Escola Politécnica da UFRJ levará Equipe Solar Brasil para Dong Energy Solar Challenge

Escola Politécnica da UFRJ também na Dong Energy Solar Challenge
Equipe Solar Brasil representará Brasil na América Latina
Melhorar a utilização da energia solar. Esse é o lema da Equipe Solar Brasil, que integra alunos e professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com graduandos da Escola Politécnica. A próxima competição será no Campeonato Mundial de Embarcações Movidas a Energia Solar - Dong Energy Solar Challenge -, nos dias 28 de junho e 5 de julho, na Holanda, no vilarejo Blauwestad, na província de Groningen, e terminará em Leeuwarden. A modalidade ocorre a cada dois anos e tem por objetivo dar inicio a inovações e apoiar o desenvolvimento da energia solar. http://www.dongenergysolarchallenge.nl/
A Equipe Solar Brasil, única representante da América Latina na competição, disputará a categoria “Challenge A”, para barcos solares com um tripulante. A Solar compete ao redor do mundo em prol do desenvolvimento de técnicas na utilização da energia solar. A equipe, que trabalha dentro do Polo Náutico da UFRJ, faz parte do ‘Desafio Solar Brasil’, competição do tipo rali, onde as embarcações percorrem grandes distancias por mar, rios ou lagoas, e são propelidas exclusivamente por motores elétricos, alimentados pela energia solar, captada por meio de painéis solares e armazenada em um banco de baterias.
- Nesse momento os preparativos da nossa Equipe estão em estágio avançado, com o barco da competição já no aeroporto esperando pelo embarque para Holanda, o que irá ocorrer amanhã, dia 11 de junho. A Equipe viajará logo depois, no domingo, dia 15 -, informa o Capitão da Equipe Solar Brasil, Leonardo Salles Ruivo de Barros.

A Escola Politécnica fica na torcida pela nossa equipe nesse grande desafio!

Editorias: Ciência e Tecnologia  Cultura e Lazer  Educação  Imóveis
Tipo: Pauta  Data Publicação: 11/06/14