São Lucas Copacabana conquista prêmio em Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica

Realizado em Florianópolis, no início deste mês, o XVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica contou com a participação de centenas de médicos de todo o país. Entre eles Fernando de Barros, coordenador do Serviço de Cirurgia Robótica do São Lucas Copacabana, que viveu um momento especial ao receber o prêmio inédito de Segundo Melhor Trabalho Científico, juntamente com os cirurgiões e alunos dr. Nelson Fiod, dr. Daniel Petter Hage, dra. Talitha Vieira Andrade e dr. Marcelo Manaia, do curso de pós-graduação lato sensu em cirurgia bariátrica, em parceria com a Universidade Estácio de Sá.

O trabalho premiado – que foi o projeto de conclusão do curso de um dos cirurgiões alunos do curso – teve como tema “Complicações e retornos à emergência de pacientes submetidos à cirurgia bariátrica no hospital São Lucas”, cujo objetivo era identificar a incidência de retornos no período pós-operatório dos pacientes submetidos à cirurgia bariátrica na unidade.

No total, o São Lucas levou nove trabalhos para o congresso, dentre eles os primeiros resultados do Serviço de Cirurgia Robótica, inaugurado em março, com o sistema mais moderno do país, o modelo Da Vinci Si, que ampliou o acesso à cirurgia minimamente invasiva.

“Todos os trabalhos foram bastante elogiados pelas mesas examinadoras. Os trabalhos de cirurgia bariátrica robótica despertaram bastante interesse da plateia e de colegas experientes no assunto. Dentre os assuntos abordados, mostramos nossos resultados iniciais e dados sobre tempo operatório, custos, altas mais precoces e o retorno do paciente a suas atividades cotidianas. Nós nos sentimos bastante honrados em representar o São Lucas e, no fim, ainda tivemos essa bela surpresa da nossa prata da casa”, explica Fernando de Barros.

Editorias: Educação  Saúde
Empresa: Saúde em Pauta