Fundação do Livro e Leitura reforça Campanha Permanente de Doação de Livros
Fundação do Livro e Leitura reforça Campanha Permanente de Doação de Livros
...

Obras podem ser doadas na sede da Fundação, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. A entidade funciona na Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no Jardim América

Ribeirão Preto (SP), 28 de novembro de 2018 - A partir do próximo dia 1º de dezembro, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto mobiliza uma série de ações da Campanha Permanente de Doação dos Livros. A arrecadação será propagada com iniciativas de incentivo ao compartilhamento de obras (novas e usadas) através das redes sociais e contará com divulgação junto à comunidade local até o final deste ano. Para 2019, a campanha será intensificada em eventos promovidos pela entidade com o objetivo de promover distribuição gratuita e troca de livros durante a 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que acontece de 9 a 16 de junho de 2019.

Os interessados em participar podem entregar as doações na sede da Fundação do Livro e Leitura. Para quantidades maiores, é possível agendar a retirada no local, após contato com a entidade. A intenção é recolher um grande acervo de livros para que, durante a Feira do Livro, possam ser disponibilizados para troca ou retirada na Praça do Leitor. “Queremos espalhá-los pelos quatro cantos da cidade. estimulando cada vez mais pessoas a se tornarem leitores. O fomento à leitura e o consequente aumento do número de leitores é nossa principal premissa”, explica a presidente da Fundação, Dulce Neves.

Além dos livros arrecadados serem destinados para a campanha permanente, a Fundação também está promovendo uma revitalização de sua biblioteca, com apoio da bibliotecária Gabriela Pedrão, curadora do Clube do Livro da entidade. O objetivo é atender à comunidade local e oferecer os títulos para pesquisas e leitura. “Uma parte dos livros que recebemos neste segundo semestre foi selecionada para incrementar o acervo da biblioteca, que está em fase de reformulação e melhorias”, destaca Gabriela.

A biblioteca da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto conta com livros de todos os gostos e necessidades, entre títulos literários em sua maioria - (literatura brasileira e em língua estrangeira). São livros nas categorias: prosa, poesia, dramaturgia, infantojuvenil, infantil, artes, cinema, entre outros.

As doações adicionam ainda mais diversidade à biblioteca da Fundação que dá suporte a vários de seus programas permanentes de incentivo à leitura e ao fomento da literatura. Hoje, são mantidos mensalmente programas como o Sarau dos Médicos, Clube do Livro, Clube da Leitura nas Escolas, Núcleo de Contadores de Histórias, entre outros esporádicos. “Os participantes do projeto podem usar o nosso acervo para a realização das atividades programadas, bem como para leitura pessoal, pesquisas e até trabalhos culturais ou educativos”, acrescenta a superintendente da Fundação, Viviane Mendonça.

Interessados em efetuar doações podem visitar a sede da Fundação, que fica no bairro Jardim América, na Rua Professor Mariano Siqueira, 81. Mais informações pelo telefone (11) 3911 1050.

Doações significativas

Recentemente, o acervo literário da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto teve um aumento de exemplares com duas grandes doações. Parte destes livros veio direto da biblioteca pessoal da professora Janaina Amado, que está de mudança da cidade para a capital de São Paulo e teve que se desfazer dos livros. Ao todo, foram doadas cerca de 600 obras, entre literatura nacional e internacional e obras de poesia.

A professora conta que escolheu a Fundação para receber todo seu acervo pessoal por identificar a entidade como a mais capacitada na cidade para dar um destino e bom proveito aos livros. “É um sentimento muito bom, saber que outras pessoas vão usufruir dos meus livros. Confio que eles estão em boas mãos e que serão bem cuidados. Acredito que, por meio da Fundação do Livro e Leitura, eles chegarão às mãos de novos leitores”, comenta a professora.

Outra doação totalizou 492 livros e veio de uma das franquias Kumon de Ribeirão Preto - curso livre em Matemática e Português, parceiro da Fundação do Livro e Leitura desde o ano passado. Entre as obras doadas estão livros de histórias infantis e clássicos literários. A rede de ensino conseguiu reuniu-los por conta de uma arrecação feita com a participação de seus alunos. Anualmente, o Kumon promove um evento interno com premiação para o desempenho dos estudantes. Neste ano, os participantes vieram de várias cidades da região para a premiação e também se envolveram na campanha de doação de livros.

Para Diego Vieira, representante do Kumon em Ribeirão Preto, este tipo de ação de forma permanenteé de extrema importância para a formação de pessoas. “Distribuir essas obras para a população carente ou para pessoas que não têm como comprar um livro é muito louvável”. Vieira ainda avalia que, através da leitura, as pessoas conhecem novos mundos e podem crescer como cidadãos”, destaca.

SERVIÇO:
O que : Campanha Permanente de Doação de Livros da Fundação do Livro e Leitura
Data: a partir de 1º de dezembro
Local: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto
Endereço: Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no Jardim América – Ribeirão Preto
Informações: (16) 3911-1050
OBS – Atividade de cunho sociocultural