E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   
Notícias de eventos culturais, lançamentos etc.



Pesquisa




Engenharia: profissão do futuro com 114 modalidades de atuação
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

Considerada um dos campos mais importantes do conhecimento humano, a Engenharia tem atraído cada vez mais profissionais que deslumbram uma carreia reconhecida e de sucesso. Isto porque, a área figura na lista das carreiras promissoras do futuro. A Engenharia é hoje a única com 114 modalidades de atuação e considerada também a profissão das profissões, pois dela dependem diversas outras atividades.

A profissão, comemorada no dia 11 de dezembro, foi regulamentada no Brasil por meio do decreto 23.569, de 11 de dezembro de 1933, e é fiscalizada pelos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Crea), subordinados ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

O interesse cada vez maior pela área se comprova pelo levantamento da regional do Crea- PR, em Ponta Grossa, que abrange 22 municípios da região. Nos últimos oito anos, o número de Engenheiros registrados junto ao órgão cresceu quase 60%, passando de 1.365, em 2010, para 2.154 em 2018.

Dentre as modalidades, a Engenharia Civil é a mais numerosa, com 1.261 profissionais, seguidos pela Engenharia Elétrica, com 326 profissionais, e da modalidade da Engenharia Mecânica e Metalúrgica, com 247.

Os dados apontam ainda que o volume de Engenheiros Civis registrados junto ao órgão cresceu quase 50% nos últimos 10 anos. Já a modalidade da Engenharia Elétrica passou de 157 profissionais, em 2008, para 326, em 2018, incremento de 107%. O número de profissionais de Engenharia Mecânica/Metalúrgica, por sua vez, teve incremento de 62%, passando de 152, em 2010, para 247, em 2018.

Dentre os profissionais, a maioria dos Engenheiros são homens (1.748) e 406 são mulheres. Entre as modalidades que a Engenharia se divide, em termos de quantidade de profissionais habilitados junto ao Crea-PR, em Ponta Grossa, destaque para a Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica, Química e a Segurança do Trabalho.

Para o gerente do Crea-PR, em Ponta Grossa, Engenheiro Agrônomo Vander Della Coletta Moreno, a Engenharia está presente de forma evidente na vida das pessoas, pois dela dependem quase todas as atividades. “Da Engenharia dependem muitas outras profissões. A medicina, por exemplo, se utiliza de equipamentos de tratamento e de diagnóstico cujo projeto, fabricação e manutenção dependem essencialmente dos profissionais de Engenharia. Os edifícios onde as pessoas moram e desempenham suas atividades profissionais têm a participação de engenheiros civis, eletricistas, mecânicos, dentre outros. Na produção agrícola também se pode perceber a participação dos Engenheiros mecânicos, agrícolas, eletricistas, nas áreas de mecanização, irrigação e armazenamento de produtos”, pontua.

Além do seu papel legal de fiscalizar o exercício profissional, o Crea-PR busca valorizar e reconhecer os Engenheiros do Estado por meio do prêmio “Destaque Profissional”, pelo qual anualmente são recebidas indicações das Entidades de Classe e premiados os profissionais que apresentaram contribuições relevantes à sociedade.

Reconhecimento

O Dia do Engenheiro, celebrado no dia 11 de dezembro, terá solenidade comemorativa em Ponta Grossa e será marcado com homenagens. O evento será realizado neste sábado, dia 8 de dezembro, pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa (AEAPG), a partir das 20 horas, na sede da entidade. Haverá homenagens em três categorias: Empresa, Profissional Destaque 2018 e Associado Remido 2018.

A Empresa Destaque 2018 será a Merhry Engenharia Ltda. Conforme o presidente da AEAPG, Rafael Mansani, a empresa se destaca pelo porte, pela geração de empregos e pela contribuição com a sociedade. Outro homenageado será o Engenheiro Civil Roberto Pelissari, na categoria Profissional Destaque 2018. “O profissional se diferencia pelo trabalho desenvolvido em Ponta Grossa, na função de presidente da Autarquia Municipal de Trânsito, e pelas melhorias feitas na cidade”, pontua Rafael. O Engenheiro Civil Fernando Shigueo Horie, será homenageado na categoria Associado Remido 2018, pela tempo de contribuição na associação.

Editorias:   Ciência e Tecnologia  Ecologia e Meio ambiente  Economia  Industria  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Savannah Ações em Comunicação  
Contato: Patrícia Biazetto  
Telefone: 42-988279194-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Tags
•  EDUCAÇÃO  •  CULTURA  •  SAÚDE  •  TECNOLOGIA  •  INTERNET  •  TI  

Mais tags
O que são tags ?

Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.