Projeto “Maestro Quianzala Convida” tem início em Uberlândia
Maestro Quianzala Convida

Totalmente gratuito, projeto está oferencendo aulas de música e práticas de orquestra.

Junho de 2020 - Com apenas 10 anos de idade, Afonso Quianzala tomou a decisão que culminaria no fato de Uberlândia ter hoje um empreendimento de sucesso no ramo de orquestras. Desde pequeno, ainda na Angola, envolveu-se com a música por influência de seus pais que eram musicistas e tocavam na igreja, em casa e em saraus na vizinhança.
No Brasil, Afonso estudou música em São Paulo, e posteriormente estabeleceu-se em Uberlândia para estudar violino no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli. Nesse percurso, já trabalhava com música e também aprendeu de forma autodidata diversos outros instrumentos.
Formou-se em violino pela Universidade Federal de Uberlândia, período no qual passou a ser professor de música no projeto cultural “Orquestra Jovem de Uberlândia”, que já formou centenas de crianças e adolescentes, realizou várias apresentações e colaborou para o ingresso de ex-alunos na vida universitária e no mercado de trabalho formal.
“A vivência nesse projeto me fez ser, além de músico e arte-educador, um agente cultural. Descobri a força dos projetos culturais na transformação social da comunidade”, diz Maestro Afonso Quianzala, que neste ano inaugura novo projeto.
“Maestro Quianzala Convida”
O novo projeto, que tem início neste mês de junho, vai promover durante 10 meses de forma totalmente gratuita a iniciação e a profissionalização musical, na área de Orquestra Sinfônica, para alunos e profissionais de Uberlândia (MG). Haverá formação artística inicial para 60 crianças e adolescentes moradores da região sul.
“A intenção de formação desta turma é, por um lado, oferecer uma atividade cultural de qualidade para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, além de possibilitar uma contínua formação em música na cidade, a qual poderá culminar em novos profissionais do ramo. Para realização desta atividade, contamos com parceria da instituição social Serviço para o Bem Estar Humano, que fica no bairro São Jorge”, detalha o Maestro.
Haverá também no projeto um processo de formação continuada para 10 alunos de música da cidade, contribuindo para sua profissionalização no ramo. Essas atividades serão realizadas na sala de música do escritório Quianzala Musical, localizado no Maísa Shopping, no bairro Cidade Jardim.
O projeto prevê também a criação uma orquestra sinfônica com estudantes e profissionais da música, proporcionando rotina de estudos e ensaios, e ainda um “Festival Pedagógico”, com workshops, masterclasses, palestras e recitais, além de cinco apresentações artísticas, sendo quatro concertos e um espetáculo final, todos abertos à comunidade.
Com tudo isso, o menino apaixonado pela música que teve sua vida transformada por ela, pretende promover oportunidades de ampliação do repertório cultural e de experiências de vida para seus alunos, além de contribuir com a profissionalização e a movimentação da cadeia econômica da cultura, criando estratégias para que a música em Uberlândia seja cada vez mais sustentável e independente.
“Desejo que a música na vida dos alunos seja mais que um hobbie e uma ferramenta de inclusão social. Desejo que seja uma profissão digna e sustentável”, afirma Quianzala.
Adaptando-se à pandemia e multiplicando o acesso ao projeto
Em função da pandemia do novo coronavírus, o projeto “Maestro Quianzala Convida” passou por algumas adaptações para garantir sua realização e ao mesmo tempo a segurança dos participantes.
“Boa parte das aulas presenciais do projeto serão transformadas em aulas online, que serão disponibilizadas na internet para qualquer um que queira aprender música. Para os alunos inscritos no projeto, haverá aulas presenciais, mas em tempo reduzido e atendimento mais individualizado, com todas as medidas de higienização garantidas. Dessa forma, conseguiremos não só garantir o acesso ao projeto para os inscritos, mas ainda para um número ilimitado de pessoas através da internet”, informa o Maestro.
E ainda: toda terça-feira, haverá live no Instagram do projeto com músicos participantes. É só acompanhar pelo @projetomaestroquianzala
Para saber sobre inscrições para o projeto, bem como horários e local, os interessados devem enviar email para afonsoqmmorais@gmail.com ou ligar: (34) 99178-4443.
O Projeto “Maestro Quianzala Convida” é patrocinado pelo Instituto Algar por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Mais sobre Maestro Quianzala
Maestro Quianzala é músico multi-instrumentista especializado em Violino e detentor de vários prêmios, como o de Professor Destaque de Minas Gerais pela APPMG, Cidadão Benemérito pelo Instituto Algar, Cidadão Honorário pela Câmara Municipal de Uberlândia, dentre outros. Hoje é o empresário destaque no setor de musicais para eventos, com uma das maiores e mais qualificadas equipes do seguimento e também maestro do Projeto Social de Orquestra em Patos de Minas (Orquestra Filarmônica de Patos de Minas).
Mais sobre o Instituto Algar
Por acreditar que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor, o grupo Algar investe, desde 1994, em programas sociais voltados à comunidade. A ideia é contribuir com a melhoria da qualidade da educação brasileira. Além disso, acredita que as artes, a cultura e o esporte são ferramentas de inclusão e transformação social. Ao longo dos anos, estes programas cresceram e, em 2002, passaram a ter a gestão do Instituto Algar que, hoje, atua em quatro frentes: cultura, educação, esporte e voluntariado. Por meio de programas estruturados, beneficia todos os anos, milhares de crianças, adolescente e jovens.

Informações para imprensa:
Michele Borges / (34) 9.9630-8242 (whatsapp)
michele@cicloassessoria.com / http://www.cicloassessoria.com

Editorias: Cultura e Lazer