Emcantar apresenta a lua por testemunha

Quinta-feira (03/09) às 19h no canal EMCANTAR no YouTube.

Quem nunca olhou para a lua e suspirou? Quem nunca, fitando-a, revelou silenciosamente seus segredos mais profundos?
“A Lua por Testemunha” é uma apresentação musical do Grupo EMCANTAR, realizada em noites de lua cheia, numa celebração de encantamento com a música, a arte e a natureza, simbolizada pela lua, que figura em tantas canções do repertório popular como testemunha das experiências vividas e guardadas na memória.
“A primeira edição do espetáculo aconteceu em 2003. Depois nos anos de 2004 e 2005, também o realizamos, em Uberlândia e Araguari, sempre em noites de lua cheia nas praças da cidade e totalmente gratuito”, quem relembra com carinho é Maíra de Ávila, artista e coordenadora de comunicação do EMCANTAR.
Segundo ela conta, a lua sempre foi uma inspiração para o Grupo: “A lua sempre inspirou e influenciou nossa história com sua atmosfera de cumplicidade, poesia e encantamento. Costumamos brincar dizendo que somos ‘irmãos da lua’, expressão extraída de uma das canções do espetáculo”.
Maíra relembra o surgimento do espetáculo e conta como o grupo queria “ir além” no seu repertório, no seu desafio artístico e musical: “A gente reuniu algumas músicas para cantar e se exercitar como artista. Músicas mais elaboradas que nos desafiavam… E em noites de lua cheia, convidávamos não só o público mas também a lua para ser nossa testemunha desse processo artístico de aprofundamento técnico e pessoal”.
Do mesmo modo, nesse momento em que é preciso se desafiar por causa da pandemia e das grandes dificuldades acarretadas por ela, o Grupo EMCANTAR inova mais uma vez, se reinventa e propõe uma adaptação do espetáculo para o formato de “live”. “Nesta próxima lua cheia, convidamos o público para relembrar o valor da vida e da cultura, exaltando o poder das canções para ativarem a sensibilidade e a força da coletividade reunida no canto”, diz Maíra.

Um repertório para lavar a alma
Dialogando com o tema, as canções que serão apresentadas mesclam músicas autorais gravadas nos discos do Grupo EMCANTAR e de outros autores, como Milton Nascimento, além de canções de domínio público da cultura popular. “É um repertório de muita força poética. Canções para lavar a alma mesmo, que evocam muita emoção, com lirismo e mensagens de positividade, de esperança que o momento tanto pede”, adianta Maíra.

Confira
Repertório “A Lua por Testemunha” – Dia 03/09/20 às 19h no canal EMCANTAR no YouTube
1- MINAS DA LUA (Gildes Bezerra)
2- LUA-GIRA-SOL (Tom Zé)
3- VIOLA ENLUARADA (Marcos Valle / Paulo Sérgio Valle)
4- FÉ CEGA, FACA AMOLADA (Milton Nascimento / Ronaldo Bastos)
5- LUA RARA (Marco Aurélio Querubim/ Carlim Ribeiro/ Vivaldo Jr)
6- CANTO LUNAR (Denise Emmer)
7- CANTILENA DE LUA CHEIA (Vital Farias)
8- A LUA GIROU (Adaptado por Milton Nascimento)
9- ALGUÉM CANTANDO (Caetano Veloso)
10- CABIMENTO (Arnaldo Antunes)
11- CIRANDA LUNAR (Amaury Falabella)
12- PANIS ET CIRCENSES (Caetano Veloso / Gilberto Gil)
13- MESTRE MUNDO (Luiz Bandeira / Julinho)
14- DE TODA COR (Renato Luciano)
15- LUAR DO SERTÃO/ FELICIDADE (Catulo da Paixão Cearense / João Pernambuco / Lupicínio Rodrigues)
16- CUITELINHO (Domínio Público adaptado por Paulo Vanzolini)
17- MENINA AMANHÃ DE MANHÃ (Tom Zé)
18- IRMÃOS DA LUA (Renato Teixeira)
19- UM TOM (Caetano Veloso)

A live A Lua por Testemunha é apresentada pelo Governo de Minas Gerais e Instituto Algar por meio do projeto Manutenção EMCANTAR, CA 2018.13609.0058, com incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Artistas integrantes
Vozes: Ana Lopez, Maíra de Ávila, Marco Aurélio Querubim e Viviane Rodrigues