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Padronização de dados em documentos fiscais eletrônicos garante mais eficiência a empresas e facilidades ao cidadão
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Número identificado pelo código de barras garante identificação única dos produtos na NF-e
Número identificado pelo código de barras garante identificação única dos produtos na NF-e

O conjunto numérico que compõe o código de barras do produto – Número Global de Item Comercial-GTIN, na sigla em inglês – é o responsável por garantir a identificação única e buscar as informações cadastradas em cada produto. Desde julho de 2011, essa numeração é exigida nas notas fiscais eletrônicas. No caso de itens que não tenham código de barras, deve ser informado literalmente a expressão “SEM GTIN”. Mas qual a importância deste código? “O GTIN extrapola a função da administração tributária; ele permite a prestação de serviços diferenciados”, responde Álvaro Bahia, coordenador técnico nacional do Encat - Encontro Nacional dos Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais.

O GTIN é um dos padrões criados e administrados pela GS1 Global, organização sem fins lucrativos que atua em mais de 150 países, entre eles o Brasil, com a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. A ferramenta permite a automação no recebimento de mercadorias, código único para controle dos produtos, melhoria no controle de estoque e conferência do pedido enviado. Do ponto de vista da automação, segurança e rastreabilidade das entregas de produtos, os processos logísticos ficaram mais ágeis, uma vez que o documento acompanha, em tempo real, as operações comerciais pelo fisco.

Embora o objetivo principal da obrigatoriedade do GTIN no documento fiscal eletrônico seja o de permitir que as Secretarias de Fazenda dos estados apurem melhor as informações prestadas na cadeia de suprimentos, o código permite aos consumidores realizarem a comparação de preços, por exemplo. Isso é possível pelo aplicativo gratuito Menor Preço Brasil, que utiliza a localização dos usuários para pesquisar e coletar informações sobre as melhores ofertas em estabelecimentos que estejam próximos (até 30 km) do local.

A ferramenta, lançada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), fomenta também maior competitividade ao comércio varejista, em busca de oferecer o preço mais atrativo. “Isso só é possível graças ao código de barras contido no produto, que pode ser escaneado pelo celular ou então pelo número do GTIN”, destaca Bahia. Por enquanto, o aplicativo está disponível nos estados do Espírito Santo, Paraná e Pernambuco, mas a meta é que ele se espalhe pelo País.

Benefícios do GTIN:
• Requisito para acesso a novas plataformas de venda (Ex. Marketplace);
• Maior visibilidade nos resultados de buscas;
• Facilidade para encontrar os seus produtos em sites de busca e comparadores de preço;
• Marketing mais efetivo;
• Precisão nas informações.

Editorias: Economia  Informática  Internet  Negócios  Serviços  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Marcelo Danil  
Contato: Marcelo Danil  
Telefone: 11-5105-7171-

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