reaquecer. Além disso, segundo o gerente, as incertezas políticas também foram positivas para o mercado. “Muitos clientes buscavam assegurar uma forma mais econômica de locomoção, sem depender de transporte público. Outro motivo foi o aumento de trabalhadores informais como os entregadores de refeição”, destaca.

A Abraciclo também assegura alguns motivos para a retomada do mercado, entre eles está o aumento da confiança do consumidor, maior oferta de crédito ao consumidor, aumento da demanda por veículos de duas rodas para mobilidade (por serem mais econômicos, flexíveis e ágeis) e o lançamento de novos produtos com tecnologias mais avançadas.

PERFIL GSRD

Com mais de 70 anos de fundação, o Grupo Stéfani Ribeirão Diesel conta com 22 unidades operacionais, atuando em um terço do Estado de SP como representante das marcas automobilísticas de renome e forte presença no mercado de pneus e recapagem, purificadores de água e corretora de seguros. Fazem parte do grupo as empresas: Ribeirão Diesel Mercedes-Benz, em Ribeirão Preto e Franca e Stéfani Diesel Mercedes-Benz, em Jaboticabal - ambas com a expertise em caminhões, ônibus e vans Mercedes-Benz. GSRD Pneus Michelin, com unidades em Jaboticabal, Ribeirão Preto, Bauru, Catanduva, Pirassununga e Franca, representantes da marca Michelin no comércio de pneus de carga e agrícolas, serviços de recapagem e Truck Center; Stecar Mercedes-Benz, representa a marca Mercedes-Benz, sediada em Ribeirão Preto, e Stecar América, com marcas como Jeep, Chrysler, Dodge e RAM, também sediada em Ribeirão Preto. Itacuã, com a marca Volkswagen e Itacuã Motos, com a representação da marca Yamaha, ambas em Ribeirão Preto. Stéfani Motors, representante da marca Toyota, com unidades em Jaboticabal, Araraquara e São Carlos. Stéfani Massey, representante da marca Massey Ferguson de tratores, pulverizadores, entre outras máquinas com agrícolas, com unidades em Ribeirão Preto, Jaboticabal e Catanduva. Cerâmica Stéfani, em Jaboticabal, é a pioneira do grupo, fabricante de purificadores de água, abastece todo o território nacional, com mais de 5 mil clientes, exportando para mais de 45 países. Stéfani Seguros, sediada em Ribeirão Preto, com abrangência nacional, atua no setor de seguros de veículos, residenciais, empresarial, de vida, entre outros.

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas: Andrea Berzotti (andrea@verbo.jor.br),Luciana Grili (luciana@verbo.jor.br) e Valter Jossi Wagner (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Juliana Castro e Gabriel Todaro

Editorias: Ciência e Tecnologia  Feminina  Masculino  Mídia