E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Empresas do oeste do Paraná usam indicadores para aumentar competitividade
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Turma encerrou atividades com troca de experiências (foto: Ralph Willians)
Turma encerrou atividades com troca de experiências (foto: Ralph Willians)

Metodologia do Sebrae/PR instiga mudanças de comportamento e atitude nos empresários com resultados nítidos de crescimento e evolução empresarial

Quando conheceu o Gestão de Indicadores e Resultados (GIR), a empresária do setor de contabilidade de Assis Chateaubriand, Sueli Barbieri, disse não precisar da solução. “Eu achava que lidava bem com o escritório. A gente acha que sabe das coisas. Por fim: mudamos 90% da empresa. Somos outro escritório contábil depois do programa”, indica.

A contadora relata que, por meio das capacitações e consultorias do GIR - que integra o leque de soluções do Sebrae Mais, atingiu melhoria de 60% em processos da empresa, 90% no clima organizacional, além de terem comprado outro escritório de contabilidade no município e aumentado em 20% o número de colaboradores.

De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Willian Braga Tomaz, o GIR auxilia o empresário a tomar decisões mais assertivas nas principais áreas de gestão como finanças, marketing, operações/processos e recursos humanos. “Entretanto, o programa é apenas um método que requer e instiga a mudança de comportamento do gestor. É ele quem vai criar e desenvolver as estratégias de melhoria”, pondera.

A metodologia do GIR consiste em quatro fases distintas: o diagnóstico empresarial preliminar, com duração aproximada de duas semanas; o plano empresarial, em cerca de dois meses; a etapa mais longa, de oito meses, da Gestão de Resultados; e a final, a ser desenvolvida também em dois meses, de Novo Ciclo do Plano Empresarial.

A solução possui um total de 211 horas divididas em 127 horas de consultorias individuais, 76 horas de workshops e 8 horas de encontros empresariais. “O programa gera insights que, aplicados, transformam a empresa com uma gestão mais moderna melhorando a performance do empreendimento”, observa o consultor.

Análise do negócio
Indicadores e metas, bem como o acompanhamento sistemático da execução e dos resultados, dão suporte para que o gestor alcance resultados positivos. “Os indicadores servem para medir como a empresa se comporta diante de diferentes cenários, possibilitando, assim, uma melhor tomada de decisão, um melhor controle empresarial”, resume Willian Braga Tomaz.
“Foi perfeito para nós, pois você pega conceitos, leva para a empresa e ainda tem um consultor que te orienta na implantação das metas. Refizemos todo o planejamento estratégico, abrimos a 4ª loja e criamos a cultura do desenvolvimento e aprimoramento constantes. Nossa empresa não volta mais a ser o que era antes”, destaca o empresário de loja de tintas em Cascavel, Joel Loh.

Para o representante de indústria de brinquedos em Toledo, Dagoberto Giaretta, o programa veio em um momento crítico, de crise, e fez alavancar os negócios e equilibrar o fluxo de caixa. “Alcançamos um aumento de 43% no faturamento e de 30% no ticket médio. Foram contribuições fantásticas, um ‘start’ na melhora dos processos, indicadores e liderança”, conta.

“Começamos o GIR com muitos problemas dentro da empresa. Éramos um ‘barco sem rumo’ e, agora, temos uma ‘vela’. Não é um processo fácil mudar e implantar indicadores, mas estamos conseguindo começar, pois o programa nos fez parar o dia a dia ‘atropelado’ para refletir e analisar a gestão”, aponta o empresário de Ubiratã, Maikel Sucupira.

Em 2019, o GIR terá uma turma em Toledo à disposição de empresários do oeste do Paraná que queiram dar um passo a frente na gestão de negócios. O perfil de empresas do programa envolve empresas já consolidadas no mercado e desejam crescer. Mais informações sobre a nova turma podem ser solicitadas pelo telefone (45) 3277-4201, do Sebrae/PR em Toledo.


Vem crescer com o Sebrae
O Sebrae/PR é o parceiro certo para micro e pequenas que desejam crescer e estar sempre um passo à frente. Com mais de 45 anos de atuação, a entidade trabalha para fomentar o empreendedorismo, promover a competitividade, a inovação e disseminar conhecimento sobre gestão. Com o Sebrae/PR, as MPEs podem se diferenciar no mercado. Deseja ampliar os negócios ou pretende iniciar um, comece em http://www.sebraepr.com.br/umpassoafrente

Editorias: Economia  Educação  Negócios  Serviços  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Savannah Ações em Comunicação  
Contato: Jaqueline Gluck  
Telefone: 41-30355669-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Tags
•  EDUCAÇÃO  •  CULTURA  •  SAÚDE  •  TECNOLOGIA  •  INTERNET  •  TI  

Mais tags
O que são tags ?

Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.