Governança e Inovação: a convergência para a longevidade foi tratada no Workshop da ACI

Novo Hamburgo/ RS – A tarde de terça-feira (16) foi dedicada a debater o tema governança e inovação. O assunto foi a pauta do Workshop promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, contando com as palestras de Maximiliano Carlomagno, sócio-fundador da Innoscience, Otelmo Drebes, presidente do Grupo Lebes, Nils Tarnow, partner e senior advisor da Cambridge Family Enterprise Group e Sara Hughes, CEO Scaffold Education, diretora da FourC Bilingual Academy, conselheira do Grupo Lwart e presidente do Instituto Lidera Jovem.

O workshop organizado pelo Comitê de Governança Corporativa, com a parceria de FBN (The Family Business Network) e IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), trouxe questões que precisam ser discutidas nas empresas que objetivam a longevidade. Carlomagno falou sobre “Governança da Inovação: O papel do conselho na gestão da inovação”, abordando tópicos como a demanda crescente por inovação nos conselhos, os temas estratégicos de inovação e práticas de governança da inovação. “É preciso aproveitar as novas tecnologias que oferecem profundas mudanças. Vivemos um cenário transformador e cheio de oportunidades. O “inovar” é feito de escolhas e de riscos. Uma nova realidade veio para ficar, com novos conceitos, ciclos de monopólios menos intensos e bem mais curtos”, ressaltou.

QUEBRANDO PARADIGMAS - Drebes abordou “Governança Corporativa e a Inovação juntas na preservação de um legado”. Fundada no município gaúcho de São Jerônimo, a Lojas Drebes tem 62 anos de existência. “Com um novo conceito, hoje nosso propósito é facilitar o acesso das pessoas aos seus sonhos”, pontuou o palestrante, para explicar que na empresa, o início do processo de governança aconteceu em 2011. “Criamos o Conselho de Administração, quebramos paradigmas e colocamos membros externos na diretoria. Levamos dois anos e meio discutindo o tema para encontrarmos um “pacto de soluções”. Se a pré-disposição é de preservar a empresa, tome estas atitudes quando ela estiver bem. Entender o que é melhor para a empresa é abdicar dos benefícios individuais”, ensinou ele.

Já Nils Tarnow, natural de Hamburgo, na Alemanha, e vivendo há 25 anos no Brasil, tratou sobre a “Importância do processo de inovação para o futuro das empresas familiares”. Focando no que é inovação, porque inovar, frentes atuais de inovação de ruptura, como atuar e se organizar para inovar, e o papel do conselho na inovação, ele explicou que o ambiente estratégico de inovações é diferente do de negócios estabelecidos, exigindo uma abordagem também diferenciada. “Precisamos responder às mudanças. Estamos entrando na quarta revolução industrial e a terceira nem terminou ainda. Somos caracterizados pela conectividade e a inteligência artificial, mas não é preciso virar uma empresa de tecnologia, porém, sim, acompanhar sua evolução para se manter no mercado\".

A americana Sara Hughes, que mora em Lençóis Paulista/SP, finalizou o Workshop, apresentando o Caso Lwart - Governança Familiar. Destacando quatro conceitos fundamentais para a longevidade empresarial: criar e construir; “fio do bigode”; fazer o bem à comunidade e “juntos somos mais fortes”, ela enfatizou que \"a forma de discutir, de conversar, é muito importante. Pode levar muitos anos, mas com a formação de conselhos é possível chegar a tomadas de decisões alinhadas, ágeis, o que também fortalece a união familiar\".

LEVANTAMENTO - O Comitê lançou, durante o evento, uma pesquisa para levantar os dados referentes à inovação em empresas familiares da região, com análise da situação atual das empresas em relação aos desafios da transformação digital e como a adoção de boas práticas de Governança Corporativa pode facilitar a inovação dessas organizações. Participe no link https://goo.gl/forms/0UVUPaMvIRwMzRPi1

O evento teve o patrocínio de Juenemann & Associados Perícias e Investigações Contábeis, Hangar Complexo Esportivo, Maria Silésia e PwC.

De Zotti – Assessoria de Imprensa

Editorias: Economia  Industria  Mídia  Moda  Negócios