Um novo jeito de planejar

O mundo vem mudando cada vez mais rápido de forma acelerada. Novos modelos de negócios se impõem àquilo que antes era certeza. E 2017 foi o ano que a Netflix superou em faturamento todas as empresas de TV a cabo nos Estados Unidos.

Foi também nesse ano que a IBM investiu pesado no Watson, plataforma de inteligência artificial que mais do que faturava toda a divisão de computadores.

E veja que a inteligência artificial está em Redes como a Wise Up, Ragazzo,
Burguer King, Starbucks abrem novas lojas no Brasil, enquanto os velhos comércios padecem. Você, esta trabalhando para reinventar seu negócio?
Esta validando uma maneira única de atender um segmento específico de cliente?

Cuidado, se você não esta fazendo algo realmente diferenciado, corre o risco de ser superado por um novo modelo de negócio (como o Uber fez com os taxis) ou, pior, ver o seu negócio evaporar como aconteceu com as fábricas de telex, as locadoras de vídeo, as lojas multimarcas de roupas (caso você não saiba, elas estão desaparecendo).

Se você está esperando um sinal, esse pode ser o sinal. E se você é daquelas pessoas que esperam um motivo para mudar, aproveite para fazer 2018 um planejamento criativo, diferente. Esqueça o computador. Reúna as pessoas para ficarem em volta de uma mesa ou em volta de um canvas de modelo de negócio.

Como podem inovar nos negócios? Fazer mais sendo produtivo? Mais lucrativo? Fazer diferente? Chame os responsáveis, todos os gerentes, supervisores,e reúna eles em um ambiente agradável. Junte mesas, cadeiras, post-its e utilize as ferramentas visuais para melhor planejar.

Quer avaliar o cenário? Construa uma matriz SWOT. Quer comparar (e permitir-se pensar em inovar) nos atributos do seu produto e serviço? Faça uma matriz de valor no modelo do oceano azul. Quer oferecer algo diferente? Utilize o canvas do modelo de negócio para inovar.

Quer construir uma experiência extraordinária para seu cliente? Construa a jornada do consumidor e melhore os momentos de verdade dele. Quer pensar formas criativas de cortar custos? Gere ideias malucas com o SCAMPER.
Existe quase uma centena de ferramentas que vem sendo utilizadas pelos melhores empresários para construir de forma colaborativa, estratégica e vencedora.

Você pode conhecer algumas e acessar referências importantes gratuitamente em publicações como Ferramentas Visuais para Estrategistas, disponível em http://estrategistavisual.com.br/. Ou o toolkit de ferramentas da MJV, disponível em http://conteudo.mjv.com.br/toolkit-ferramentas-do-design-thinking e também o KIT de Ferramentas da THNK, traduzido recentemente pela Polifonia e disponível em http://www.polifonia.com.br/e-book/

Na Bíblia está escrito: quem pariu Mateus que o embale. De que forma podemos aproveitar esse ensinamento hoje? Você quer uma meta atingível? Faça com que os gerentes se comprometam com os objetivos. Algo como
quem pariu a meta que a alcance. E um ótimo planejamento criativo para 2018.

*Marcelo Pimenta. É liderança do ecossistema de inovação e empreendedorismo, palestrante e professor da ESPM e co-fundador dos Protagonistas.

Editorias: Economia  Educação  Negócios  Serviços  Recursos Humanos
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Empresa: Bottini Comunicação
Contato: Cris Bottini