Núcleo de Contadores de Histórias da Fundação do Livro e Leitura tem encontro neste sábado (24)
Núcleo de Contadores de Histórias  da Fundação do Livro e Leitura  tem encontro neste sábado (24)
...

O Núcleo reúne participantes de Ribeirão Preto e região para a dinâmica de contação de histórias e exercícios de formação. Para este primeiro semestre do ano, o foco do trabalho do grupo são histórias e textos da escritora Marina Colasanti, homenageada na categoria autora infanto-juvenil, pela 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto

Ribeirão Preto (SP), 22 de fevereiro de 2017 - Acontece neste sábado (24), das 9h às 12h, mais um encontro do Núcleo de Contadores de Histórias da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. A atividade é gratuita e acontece na sede da entidade, que fica na Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no Jardim América, em Ribeirão Preto (SP).

Com a coordenação da atriz Míriam Fontana, o grupo tem por objetivo trabalhar, neste primeiro semestre, obras da escritora Marina Colasanti, homenageada na categoria infanto-juvenil pela 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que acontece de 20 a 27 de maio, com abertura oficial em 19 de maio.

Nos meses de fevereiro, março e abril, o Núcleo de Contadores de Histórias prevê encontros de preparação, já que em maio, durante a Feira, será realizado um cortejo que vai reunir contadores de histórias ao ar livre, em evento descontraído. A proposta é colocar em prática os exercícios e as técnicas trabalhadas a cada encontro do grupo e envolver a população na apreciação da arte de contar histórias

Aberto à população, o Núcleo é voltado a interessados: pessoas que fazem da contação um ofício, como também as que querem conhecer a arte e outras ainda que apreciam a leitura e a literatura. “Os interessados no cortejo podem participar dos encontros mensais que se iniciam neste sábado, dia 24”, convida a coordenadora.

Núcleo de Contadores de Histórias

A atividade faz parte do Plano Anual da Fundação do Livro e Leitura e conta com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC. O núcleo se reúne para fomentar experiências, contação de histórias e planejamento para a sequência de atividades programadas. Os encontros acontecem uma vez por mês.

Segundo a coordenadora Míriam Fontana, a cada encontro o grupo vivencia situações que permeiam o ofício do contador de histórias e possibilitam a percepção dos fios da contação, do ouvinte e das histórias. “É uma grande trama, uma grande troca, um jogo envolvente que sempre nos modifica, nos transforma”, conclui.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

SERVIÇO:
O que : Núcleo de Contadores de Histórias da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto
Data: 24 de fevereiro de 2018
Local: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto
Endereço: Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no Jardim América.
Informações: (16) 3911-1050
OBS - Atividade gratuita