Clube de Leitura da Fundação do Livro e Leitura discute a obra Fahrenheit 451, de Ray Bradbury
Clube de Leitura da Fundação do Livro e Leitura  discute a obra Fahrenheit 451, de Ray Bradbury
...

Próximo encontro do clube acontece neste sábado (24), a partir das 16h, na sede da Fundação, em Ribeirão Preto (SP). A entrada é aberta à população e a participação gratuita

Ribeirão Preto (SP), 22 de fevereiro de 2017 - No próximo sábado (24), a partir das 16h acontece o próximo encontro do Clube da Leitura mantido pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, na sua sede, que fica na Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no bairro Jardim América.

A obra escolhida para o encontro é Fahrenheit 451, escrita pelo autor Ray Bradbury. O livro destaca a busca da felicidade em meio aos males da censura e do controle do pensamento.

Seguindo as exigências de um governo totalitário e controlador, a história narra a vida de Guy Montag, um bombeiro amante de sua profissão, com a função de estancar incêndios e queimar livros. Montag vive em uma sociedade em que o conhecimento dos fatos chegam somente através da televisão e neste contexto a leitura é proibida, para evitar uma possível revolta da sociedade contra o status quo. Ao conhecer Clarisse McClellan, de 16 anos, que adora refletir sobre o mundo, Montag passa a fazer o mesmo e percebe como é infeliz e, então, se esforça para ser feliz e mudar a sociedade em que vive.

Nascido em 1920, Ray Bradbury foi um escritor americano. A primeira compilação de contos aconteceu em 1947 e pouco depois escreveu seu primeiro romance “Crônicas Marcianas”. O autor escreveu obras científicas, humor terror e produziu o roteiro do filme Moby Dick de 1956. Sua obra mais conhecida, Fahrenheit 451, foi adaptada para o cinema, assim como outras narrativas de sua autoria.

O Clube de Leitura - A atividade faz parte do Plano Anual da Fundação e conta com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC. O Clube de Leitura tem como principal objetivo criar um espaço para debater e refletir sobre as diferentes nuances de textos literários. É uma forma de estimular a leitura e passear por narrativas de diversos autores. Com curadoria da bibliotecária Gabriela Bazan Pedrão, o grupo adquiriu um perfil interativo, formado por participantes de diferentes idades. Hoje é um dos principais programas permanentes da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. É aberto à comunidade da cidade e região, sempre com entrada gratuita.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

SERVIÇO:
O que : Clube de Leitura da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto
Data: 24 de fevereiro de 2018
Local: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto
Endereço: Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no Jardim América.
Informações: (16) 3911-1050
OBS - Atividade gratuita