Grupo Utam inicia transferência da operação da Kaffa no Brasil para sua unidade em Piumhi (MG)
...

Indústria 100% brasileira dá ‘start’ à transferência da operação da Kaffa no Brasil para sua unidade fabril mineira. Com a operação em funcionamento a partir de janeiro, o grupo projeta dobrar seu faturamento nesta linha de produtos para o próximo ano. Em 2018, a empresa registrou um aumento de 20% no faturamento no segmento de cápsulas monodoses - na comparação com 2017

Ribeirão Preto (SP), 10 de dezembro de 2018 – O Grupo Utam, 100% brasileiro e presente no mercado nacional há quase 50 anos, assumiu recentemente as operações da portuguesa Kaffa no Brasil. A empresa iniciou na semana passada a transferência de toda a operação da Kaffa para unidade fabril em Piumhi, no interior de Minas Gerais - localização estratégica numa região produtora de cafés especiais, com fornecedores de excelente qualidade e proximidade de Belo Horizonte, Ribeirão Preto e São Paulo. O início da produção será efetivada a partir de janeiro de 2019.
Com a implantação da operação em Piumhi, além de produzir suas próprias cápsulas, o grupo assume integralmente todas as operações da empresa portuguesa no país, produzindo cápsulas também para os principais players do mercado, o que equivale a 100 clientes inicialmente.
Segundo a diretora da Utam, Ana Carolina Soares de Carvalho, a operação exigiu investimentos na ordem de 2,5 milhões de reais e traça um novo plano de crescimento para o Grupo Utam, com a previsão de dobrar o faturamento no segmento de cápsulas de
café para o próximo ano. “A expectativa é fecharmos o ano de 2018 com crescimento de 20% em faturamento com relação ao ano de 2017, no que se refere à venda de cápsulas, equivalendo a cerca de R$ 1,8 milhão”, explica.

Uma das mais vendidas no mercado nacional

A linha de cápsulas monodoses Utam Uno apresenta uma crescente performance de desempenho no mercado nacional e tem se destacado no segmento de cafés especiais e de monodoses. A marca foi indicada com uma das mais vendidas em duas regiões do país: interior de São Paulo (região sudeste) e no sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), em duas categorias de produtos: café em cápsulas e cappuccino. O resultado faz parte do estudo Cinco Mais, divulgado anualmente pela revista Super Varejo.

Na categoria café em cápsulas monodoses, quando analisadas as cápsulas compatíveis com o sistema Nespresso, a linha Utam Uno ficou posicionada como a segunda marca mais vendida nas regiões sul e interior de São Paulo.

Outro atributo que é possível apurar dos resultados da pesquisa é que as cápsulas Utam Uno aparecem como mais vendidas nas regiões que somam 43,60% de todo o consumo deste produto no Brasil.

A diretora do Grupo Utam, Ana Carolina Soares de Carvalho, avalia que os índices apontados na pesquisa sinalizam o crescimento e abrangência da marca Utam nos seus principais eixos comerciais. “Hoje, somos a empresa de café com a maior e mais diversa linha de produtos do mercado”. Além disso, o Grupo Utam está posicionado no ranking nacional da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) na 14ª posição dentre as mais de 1.000 indústrias do setor, das quais 355 são afiliadas à entidade.

Endereços na internet

Sobre o Grupo Utam
Idealizado no final de 1969, com início das atividades em 1970, o Grupo Utam está sob domínio acionário da atual direção desde 1985. Nestes quase 50 anos de atuação no mercado brasileiro, a empresa adquiriu solidez na região sudeste e ampliou frentes de abrangência em outros Estados. Hoje, possui uma capacidade produtiva de mais de 1.000 toneladas/mês. A empresa atende a mais de 450 cidades e a uma carteira com cerca de 9.500 clientes ativos.

O grupo oferece produtos e serviços dentro do mercado cafeeiro. Com marcas fortes já consagradas por seus consumidores, consolidou sua performance no mercado e segue em crescente evolução.

Jornalistas responsáveis
Luciana Grili (16) 99152 2707 – luciana@verbo.jor.br