Grupo Utam apresenta portfolio diversificado para produção de marcas próprias
Grupo Utam apresenta portfolio diversificado para produção de marcas próprias
...

Indústria 100% brasileira com sedes em Ribeirão Preto (SP) e Piumhi (MG) mantém forte atuação em terceirização para o cenário nacional de café, com foco em marcas próprias e serviços

Belo Horizonte (MG), 5 de Novembro de 2018 - O Grupo Utam é um dos expositores da Semana Internacional do Café, que acontece de 7 a 9 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG). Tradicional e bastante visitado, o evento atrai toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro nacional e internacional. Durante os três dias, serão realizados mais de 25 eventos simultâneos focados nas áreas de Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo.

No encontro, o Grupo Utam apresenta novidades que tem desenvolvido para o mercado. A área de marketing projetou para o evento um estande com design que procura refletir as propostas de valores da empresa em suas cinco unidades de negócios. \"Buscamos criar um espaço aconchegante para receber nossos clientes e pessoas interessadas nas extensas oportunidades do mercado de café, que cada vez mais se diversifica e cria nichos e soluções para que empresas e negócios possam se desenvolver\", explica a diretora do Grupo Utam, Ana Carolina Soares de Carvalho.

Presente no mercado nacional há quase 50 anos e 100% brasileiro, o grupo mantém constantes investimentos ao longo de sua história, o que hoje resulta em uma linha de negócios versátil e inovadora com foco em atender todo tipo de cliente, desde pequenos negócios a grandes empresas que buscam parceiros para produzirem seus produtos. Atualmente, uma das diretrizes da empresa mira o crescente desenvolvimento das marcas próprias dentro das companhias.

Com o mote Seu café especial por quem sabe fazer, a indústria apresenta em seu estande o know how acumulado com investimentos constantes durante sua longa trajetória em produzir os diferentes tipos de cafés especiais, seja torrado e moído, em grãos ou cápsulas, em embalagens de qualquer formato (stand pack, valvulada, almofada, cartucho). Hoje, o grupo atende mais de 450 cidades e a uma carteira com cerca de 9.500 clientes ativos.

\"Nossa intenção é ampliar os nichos de atuação no mercado e oferecer para nossos parceiros um suporte de qualidade que começa desde a seleção dos grãos, passa pelo processamento, torrefação, embalagem até a distribuição final. Cada processo conta com matéria-prima de qualidade, tecnologia avançada e profissionais de alta performance, o que garante um sabor diferenciado aos nossos produtos\", explica a diretora Ana Carolina.

No estande da Semana Internacional, o público visitante poderá provar as variedades e linhas de cafés que a empresa produz. Uma das novidades que tem sido atrativa para o mercado é a injeção de nitrogênio nas embalagens de café em grãos. A grande vantagem da utilização de nitrogênio nestas embalagens com válvulas está no fato de que nitrogênio e o oxigênio são gases que competem entre si, ou seja, não ocupam o mesmo espaço. \"Quando adicionamos nitrogênio no momento do envase, automaticamente retiramos o oxigênio existente no interior da embalagem, o que garante um processo de oxidação mais lento e gradual, possibilitando o aroma de café fresco por mais tempo\".

Semana Internacional do Café
Trata-se de uma iniciativa do Sistema FAEMG, Café Editora, Sebrae e Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais (Seapa) e Codemge. O encontro vai envolver cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores.

Segundo a organização da Semana, o objetivo é incentivar o crescimento social e economicamente sustentável do café - produto brasileiro. Hoje, o Brasil responde por um terço da produção mundial de café, o que o coloca como maior produtor mundial, posto que detém há mais de 150 anos.

Sobre o Grupo Utam
Idealizado no final de 1969, com início das atividades em 1970, o Grupo Utam está sob domínio acionário da atual direção desde 1985. Nestes quase 50 anos de atuação no mercado brasileiro, a empresa adquiriu solidez na região sudeste e ampliou frentes de abrangência em outros Estados. Hoje possui uma capacidade produtiva de mais de 1000 toneladas/mês.

O Grupo oferece produtos e serviços dentro do mercado cafeeiro. Com marcas fortes já consagradas por seus consumidores, consolidou sua performance no mercado e segue em crescente evolução.

Entre as 15 maiores indústrias do setor
O Grupo Utam está posicionado no ranking nacional da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) na 14ª posição dentre as mais de 1.000 indústrias do setor, das quais 355 são afiliadas à entidade.

Recentemente, o Café Utam Speciale, produzido pelo Grupo Utam, acaba de ser premiado pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), como terceiro melhor Café Superior do Brasil. O produto foi indicado na premiação \"Melhores da Qualidade ABIC - 2018\", após ter sua amostra coletada no mercado e analisada nos laboratórios credenciados pela associação.

A marca Utam também foi indicada neste ano com uma das mais vendidas em duas regiões do país: interior de São Paulo (região sudeste) e no sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), em duas categorias de produtos: café em cápsulas e cappuccino. O resultado faz parte do estudo Cinco Mais, divulgado anualmente pela revista Super Varejo.

Na categoria café em cápsulas monodoses, quando analisado as cápsulas compatíveis com o sistema Nespresso, a linha Utam Uno ficou posicionada como a segunda marca mais vendida nas regiões sul e interior de São Paulo. Já na categoria Cappuccino, a marca ficou posicionada como a quarta mais vendida no interior de São Paulo.

Dados complementares
A empresa possui matriz em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, filial em Piumhi (MG) e polos de distribuição em São Paulo e Belo Horizonte.

Endereços na internet

Semana Internacional do Café 2018
De 7 a 9 de novembro
Das 11h às 20h